No nosso país onde uma grande maioria acredita que o “jeitinho brasileiro” tudo resolve temos ainda quem não realize um projeto arquitetônico na hora de construir e com isso tendo muitos problemas e gastos excessivos.

Seja na arquitetura institucional ou na residencial o projeto arquitetônico é importante. Somente com um projeto arquitetônico e com a experiência de um arquiteto é que se pode ter uma obra com garantias.

Um arquiteto que atua em um grande escritório da capital paulista coloca que além de acreditar no “jeitinho brasileiro” as pessoas tem uma premissa falsa com relação ao custo e aos gastos que terão com um projeto arquitetônico.

Ele diz que muitos nem chegam a cotar o valor com um profissional e já dizem que o custo é muito alto e que não podem arcar com ele. Esse profissional coloca que as pessoas se enganam e que na maioria das vezes quem não possui um projeto é que acaba tendo um custo muito mais alto em sua obra.

Isso porque quando não se tem um projeto arquitetônico às coisas vão sendo feitas e muitas vezes os erros acontecem e precisam ser desfeitos gastando mais material e tempo. Mas muitas vezes os donos das obras nem sabem disso, pois os mesmos contratam um empreiteiro ou um pedreiro que se responsabilizam pela obra e só transmitem os valores finais e não os tropeços.

Quando se tem um projeto e um arquiteto responsável além da chance dos erros serem menor se eles ocorrerem o cliente saberá e poderá resolver a questão sem gastos, pois afinal os responsáveis pela execução não terão desculpas porque estavam seguindo um planejamento.

A dica então para que busca realizar uma obra é sim ter um projeto arquitetônico. A diminuição dos gastos pode ser feita cotando diferentes profissionais.