De acordo com Menache (2000), podem ser divididos em três tipos: óptica, eletromagnética e sistemas eletromecânicos de tracking.

Sistemas mecânicos: são compostos de componentes eletrônicos chamados potenciômetros. Segundo Cechi Neto e Salomão (2004), potenciômetro é um componente que dificulta ou facilita a passagem da corrente elétrica na medida em que seu eixo resistivo sofre uma rotação horária ou anti-horária. Os sistemas mecânicos ficam limitados ao desempenho do ator, tornando a realidade da cena muito dependente do animador.

Sistemas magnéticos Silva (1998), afirma que, sistemas magnéticos de captura se caracterizam pela velocidade de processamento dos dados capturados. Nestes sistemas um conjunto de receptores é posicionado nas articulações de um ator, os já citados como pontos-chave. Estes Receptores medem a posição e orientação dos pontos-chave em relação a uma antena transmissora, que emite um sinal de pulso. Cada receptor necessita de um cabo que se conecta à antena.

Sistemas ópticos geralmente são  o mais usado hoje em dia, usados em áreas voltadas à medicina esportiva, entretenimento (filmes, jogos eletrônicos). Sistemas ópticos de captura utilizam-se de marcadores ópticos, também conhecidos como refletores. Geralmente são esferas feitas ou cobertas de material reflexivo. Essas esferas são espalhadas em pontos-chave do ator, juntas, articulações, pontos relevantes para a captura do movimento.

 

MENACHE, Alberto. Understanding motion capture for computer animation and video games. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2000. 238p.

 

SILVA, F. W. S. V. Um sistema de animação baseado em movimento capturado. 1998. 101 f. Dissertação (Mestrado em Computação Gráfica) – Laboratório de Computação Gráfica COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

 

CECHI NETO, A. F.; SALOMÃO, S. C. Captura óptica de movimento em tempo real com interatividade virtual. 2004. 127 f. Trabalho de Conclusão de