Terraços agrícolas: em nível ou desnível?

 

O que são terraços em nível? E em desnível? Quando usar um ou outro, ou os dois? Este pequeno texto tenta expor isso aos alunos de ensino médio e demais interessados.

 

            O terraçeamento agrícola é a prática de segmentar, dividir, seccionar uma determinada encosta com lombadas de forma a não permitir o acúmulo de enxurrada evitando-se a formação de grandes erosões como as voçorocas (para entender mais sobre os princípios do terraçeamento, por favor, acesse http://www.webartigosos.com/articles/25960/1/qual--a-funo-dos-terraos-agrcolas/pagina1.html).

 

            No entanto, essa prática de conservação do solo pode ser feita em nível ou em desnível. Mas o que vem a ser isso?

 

O terraço em nível é aquele que é feito seguindo as curvas de nível, ou seja, as curvas de mesma altitude (diz-se, tecnicamente, “cotas”). Ao respeitar as curvas de nível, a enxurrada que o terraço recebe tende a ficar parada no canal que antecede a lombada (Figura 1). Com isso, a água pode se infiltrar. Por esse motivo, os terraços em nível são chamados também de terraços de infiltração ou, ainda, terraços de absorção. Para usar esse tipo de terraço, o solo da propriedade agrícola deve ser profundo e homogêneo, isto é, a subsuperfície d solo não deve diferir, significativamente,da superfície do mesmo. Geralmente, essa condição é atendida em solos, denominados na classificação brasileira, do tipo dos Latossolos. Entretanto, Neossolos Quartzarênicos podem atender esse requisito. Mas por que os solos devem ser profundos? Porque geralmente solos profundos têm boa drenagem, ou seja, boa infiltração de água e esse é o caso dos Latossolos e Neossolos Quartzarênicos.



Figura 1. Terraço agrícola: toda água de enxurrada que se forma no terreno situado acima dele é retida pelo camalhão ficando armazenada no canal caso seja um terraço em nível. Se for um terraço em desnível a água drena pelo canal.
 

Por outro lado, os terraços podem ser construídos não seguindo as curvas de nível. Nesse caso, os terraços são denominados terraços em desnível ou, ainda, terraços de drenagem. Uma vez que o terraço não segue as curvas de nível, há então um desnível, ou seja, o terraço é construído seguindo uma declividade. Como conseqüência, a água que atinge esse terraço passa a ser drenada para as porções mais baixas do declive que o terraço é construído. Por essa razão esse tipo de terraço é chamado de terraço de drenagem, como mencionado anteriormente. Em quais situações deve-se usar o terraço em desnível? Geralmente, utiliza-se esse tipo de terraço quando o solo da propriedade agrícola não é muito profundo, por exemplo, em solos do tipo Cambissolos, ou é raso, como, por exemplo, em solos do tipo dos Neossolos Litólicos, ou, ainda, o solo às vezes é profundo, mas apresenta forte diferença entre as condições de superfície e subsuperfície. Esta heterogeneidade do perfil do solo pode ocasionar escorrimento de água na superfície causando erosão. É o caso dos Argissolos. Nesse conjunto de vários tipos de solos, pelo fato deles apresentarem, geralmente, bem menores taxas de infiltração de água, a água dos terraços deve ser drenada para fora da área dos terraços. O destino da água geralmente é um curso de água através de um canal, chamada de canal escoadouro, que recebe a água dos terraços e a conduz para, por exemplo, um rio. 

 

Dessa forma, fica evidente que, dependendo dos solos, deve-se utilizar um ou outro tipo de terraço, ou mesmo, se houver solos rasos e profundos em uma mesma área, por exemplo, utilizar uma combinação desses diferentes tipos de terraços. Todavia, não se deve esquecer que antes de tudo, o agricultor deve primar por ter práticas de manejo do solo que favoreçam a infiltração de água em todo o terreno. Desse modo, ele aumenta a quantidade de água disponível para as plantas, favorece a recarga do aqüífero freático e ainda deixa de provocar erosão.

 
Preparado a partir de:


SPAROVEK, G. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo conservação. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.