TERRA PRA ÍNDIOS

 

Thomaz Edison dizia que "5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar."

precisamos pensar e analisar  as possíveis soluçoes de nossos problemas estruturais e acordar o Gigante que  insiste em continuar deitado eternamente em berço esplendido.

Falo do conflito agrário entre índios e fazendeiros que causam violência no meio agrário brasileiro.

Ë necessário pensar a maneira mais racional de solucionar  o problema.

Recentemente uma grande área de terras foi demarcada como reserva indígena, de onde os agricultores foram retirados e abandonadas as plantações de arroz e outras culturas.

Pouco depois foi noticiado que os índios desta reserva estavam passando fome lá.

Certamente teria sido melhor uma parceria entre índios e agricultores como gestores compartilhados de uma reserva melhor explorada.

A toda hora temos um novo conflito agrário entre índios e fazendeiros que, resultando em violência indesejável ,deixa a todos inertes e sem uma solução plausível e ideal.

o ideal seria reunir  as várias tribos iindígenas numa grande reserva e já até temos algumas delas demarcadas e sobre o controle dos povos indígenas.

Reuní-los nestas reservas, por certo daria mais racionalidade na ocupação destas reservas e resultaria na melhoria da vida dos indígenas, posto que se tornaria mais facil dar-lhes assistência  medica, educacional, assistência  na saude, modernização de duas atividades agrícolas e pecuárias,  segurança deles, etc, etc.

Isto nao pode ser feito do dia para a noite, mas aos poucos os índios devem ser integrados, uns aos outros, começando por festas de confraternização entre as varias aldeias do Brasil, work shops específicos, programas de empreendedorismo rural para culturas para que os índios possam  se interessar pela integração de todos os povos indígenas.

Cabe ao governo dar direção a estes movimentos e aos poucos ir integrando estes povos e dotando as reservas de boas condições de saude, segurança, educação, saneamento básico, enfim, dotando-a de infra-estrutura para isto, inclusive na orientação agrotécnica para a correta exploração da terra por este povo,

Precisamos potencializar parcerias entre empreendedores agrícolas e indios que lhes assegure trabalho e rentabilidade na correta exploração agrícola das  terras indígenas, possibilitando, inclusive, transferencia de tecnologias para os indios.

Ou mudamos o foco ou vamos continuar a ver conflitos agrários indigenistas  e o Gigante continuará adormecido em berço esplendido, incapaz de resolver o problema.