1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
1.1 ? Nome do projeto: Terrário: Ciclo da água
1.2 ? Responsável: Marilene Sant?Ana Fernandes Schwinn 1.3 ? Público alvo: Alunos da educação infantil 4 a 6 anos.
1.4 ? Tempo de duração: 15 dias (o projeto pode durar até um ano dependendo dos cuidados tomados pela turma)


2. OBJETIVO GERAL:
- O projeto tem por objetivo fazer os alunos observarem o ciclo da água na natureza, conhecer o modo de vida de algumas plantas, relatar o que acontece no terrário e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer o modo de vida de alguns vegetais.
- Observar como vegetais respiram e se alimentam.
- Perceber que a água, o ar e a luz são importantes para a vida vegetal
- Observar o ciclo da água.
- Construir um terrário.

4. CONTEÚDOS:
- Ciclo da água
- modo de vida de algumas plantas
- Importância da água para os vegetais

5. JUSTIFICATIVA:

Por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na turma, sobre o ciclo da água e a importância dela para as plantas.
Podemos observar o ciclo da água num recipiente fechado, mas podemos também observar o ciclo da água no terrário, com plantas vivendo nele.
Para tanto resolvemos propor aos alunos a construção de um terrário para que seja feita a observação de alguns desses aspectos, como germinação, ciclo da água na natureza e respiração dos vegetais.
O presente trabalho se propõe, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolver atividades relacionadas aos aspectos que envolvem a construção de um ambiente fechado e de fácil visualização e entendimento sobre o ciclo da água.
Destinando?se tal proposta aos alunos da educação onde a escola pode oferecer a oportunidade de aprendizagem das mais diferentes formas.




5. DESENVOLVIMENTO:

Levantamento do conhecimento prévio dos alunos, sobre diversos aspectos da vida vegetal do local onde moram, questionamento sobre de onde vem a chuva, porque chove, será que a água é importante para as plantas, ...
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam pequenos vegetais, terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais, sementes , pedrinhas , pequenas mudas de plantas, tampas plásticas (vasilhas) para colocarem em um aquário que a professora trará.
Solicitar que os alunos perguntem em casa a importância da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e sobre ciclo da água na natureza.
Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para a construção do terrário.
Construir o terrário com os alunos usando os seguintes materiais:
- 1 vidro de boca larga
- 1 xícara de pedrinhas para aquário
- 1 xícara de carvão vegetal
- De 3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente
- 2 ou 3 mudas de plantas diferentes
- Pá e rastelo
- Elástico
- Pedaço de plástico grosso maior que o tamanho da boca do vidro
- 1 xícara de água filtrada.
Como construir o terrário;
MONTE AS CAMADAS: Dentro do vidro, coloque primeiro as pedrinhas, depois o carvão e, por último, a terra. Aplaine cada camada com o rastelo. As três representam de maneira simplificada as condições ideais do solo. A de terra serve para nutrir o vegetal e as de pedregulho e de carvão têm a função de drenar a água. Com a pá, abra buracos na última camada e plante as mudas.
REGUE E FECHE: Molhe cuidadosamente a terra, cubra o vidro com o plástico e vede bem com o elástico. O terrário tem de receber luz, porém não deve ficar exposto diretamente ao sol.
ACOMPANHE O FENÔMENO: Lacrado o vidro, começa o ciclo: a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
VERSÃO RECICLADA: O terrário também pode ser feito em outros tipos de vidro, como os de aquário ou os reutilizáveis. Uma outra opção é usar garrafas PET vazias. Pegue duas de água, porque são transparentes, corte uma em cerca de 3/4 de seu corpo e a outra em 1/4. Utilize a maior para fazer a montagem. Tampe com a menor de modo que ela fique por dentro da que serve como base. Vede com fita crepe.
Texto na integra do site: http://homolog.novaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/terrario-observar-ciclo-agua-423021.shtml

Colocar o terrário perto de uma janela ou local iluminado com a luz solar.
Construir uma ficha onde a professora anote suas observações e posteriormente passe-as para os alunos.
Observação diária do terrário feita pelos alunos e seminários das observações.
Será feita a exposição, no pátio da Escola, do Terrário e das fichas com as observações.

6. AVALIAÇÃO:
6.1 ? Critérios: Será feita através de conversa, diálogo, participação de todos e pequenos seminários diários sobre o terrário.

6.2 ? Instrumentos: Serão processuais, durante a duração do projeto observando o interesse, a participação dos alunos no decorrer das anotações feitas nas fichas pela professora.

7. REFERÊNCIAS:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml

http://homolog.novaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/terrario-observar-ciclo-agua-423021.shtml