Resumo dos textos citados no título baseado no referencial teórico também citado no título.

Com base na leitura dos textos percebe-se que o ambiente interno tem relação direta no sucesso das estratégias empresariais.

Em uma organização podemos relacionar 6 partes básicas que são: a direção, a gerëncia de linha, a tecnocracia, os setores de apoio, o núcleo operacional, cultura. Essas partes sofrem influência através de coalizões internas, como por exemplo um grupo de empregados que disputam entre si o poder e coalizões externas, como por exemplo, um grupo de proprietários, sindicatos, clientes, clientes, parceiros, governo, etc, que procuram influenciar as decisões e ações da organização.

Dentro da estrutura organizacional podemos destacar duas características fundamentais que especificam e formalizam os relacionamentos, procedimentos, controles, autoridade e processos de tomada de decisão da organização, essas características são a estabilidade estrutural e a flexibilidade estrutural. Onde a estabilidade estrutural provê tranquilidade a organização para que ela possa gerir de forma consistente e previsível suas tarefas rotineiras e a flexibilidade estrutural permite a organização aproveitar as vantagens competitivas presentes e ao mesmo tempo explorar novas vantagens.

 Os principais parâmetros utilizados na estruturação de uma organização, são a forma de coordenar as tarefas, a ênfase a especialização do trabalho, a ênfase na padronização dos processos de trabalho, ênfase em treinamento, ênfase em doutrinamento, forma de agrupar as pessoas, forma de coordenar os setores da organização, forma de descentralização do poder decisório.

Com base no texto sobre terceirização, o principal ponto que deve ser analisado para um processo de terceirizar seja de sucesso é que área ou atividade pode ter suas responsabilidade transferida para um parceiro sem que isso afete as vantagens competitivas da organização e essa terceirização obtenha a economia de recursos esperados. Já com relação a competição entre a Coca-Cola e a Pepsi, existe uma abordagem que faz necessária que é referente a estratégia de longo prazo que no caso da Coca-Cola pareceu estagnada nos quesitos que tangem ao ambiente interno e a sua forma de gerir os recursos humanos, conforme cita o texto com a saída de 13 executivos no período de 2000 a 2005. Enquanto existe uma estratégia de longo prazo para a Pepsi relacionada ao ambiente interno não se mostre claramente de sucesso, sua forma de atuação no ambiente externo obteve êxito em diversos países com o aumento de sua participação.