Objetivo Geral

Este artigo tem como objetivo destacar o ecletismo da Teoria Neoclássica da Administração, aplicação da teoria nos objetivos e resultados e conceituar a importância da administração como técnica social. Demonstrar através dos processos administrativos as funções dos administradores e estabelecer os princípios básicos da organização. Verificar as vantagens e desvantagens da centralização e descentralização, e apontar que, eficiência e eficácia, nem sempre andam na mesma direção.

  Objetivo Específico

 Ø      Oferecer conhecimento técnico - cientifico sobre a base fundamental da teoria neoclássica.

Ø      Demonstrar que a teoria neoclássica não se abstém da técnica, porém tem seu foco voltado para os objetivos e resultados baseados no empirismo. 

Ø      Difundir a administração como técnica social, pois se trata de uma ciência que tem como um dos seus objetivos liderar pessoas. 

Ø      Estabelecer um quadro comparativo, demonstrando algumas das funções que os administradores podem desempenhar dentro das organizações. 

Ø      Proporcionar uma analise critica sobre a centralização e descentralização do poder de decisão dos administradores. 

Ø      Promover as diferenças entre eficiência e eficácia nas organizações e como as empresas podem chegar a excelência. 

Caracterização 

 A Grande necessidade de modificar as técnicas administrativas que haviam sido elaboradas no inicio do século, chamada Teoria Clássica, e que não acompanhavam o crescimento dentro das organizações, foram um dos pontos que levaram ao surgimento da Teoria Neoclássica. A grande quantidade de funcionários, os grandes negócios que passaram a se concretizar, exigia uma organização sólida e eficaz para os resultados das empresas. A partir deste período, é que a figura do administrador, utilizando das Teorias da Escola Operacional ou do Processo Administrativo como era chamada na época, passa a ter destaque na sociedade.

 Alguns tópicos surgem como índices de identificação da Teoria Neoclássica: ênfase na prática e aplicação da administração, reafirmação e atualização dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais de administração como receituário para o trabalho do administrador, ênfase nos objetivos e nos resultados a serem definidos e alcançados e o ecletismo de opiniões e pontos de vista.

 Na formação do processo administrativo a Teoria Neoclássica destaca: O planejamento, organização, direção e controle como papéis fundamental do administrador. As organizações considerando esta Teoria devem utilizar da eficiência, meios e métodos que viabilizam a conclusão da tarefa com êxito, e da eficácia, habilidades e técnicas desenvolvidas para concluir o objetivo pretendido. Com a união destas duas técnicas as empresas podem obter a excelência em seus resultados, e proporcionar que o trabalho passe a ser organizado e dividido. Especialização, hierarquia e  autoridade, são fatores essenciais para desempenhar ordens e responsabilidades para desempenhar tarefas.

Ainda dentro da divisão dos trabalhos é questionável quanto à centralização e descentralização do poder. Na centralização, o poder de decisão encontra-se somente na direção da instituição, enquanto na descentralização a tomada de decisões pode ser encontrada nos demais níveis hierárquicos. Diante destes conceitos surgem as vantagens e desvantagens de cada processo administrativo. 

Metodologia de estudo

         Com o objetivo de esclarecer as questões apresentadas e para maior entendimento das teorias, esta pesquisa foi elaborada através da analise de alguns materiais já existentes. O foco principal será a leitura a partir das obras de Chiavenato, alguns artigos e também pesquisas realizadas na internet. O pontos de partida, será a busca de material pertinente com base nos fichamentos de REF e BIB, elaborados durante a fase de estudos. 

 Bibliografia

 CHIAVENATTO, Idalberto. Teoria neoclássica da administração In:_________. Teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. v 1, cap 8 , p 191 – 212. 

CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 7. ed.Rio de Janeiro: Campus, 2004, 634p 

CHIAVENATTO, Idalberto. Iniciação a teoria das organizações.1.ed.São Paulo: Manole,2010,234p