Terceiro Setor e Seus Desafios 

Deise F. Leivas da Silva , Andressa Sihe Druzian[1]

RESUMO

Este presente artigo trata de uma pesquisa sobre o terceiro setor, onde será abordado os assuntos sobre a dificuldade enfrentada pelas organizações não governamental para adquirir recursos e dar prosseguimento aos seus projetos e a  importância das ONG’s  e seus benefícios para as pessoas que necessitam de amparo. O terceiro Setor é formado por instituições que fazem doações há pessoas com necessidades de amparo social, onde o Estado não consegue chegar para ajudar, sendo assim leis criadas para melhor dispor sobre as ONG’s.

Palavras-chave: Terceiro Setor,ONG’S, Movimento social. 

Criança carente atendida por ONG.

INTRODUÇÃO

Para cada ato voltado ao crescimento econômico e cultural da sociedade, é preciso de um grande apoio de pessoas sensibilizadas com os verdadeiros problemas que os cercam, pois com o auxilio adquirido, a continuidade da ascensão torna-se gradativamente concretizada. Não é diferente com o terceiro setor, que se caracteriza por serem organizações sem fins lucrativos e não governamentais e que precisam do apoio de veículos com poder aquisitivo para que suas intenções sejam impactantes na sociedade e que tenham uma perpetuidade.

Estas instituições têm com objetivo gerar serviço de caráter público e fazer com que se tenha uma inclusão social para aqueles que muitas vezes não enxergam uma perspectiva de vida digna. Também visam rumos referentes ao meio ambiente, cultura, saúde entre outros. Nas organizações sem fins lucrativos, o objetivo principal não é o lucro financeiro, mas sim a provisão dos melhores serviços possíveis com os recursos disponíveis. Em uma passagem do seu livro O Que é o Terceiro Setor? Fernandes cita:

[...] composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil.[2]

O presente artigo abordará fatores importantes e relevantes sobre o terceiro setor, dividindo em dois capítulos específicos que tratará sobre a dificuldade enfrentada pelas ONGS para adquirir recursos e dar prosseguimento aos seus projetos e a sua importância e relevância voltada à sociedade.

O Terceiro Setor

O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com o desgaste aquisitivo do Estado, o segundo setor começou a contribuir nas questões sociais. Ou seja, o terceiro setor é um conjunto de princípios públicos e privados, portanto constitui outro mecanismo que redistribui riqueza.

O maior é mais constante problema do terceiro setor é sem duvida alguma a dificuldade de adquirir recursos aquisitivos para manter seus planos e objetivos concretizados. A falta desses recursos leva muitas instituições a sofrer um processo de descontinuidade em suas atividades, com rompimento dos compromissos com publico alvo e as comunidades beneficiadas. De acordo com Solange Bottaro, “ A arrecadação de recursos é uma grande dificuldade enfrentada pelas ONGS na sua trajetória”.[3]

Uma das prioridades dessas organizações consiste na captação de recursos, já em muitas delas não geram receitas suficientes para o seu funcionamento e manutenção, portanto buscam recursos externos como forma de alternativa para manter a entrada de recursos suficientes e constantes. Esta captação não se limita somente ao conseguimento de capital, mas também a arrecadação de voluntários, bens físicos, equipamentos ou bens não duráveis (como exemplo alimentos e roupas).

Para as ONGS nascentes, a dificuldade é maior: precisa se tornar conhecidas para conseguir financiar seus projetos. Para isso existe uma categoria de capital conhecida por seed Money (capital semente). Trata-se de recursos obtidos junto a simpatizantes próximos do núcleo gestor.[4]

Para obter este apoio de recursos tanto financeiros como não aquisitivos é importante o equilíbrio para atender as expectativas e exigências dos doadores em relação à aplicação destes e atender aos beneficiários com serviços de qualidade e que realmente não produza desconfiança entre os veículos de apoio. Este sucesso depende do relacionamento que é estabelecido entre instituição e o doador.

Para manter o bom relacionamento entre os entes participantes, a prestação de contas das organizações deve ser transparente com o objetivo compatível com a causa na qual acreditam desenvolvendo internamente trabalhos voltados aos funcionários; divulgam a quantidade, carência e faixa etária dos beneficiados pelos projetos. Esse reconhecimento pode ser feito por meio de documentos e informações, relatórios de atividades, demonstrações contábeis, informações bancárias, dentre outros.Além disso, as entidades do terceiro setor devem atender aos direitos dos doadores.

 

Importância das ONG’s e seus Benefícios

A importância das ONG’s  está  na realização de trabalhos social onde o Estado não consegue chegar para ajudar as pessoas com classes mais humildes que o poder público não ampara devidamente , para isso as organizações contam com auxilio e doações do Estado e também colaboração das  Instituições privadas, que com base na Lei 9.790/99 da Constituição Federal dispõe sobre as ONG’s.[5] Por motivos de falta de  amparo e colaboração do Estado o movimento social cresce  cada vez mais e acrescenta diferença em nosso país.

Existem tipos diferentes de organizações não governamental,  algumas têm como objetivo levar a população mais carente apoio social através das organizações e outras o objetivo de informatizar as pessoas, beneficiando e proporcionando as mesmas condições a todos que precisam de ajuda.Além das organizações não terem  fins  lucrativos , muitas  realizam  trabalhos importantes no campo da “advocacia social”, da defesa de causas específicas.[6]As ONG’s  avançaram na defesa dos direitos e do bem-estar das crianças, dos portadores de deficiência, dos mais pobres, através da  ajuda dos cidadãos  para obter sucesso e enfrentar o desequilíbrio gerados pela globalização.[7]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que as razões para investir no social são inúmeras e propõe um grande crescimento à sociedade contribuindo para uma nação mais justa e equilibrada. Frente às desigualdades que nasceram no país, as ações destas instituições tornam um Brasil mais igualitário e consistente, trazendo inovações no entendimento às comunidades.

Ter ajuda mútua entre os seres humanos traz satisfação pessoal, sentimento de civismo e dever cumprido. O ápice de igualdade e harmonia de um Estado social está muito longe do seu ideal, porém através de ações que visam o bem estar comum é possível conquistá-lo e fazer com que se torne constante.

Portanto se o terceiro setor puder dar continuidade e contribuir em ações sociais visando algo á mais que a si próprio, com certeza chegaremos muito mais rápido ao destino de elevar a um patamar de dignidade e justiça em nosso país. John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América, citou: se uma sociedade livre não pode ajudar os muitos que são pobres, acabará não podendo salvar os poucos que são ricos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Artigo publicado em web artigos em 04/12/2011. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-ongs-no-brasil/81001/#ixzz2CWir8nBg  >. Acesso em 17 de Nov de 2012. 

Artigo retirado de Ciência e Cultura, vol.59 no.2 .São Paulo Apr./June 2007.

Disponível em:< http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252007000200003&script=sci_arttext>. Acesso em: 17 de Nov de 2012.

BRASIL. Constituição(1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

Citação  publicada na revista  Favela é isso/2006. Rua Henrique Passini, nº155, Serra BH/MG-

Brasil- CEP 30.220-380. Disponível em:< http://www.favelaeissoai.com.br/noticias.php?cod=77>. Acesso em: 17 de Nov de 2012.

FERNANDES, R. C. O que é Terceiro Setor? 1994a. Disponível em: < http://www.abong.org.br > Acesso 17 de Nov de 2012.

Notícia publicada em A importância das ONG’s/2008. Disponível em:< http://www.causas.net/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=48>. Acesso em 17 de Nov de 2012.



[1] Autores, Estudantes do 9º semestre do curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA.

[2]FERNANDES, R. C. O que é Terceiro Setor? 1994a. Disponível em: < http://www.abong.org.br > Acesso 17 de Nov de 2012.

[3]  Citação  publicada na revista  Favela é isso/2006. Rua Henrique Passini, nº155, Serra BH/MG-Brasil- CEP 30.220-380. Disponível em:< http://www.favelaeissoai.com.br/noticias.php?cod=77>. Acesso em: 17 de Nov de 2012.

[4]   Artigo retirado de Ciência e Cultura, vol.59 no.2 .São Paulo Apr./June 2007.

Disponível em:< http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252007000200003&script=sci_arttext>. Acesso em: 17 de Nov de 2012.

[5]  BRASIL. Constituição(1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

[6] Notícia publicada em A importância das ONG’s/2008. Disponível em:< http://www.causas.net/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=48>. Acesso em 17 de Nov de 2012.

[7] Artigo publicado em web artigos em 04/12/2011. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-ongs-no-brasil/81001/#ixzz2CWir8nBg  >. Acesso em 17 de Nov de 2012.