Texto bíblico; E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. Ezequiel 2:1-2

Artigo. Nosso modo de agir no presente é resultado da soma de nossas ações no passado. A forma como reagimos diante de determinadas situações, e como encaramos os problemas da vida, e como nos comportamos, seja em público, ou em particular, tendem a ir formando hábitos que nos tornam o que somos. Mudar esses hábitos implica em mudar o nosso modo de ser, e isso pode acontecer como resultado da nossa vontade, e também pela influência de outras pessoas.

Quando Deus falou para Ezequiel por-se em pé, ele se encontrava em cativeiro; e cativeiro é símbolo de escravidão, sofrimento, prisão, momento de grande dificuldade, onde a liberdade é restringida e onde não se têm direitos. Foi neste momento que os céus se abriram e ele viu visões de Deus.

Qual é o seu cativeiro? O que tem levado você a ficar prostrado? O porquê do acomodismo? DEUS naquele momento vem como um agente vivificador para Ezequiel, e ordena ele a uma ação poe-te em pé; por-se e, pé é sair de uma posição de acomodismo e entrar em outros horizontes, ter novas perspectiva: Ponto de vista ou modo de pensar e ver as coisas.

A ação do Espírito de Deus em nossas vidas é sempre nos por em pé como foi no caso de Ezequiel. Quantas vezes situações difíceis querem nos fazer ficar prostrados. Quando alguém esta prostrado, ele sempre tem uma visão ofuscada.

1.Ezequiel precisava da ação do Espirito em sua vida para cumprir a sua grande missão profetizar a casa rebelde de Israel.

2.Havia um grande medo por parte dos apóstolos, João 20:26, quantas vezes o medo, a angustia, o não querer enfrentar uma situação, o desejo de esconder, se trancar, fechar-se para o mundo, quer invadir a nossa vida, e diante dessas situações vem o prostrar-se; mas não podemos esquecer que temos a promessa do Pai. Foi isso que aconteceu com os apóstolos, veio a promessa do Pai e todos foram cheios do Espirito Santo e se levantaram, e quase 3 mil almas se converteram ao Senhor, At, 2;4,14,41.

3.Josafá estava diante de uma situação desesperadora 2º ele, as forças tinham fugido deles para enfrentar aquele grande problema; então Espírito do Senhor vem sobre Jaaziel, e ele profetiza a vitória do povo de DEUS trazendo vigor a aos corações de todos, pis aquela pela era do Senhor.

4. enquanto o Espirito do Senhor estava sobre Sansão, ele julgou Israel por 20 anos JZ 15;20, matou leão, 14;5,6 a, venceu as ataduras (cordas) que o prendia, destruí os seus inimigos, 15:14,15, estava de pé diante do SENHOR. MAS depois que o senhor se retirou Dele; ele perdeu a sua visão, foi ser escravo, passou por varias humilhações, foi literalmente para o chão 16;20,21, pois  prisão metaforicamente PODEMOS  chamar de uma condição baixa. Ec 4;14.

 Pr ALÉCIO. ICVV PREIDENTE OLEGÁRIO