Testes de LACTATO, uma necessidade para atletas de alto nível
A fisiologia cada vez mais se empenha em ampliar os limites do corpo humano. Nos últimos anos os técnicos tem se debruçado sobre análises visando encontrar o ponto máximo a que podem submeter um atleta, e a substância chamada lactato tem servido como ponto de partida para a elaboração de séries de treinamento para natação, ciclismo e diversos esportes de alto rendimento.
O lactato se forma no interior dos músculos durante a produção de energia em um sistema sem oxigênio, E é extremamente necessário, se o esforço de um movimento ou série de movimentos excede determinado nível, a partir do qual o fornecimento de oxigênio pode ficar abaixo das necessidades do organismo de determinado indivíduo o aviso que recebemos nos faz diminuir, ou parar com a atividade física. O lactato então provoca desconforto no organismo dos atletas tendo como conseqüência final a precocidade do fim do exercício.
Algumas empresas, entre elas a brtestes.com, que pode ser encontrada pelo site http://www.brtestes.com , oferecem análises dos níveis dessa substância, justamente para otimizar treinamentos de atletas de alto rendimento e afins, oferecendo aos treinadores oportunidade de explorar os níveis máximos de preparação sem por em risco a capacidade física/muscular alcançada após anos de treinamento e alimentação adequados.
Metabolismos aeróbio e anaeróbio
Há duas especies de metabolismo, um depende do oxigênio e outro não. Mas os dois tipos estão diretamente ligados e muitas vezes mesmo ocorrem em conjunto. Pequenas quantidades de lactato formam-se e são instantaneamente removidas dos músculos através do sangue e utilizadas em outros órgãos (como para a formação carbohidratos no fígado). Um equilíbrio entre a produção de lactato e a sua eliminação é estabelecido, garantindo um nível satisfatório e regular.
Se a atividade realizada for de alta intensidade a eliminação e uso dessa substância não consegue acompanhar a carencia do organismo. Cada ser humano tem uma necessidade diferente em cada percurso, remoção e utilização.
Determinação do lactato, análises sanguíneas
As análises matemáticas que determinam limiares anaeróbios/aeróbios são especialmente utilizadas em medicina de assessoramento esportivo, e definitivamente indispensáveis para elaboração de séries de treinamento para atletas realmente competitivos.
Nos bastidores de todos os grandes feitos esportivos dos últimos anos há um profissional capaz de construir matematicamente e com precisão planilhas de treinamento com base nas informações fisiológicas de cada atleta.
Robson Augusto da Silva
[email protected]