TERAPIA REGRESSIVA

A regressão a vidas passadas é um instrumento valioso para melhorar a qualidade de sua vida atual . Ele permite um melhor acesso ao inconsciente e é um conhecimento milenar, tendo sido muito utilizado no século passado por estudiosos da hipnose e por pesquisadores reencarnacionistas.
Para (Godoy,1990)Você é a soma de todas as suas experiências passadas e esse registro que cada um traz impresso em si, repercute de forma saudável e ou patologica em seu presente e quanto maior for seu conhecimento e a sua compreensão sobre essas experiências e sobre como elas afetam suas reações para com as pessoas, locais e acontecimentos, mais perto de conhecer a si mesmo e da verdadeira liberdade você estará. Ele afima também que a terapia de regressao tem um caráter psicoterapeutico, nao religioso e ainda está sendo contruida
Existem várias hipóteses para a Terapia Regressiva, algumas aceitas, outras ainda precisando de maior estudo, uma delas é a reencarnação, que alega que você já viveu várias vidas e traz delas lembranças boas, mas também traumáticas e reviver fatos de um passado remoto pode proporcionar maior facilidade de entendimento de si mesmo, melhor compreensão de suas forças, fraquezas e objetivos.
Há um grande numero de autores na atualidade que comprovam a hipotese reencarnacionista. Entre Eles, Banerjee, Stevenson e Andrade, Jorge Andrea, Hernane Guimaraes, entre outros .
Outras hipoteses para explicar as recordações referentes ás memórias que afloram do inconsciente, sao:memória genetica, superpercepção extra-sensorial, inconsciente coletivo, entre outras, porém essas sao muito genericas e fantasticas para terem valor cientifico.
Mas essas hipoteses na realidade nao sao muito importantes, pois o principal é a liberaçao desse conteudo do inconsciente e o trabalho de reprogramação feito com ele, pois ao liberarmos esse conteudo, liberamo-nos das amarras desse passado e conseguimos um reequilibrio para o futuro.


Essas lembranças oferecem também respostas para problemas pessoais e relacionamentos problemáticos e muitas vezes é possível entender e superar fobias e hábitos prejudiciais, mas principalmente proporcionar alto índice de cura para problemas emocionais graves, tais como, depressão, síndrome do pânico e toc, entre outras problemas emocionais sérios e que trazem muito sofrimento.
A Tecnica Regressiva pode ser considerada uma conquista para a Psicologia, pois resgata, amplia, aprofunda, complementa, ratifica e integra conceitose técnicas adotadas pelas diversas abordagens psicologica, entre elas a psicanalise, existencial, psicodrama, terapia cognitiva, terapia regeriana e a terapia comportamental.
Propondo essa sintese, a Terapia regressiva, consegue uma melhor compreensao do ser humano e como bem expressa o IBRT(l992,p.2) "(...) desafia conceitos até entao vigentes e se mostra disponível a explorar com os pacientes, a possibilidade de que a origem de seus problemas esteja em vidas passadas, reais ou simbólicas".



Bibliografia Consultada:
GODOY, Herminia Prado, Terapia da Regressao ? Teoria e TécnicasEditora Cultrix- SP-2000:
IBRT , Handbookfor practitioners certified by The international Board for regression terapy,canastota,NY,1995.