Cursos de fotografia existem em toda a parte. No entanto é importante identificar qual o curso que melhor se adequa a você.

Existem dois aspectos importantes na hora de escolher um curso de fotografia.

O primeiro é qual o objetivo que você tem com seu curso. Se seu objetivo é aprender apenas, um curso vip, daqueles em que o professor atende apenas a um aluno, é melhor e será mais produtivo. Se você fotografa por hobby e tem na fotografia um aspecto de sua vivência social, escolha um curso em turma, onde você vai conhecer gente e com certeza encontrar colegas para suas saídas fotográficas.

Outro aspecto importante é determinar o nível que você está com clareza. Fazer um curso num nível muito acima do seu é ruim, além de não aprender vai acabar atrapalhando seus colegas e professor. Escolher um curso muito básico para seu conhecimento pode ser desestimulante. Veja com clareza qual a proposta do curso, converse com o coordenador pedagógico se considerar importante, mas escolha bem.

O horário muitas vezes também influencia, à noite, muitos dos que fazem curso estão em busca de lazer. De dia e fim de semana muitos estão em busca de uma profissão.

Além destes dois aspectos, um curso pode ser dado de forma presencial, vídeo-conferência ou online.

O curso presencial é o curso clássico, onde você assistira a aula com seu professor em sala de aula.

O curso de fotografia por videoconferência você fala e vê seu professor em tempo real, faz perguntas e ele responde. A única diferença é que você se vêem e falam através de um computador, mas tudo em tempo real.

No curso de fotografia online você assiste a vídeos, estuda apostilas e tira dúvidas por e-mail.

O custo é diferente naturalmente, com o primeiro e segundo custando mais ou menos o mesmo valor e o terceiro mais barato, mas sem a mesma assitência.