Teoria Neomalthusiana: uma breve análise

*Júlio César
*Bruno Mikael
*Carlos André
*Rômulo Carvalho
*Ítalo Michael
*Jarnerson Batista
*Allan Tércio

A teoria Neomalthusiana é uma atualização/continuação da teoria Malthusiana. Para Thomas Robert Malthus (1776-1836) a resposta para a "desgraça" econômica de um país era a superpopulação, isto é, todas as conseqüências econômico-social de um país, era de responsabilidade da superpopulação, na visão malthusiana.
Malthus afirma que com uma superpopulação o país tem que investir em educação e saúde, assim deixando de investir em tecnologia, em indústrias, enfim em setores produtivos. Na óptica dele o setor tecnológico não era privilegiado. Segundo Malthus a população cresce semelhante a uma progressão geométrica (1,2,4,8,16,32,64...), e a produção de alimento cresce semelhante a uma progressão aritmética (1,2,3,4,5,6...), significando assim que, chegaria um momento onde a população iria triplicar, enquanto os alimentos não iriam suprir a demanda populacional, daí o mundo entraria num caos.
Esta teoria começou a ser aceita mais facilmente após a Segunda Guerra Mundial quando a população começou a aumentar exageradamente, e isso se deu por causa do avanço da medicina onde criaram antibióticos e vacinas contra várias doenças, assim a taxa de mortalidade caiu consideravelmente e a população continuou a crescer. Foi também após o fim da Segunda Guerra Mundial que teve uma conferência de paz onde deu origem a ONU (Organização das Nações Unidas).
Os países subdesenvolvidos buscaram identificar a raiz de seus problemas na colonização de exploração realizada em seus territórios e na desigualdade das relações comerciais que caracterizaram o colonialismo e o imperialismo. Por isso, passaram a propor amplas reformas nas relações econômicas, em escala planetária, que diminuiriam as vantagens comerciais e, portanto, o fluxo de capitais e a evasão de divisas dos países subdesenvolvidos em direção aos desenvolvidos (o que não é vantajoso para estes últimos).
Neste contexto histórico, foi formulada a teoria demográfica neomalthusiana, uma tentativa de explicar a ocorrência da fome e do atraso nos países subdesenvolvidos. Ela é defendida por setores da população e dos governos dos países desenvolvidos ? e por alguns setores dos países subdesenvolvidos ? com o intuito de se esquivarem das questões econômicas.
Seus defensores passam a propor, então, programas de controle da natalidade nos países subdesenvolvidos mediante a disseminação de métodos anticoncepcionais. É uma tentativa de enfrentar os problemas socioeconômicos partindo exclusivamente de posições contrárias à natalidade, e ainda acobertar os efeitos danosos dos baixos salários e das péssimas condições de vida que vigoram nos países subdesenvolvidos, apenas com base em uma argumentação demográfica.
Além do mais, afirmar que os países subdesenvolvidos desperdiçam em investimentos sociais um dinheiro que deveria ser destinado ao setor produtivo é uma conclusão bastante simplista.
Portanto, a teoria neomalthusiana deixou seu legado a gerações que não vivenciaram o contexto da rápida explosão demográfica mundial e, a pesar de radical, os pensamentos de Malthus serviram e servem de bases a novas discussões acerca da temática demográfica no mundo.

*Alunos do 3º Ano do Curso Técnico em Edificações ? IF SERTÃO-PE, sob a orientação da Profª Clecia Pacheco


Referências Bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_populacional_neomalthusiana

http://www.infoescola.com/geografia/teoria-populacional-neomalthusiana/

http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1852881-teoria-neomalthusiana/

http://educacao.uol.com.br/geografia/teorias-demograficas.jhtm

http://www.geomundo.com.br/geografia-30187.htm