Ouvi o refrão de uma música que diz: "feliz aquele que tem história pra contar". Nós sabemos que uma história bonita e comovente não se faz da noite para o dia, leva uma vida para ser construída. Se quisermos ter uma história bonita aos oitenta anos, temos que começar ainda pequenos, aos oito anos talvez. E dos oito aos oitenta é só plantar amor e fazer a nossa história.
Refletindo sobre o refrão da música que ouvi, me veio a inspiração para fazer um texto e tecer alguns comentários sobre vários caminhos que percorremos para construir a nossa história. Portanto, aperte o cinto porque se você estiver entrando num desses caminhos que vou mencionar, sua história será manchada. Primeiro vou abrir uma ferida que sangra o coração de um pai e de uma mãe. É o caminho das drogas, dos prazeres ilícitos, pelo qual entram centenas de jovens. Um dia, talvez, se alcançarem a velhice, terão que dizer que entraram por um caminho errado e causaram dor e sofrimento aos seus pais, foram discriminados pela sociedade, destruíram a própria vida, mancharam sua história, porque entraram por um caminho de pura ilusão.
Outro caminho errado e que manha a história de um homem é a maldita corrupção. É o caminho daqueles que se apegam ao poder, o caminho de muitos políticos. Mas um dia, quem sabe, já com as pernas e os braços tremendo, ruídos pelos anos, esses homens do poder, que viveram com orgulho, bem como os corruptos, terão na lembrança as crianças abandonadas a espera de restos e migalhas para saciar a fome cruel, e terão que admitir que não honraram as cores da nossa bandeira, porque foram corruptos e ladrões, manchando sua história.
Tem ainda aqueles que entram pelo caminho da fortuna, mas antes de morrerem terão que dizer que foram mesquinhos e que nunca pensaram na partilha, no amor. O materialismo e a ambição para acumularem bens durante a vida, não permitiram ver o essencial da vida. Existem ainda, aqueles que entram pelo caminho do orgulho, da avereza, do egoísmo, da prostituição, manchando sua história. Um dia, certamente, irão perceber que durante a vida semearam apenas a maldade, manchando também sua história.
E a espada mais afiada, que fere e retalha com os dois gumes, é aquela que está nas mãos dos homens sem escrúpulos, que montam para si uma falsa religião usando da mentira, prometem e pregam uma felicidade imediata, baseada apenas na conquista de bens materiais, brincando com aquilo que é sagrado. Um dia verão que foram piores que os abutres por que entraram pelo caminho da maldição e mancharam a sua história.
O refrão que ouvi diz que "feliz é aquele que tem história pra contar", então, no final de nossa vida, se tivermos uma história bonita e comovente pra contar, seremos felizes, porque ela ficará escrita no coração das pessoas. O refrão dessa música é a mais pura realidade. "Feliz aquele que tem história pra contar".



Jair Garcia Martins
Uraí - Paraná