1 INTRODUÇÃO

As questões relativas à Terceira Idade têm alcançado grande importância atualmente devido ao notório fenômeno do envelhecimento da população global. Todavia, sem o desenvolvimento de estudos e práticas que visem uma melhor qualidade de vida, o envelhecimento torna-se um estorvo para o homem, mesmo que as sociedades aspirem essa condição de maior expectativa de vida.
Ao contrário do que tem ocorrido em boa parte das nações no mundo, o Brasil ainda possui parcos estudos específicos sobre essa questão. A Terceira Idade não tem prioridade na agenda das políticas públicas (assistenciais, previdenciárias e da ciência e da tecnologia), e isso coloca em risco a manutenção da autonomia e da independência do idoso. Mas a aplicabilidade do Lian Gong como uma ferramenta fisioterapêutica, preventiva e promotora da qualidade de vida na Terceira Idade traz uma nova visão holística da saúde do idoso.
De acordo com Ming (2004), o Lian Gong é uma prática terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, que fortalece o corpo físico, músculo, tendões e ossos com intuito de torná-los saudável. Criado pelo ortopedista chinês Zhuan Yuen Ming é composto de 54 exercícios dividido em 03 partes de fácil aprendizado e execução, cujas funções são: a primeira parte tem como função prevenir e tratar as dores do pescoço, ombros, das costas, região lombar e membros inferiores; a segunda enfatiza as articulações, os tendões e disfunções dos órgãos internos; a última parte atua nos distúrbios das vias respiratórias e cardiovasculares.