Embora, a timidez não seja considerada uma doença do ponto de vista clínico, ela é, sem dúvida, para muitos um obstáculo a ser vencido, visto que uma grande parcela da população tem dificuldade de se relacionar com estranhos. Em alguns casos extremos,  as pessoas não conseguem sequer falar com o outro.

 

São muitas as causas que geram esta situação: experiências traumáticas ou humilhantes, medos reais ou imaginários, ou as relações familiares. Mas como vencer a timidez? O primeiro passo para vencer a timidez é identificar a raiz do seu problema, para depois iniciar o processo de transformação. Evidentemente, que não é possível fazer isso de forma solitária, sendo, na maioria das vezes, necessário o acompanhamento de um profissional qualificado. Ou seja, se o medo e a ansiedade estiverem em um nível muito alto, é recomendável a procura por um médico profissional, que pode ser um psiquiatra.

 

Feito isso, pode-se partir para outra etapa do processo que é buscar meios de superar esta questão. Em primeiro lugar, é fundamental controlar a ansiedade e isso é feito de uma maneira muito simples: através da respiração. Depois, é reaprender a conversar com as pessoas olhando nos olhos, por isso mantenha sempre o contato visual, evitando a compulsão em desviar o olhar da pessoa com quem está falando.

 

Se você chegar em um ambiente totalmente estranho, comece a observar cada detalhe e a passear pelo local. Distraia a sua mente, fazendo com que pensamentos negativos e o medo de se relacionar com o outro não ganhem força e não permitam que você interaja com quem estiver no local. Procure ainda enfrentar as situações que lhe deixam mais tímida ou com um grau de ansiedade maior, e comemore quando notar que aquela sensação de desconforto foi superada.

 

Existem vários métodos que visam atenuar a timidez, entretanto, a melhor forma de transpor este obstáculo é ser você mesmo, é colocar sua personalidade, a sua marca em tudo que faz e deixar de seguir padrões ou estilos que não lhe pertencem. Com um estilo próprio - não só na roupa, mas sobretudo na vida - toda pessoa adquire segurança e desenvoltura, até mesmo, os mais tímidos. Aprenda ainda a explorar as suas qualidades e seja autêntico em tudo o que faz.

 

Outra dica é aprender a receber elogios. Muitas pessoas ficam encabuladas quando recebem um elogio, por isso se isso acontecer, apenas agradeça, e nada de dar respostas como “Imagina, é impressão sua” ou outras do gênero. 

 

Mas, será que é possível vencer a timidez sem se confrontar com os seus medos? Impossível. Então, é necessário também aprender a ser rejeitado, a saber ouvir NÃOS,  aprender a lidar com as frustrações e entender que da mesma forma que nós não nos agradamos de todo mundo, as outras pessoas têm o direito de não se agradar da gente.  A partir daí, fica mais fácil a autoaceitação.