A palavra negar que é verbo, portanto expressa ação e tem como possíveis significados: contestar, abandonar, repudiar, vedar, recusar, etc, tem sido pouco ouvida, ensinada e usada nos dias atuais em seu sentido bíblico.

A sociedade moderna, tão liberal e cheia de direitos sociais e outras coisas utopicamente bonitas, tem se esquecido de abrir mão em favor do outro. Primeiro preciso me amar e depois amar ao outro como a mim mesmo, isto é, o outro faz parte de mim, é importante para mim.

A busca pela satisfação pessoal torna as pessoas mais individualistas. Somos indivíduos, sim! Cada qual com suas particularidades, porém fazemos parte de um todo, onde todos tem o que oferecer. A individualidade não pode dar lugar ao individualismo.

Jesus Cristo nos ensina: 1º. devemos ir até Ele; 2º. aceitá-lo; 3º. negar-se; 4º. tomar sua cruz e 5º. segui-lo. O 3º passo tem interrompido a caminhada de alguns ao passo que outros o tem negligenciado.

Negar-se não é simplesmente anular-se! É mudar, rever conceitos que irão transformar suas atitudes e pensamentos. Em outras palavras, Cristo quando nos fala de negar-nos significa: não é do jeito que você quer e sim do meu jeito, porque este é o melhor.

Negar-se é viver na prática o que professamos como fé no Messias, é abandonar o velho "eu". É manifestar claramente que dependemos d'Ele e por isso urge o fato de tudo se fazer novo. É preciso adquirir a mente de Cristo, pois só assim vamos experimentar a vontade de Adonai.

Jesus nos deixou exemplo sobre negar-se. Ele abriu mão de sua vida para morrer minha morte; hoje vivo minha vida como se esta fosse d'Ele. Daí a cada dia pergunto ao Mestre o que Ele faria em meu lugar, já que não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim.

Negue-se! É difícil, contudo é saudável.

(Baseado em Mc 8,34)