1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do Mito no que diz respeito à transformação da sociedade, seu poder de representatividade e ensinamento dos povos, desperta-se assim, a curiosidade de procurar explicar mais sobre tal assunto, trazendo a realidade um modelo, ou seja, um herói que tenha deixado exemplos e que seja nos dias atuais modelo de muitos aprendizados, podendo ser seguido, enaltecendo características escondidas de uma população e o conhecimentos através dos mitos e dos ensinamentos que eles proporcionam a sociedade, percebendo assim, que a imagem que uma sociedade tem de si mesma pode desempenhar um papel crucial na maneira como ela molda seu futuro. Essa imagem muitas vezes é construída e transmitida nacionalmente ou mundialmente através de arquétipos, como de ídolos de qualquer área existente. Tais arquétipos podem passar boa ou má imagem para a sociedade. Cita-se aqui o piloto Ayrton Senna da Silva o qual se transformou num modelo para a sociedade mundial, e principalmente para a sociedade brasileira. Senna deixou uma grande contribuição no que diz respeito à mudança de padrão de autopercepção dos brasileiros. Sua morte evidenciou diversas potencialidades antes escondidas em cada indivíduo. Ayrton carregava e transbordava muita das características esquecidas até então pelos brasileiros. Sua passagem serviu para o despertar do povo, assim como para a mutação da população.


2 O MITO


O surgimento da Filosofia, não atrapalhou em nada os pensamentos sobre os mitos. Mitos existem e ainda na atualidade contribui para alguma valorização dentro da educação. Mas para se falar em mito precisa-se relatar primeiro o que é e quais suas origens.
O mito é uma antiga forma de conhecimento, de consciência existencial e de representação religiosa sobre a origem do mundo, sobre alguns fenômenos naturais da vida humana. Tem origem do grego mythos, palavra, narração ou mesmo discurso, e dos verbos mytheyo (contar, narrar) e mytheo (anunciar e conversar). O mito serve para descrever, lembrar e interpretar todas as origens seja ela a do cosmo (cosmogonia), dos (teogonia), das forças e fenômenos naturais (vento, chuva, relâmpago, acidente geográfico), seja ela a da causas primordiais que impuseram ao homem as suas condições de vida e seus comportamentos. Diz-se que o mito é primeira manifestação de um sentido para o mundo.
Pode-se descobrir o mito, através das primeiras filosofias, e também em muitas das ideias atualmente desenvolvidas na ciência. Ideias onde os fatos vem sempre com enredos em mitos sendo assim chamada de teoria da evolução.
O mito, não costuma ser só forma de expressão, juntamente com os símbolos e algumas imagens o mito reflete a alguma realidade verdadeira que existe, bem profunda, vasta e rara que fica difícil ser explicada através de conceitos próprios. Deste modo, o mito não nasce do nada, ele nasce de uma experiência profunda e de algum tempo vivido e a através dele é revelado sempre algum ensinamento, algum aprendizado.
O mito sempre ensina as gerações futuras sobre algo do passado, sempre se tira alguma lição para aprender algo novo no presente ou num futuro muito próximo, eles fazem parte da cultura das pessoas, alguns nascem juntamente com as pessoas e nada mais é do que crenças. Na antiga Grécia era comum usar mitos para explicar a criação do mundo, as recompensas ou castigos. Assim, seres humanos desta época, participantes e integrantes desta cultura obrigavam-se a comportarem-se de acordo com as normas sociais, credos e valores mitificados.
Acredita-se que muitos dos mitos só tem importância quando usados para conhecer os pensamentos da época em que foram criados, também para fazer algum comparativo entre o "real" e o "mitológico". Ele não é exclusividade de sociedades primitivas, nem das sociedades atuais, ele existe e sempre vai existir em todos os tempos e culturas como uma ferramenta para compreender a realidade. Mais a fundo, o mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais ou sobrenaturais, as muitas origens do Mundo, a vida dos Herois incluindo deuses, semi-deuses e etc.
Pode-se dizer que todo mito é uma estória curiosa das origens de povos, nações e do próprio mundo. Sua finalidade é educativa, cria valores fortes, senso de identidade e pode transmitir verdades transcendentais.
O mito não é uma construção individual. É de construção coletiva elaborado por várias gerações, e que envolve uma concepção das origens do macrocosmo ou do microcosmo, sendo construído camada por camada por uma atividade social, criando raízes na memória de uma coletividade humana.
Por mais que o mito esteja ligado a religião, ele se empenha mais em criar valores, senso de identidade e coesão entre a sociedade. O que ainda não se pode explicar é se a comunidade cria o mito ou se é o mito que cria a comunidade.
Com a passagem do tempo, os mitos vão morrendo ou sendo esquecidos, mas na realidade o que os fez nascer está sempre por ai, desafiando a realidade dos homens e buscando irromper na consciência do espírito, trazendo alguma contribuição para a sociedade. Por isso, sempre nascem de novo outros mitos, que por sua vez trarão outras tentativas de aprendizado, novos conhecimentos, e muitas novas histórias para que possa trabalhadas e estudadas dentro do campo da educação.
E falando agora sobre os heróis que marcam um tempo e ficam por muitos séculos, lembramos de um herói do passado, que ainda "vive", e contribui bastante neste contexto, o piloto Ayrton Senna da Silva, que continua vivo nas memórias e na consciência coletiva brasileira neste contínuo século. Ele foi uma pessoa que teve um alcance massivo de sua imagem e pelas circunstancias de vida e morte, deixou uma importante contribuição também muito valorosa para a mudança do padrão de autopercepção do brasileiro. Deixou mais que isso, sua contribuição simbólica, seu desaparecimento desencadeou um processo energético extraordinário, evidenciando uma potencialidade que está imanente no povo. Era brasileiro, filho do Brasil, trazia nele qualidades originais dessa terra, personificando um momento coletivo de abertura para a mutação de muitos povos. Para muitos, Senna foi um herói, um mito jamais esquecido.
Hook (1962, pág. 29) diz que quem quer que seja o herói, ele se destaca de um modo qualitativamente único dos outros homens na esfera de sua atividade e, ainda mais, que o registro das realizações em qualquer setor é a história dos feitos e pensamentos de heróis.
Ayrton Senna era obcecado pelo sucesso, sempre buscava chegar, ou até mesmo ultrapassar o limite da condição humana (como exemplo pode-se citar um fato entre muitos: GP do Brasil de 1991, em que Senna venceu a corrida com apenas uma das marchas de seu carro funcionando, tendo para tanto que exercer uma força acima do comum para conseguir controlar sua McLaren).
"Muitas vezes eu me encontro com meus próprios limites, e aí fico numa luta incrível comigo mesmo em ultrapassá-los, porque o desejo de melhorar é enorme, e então passa a ser uma luta comigo mesmo, uma luta interna, e é uma sensação incrível, porque sou eu mais eu". (Ayrton Senna, 1986).
Ayrton era além de piloto ídolo um verdadeiro orador, um representante da pátria, podendo ser visto como Ser Sobrenatural, criador de um modelo de conduta a ser seguido. Senna tornou-se um modelo para os jovens da época. Ele não era visto apenas como um piloto de Fórmula 1, era visto como um exemplo a ser seguido. Ele articulava, simbolicamente, o sonho brasileiro de ser uma nação moderna.
Ayrton Senna deixou, além de muitos exemplos de vida, um nome, uma grande contribuição para a educação, através de seu Instituto, hoje o famoso "Instituto Ayrton Senna", ele procura ajudar as crianças e tenta mudar a "cara" do Brasil, melhorando a qualidade de ensino através de muitos projetos. O Instituto conta hoje com 11.640,930 crianças e jovens sendo atendidos, 553.512 educadores formados, atende 1.372 municípios em 26 estados incluindo o Distrito Federal. Os programas do Instituto, são iniciativas educacionais que trazem respostas criativas, eficazes e de grande impacto, dentro da escola e fora dela, proporcionando um desenvolvimento mais participativo e com maior comprometimento.
O Instituto Ayrton Senna conta hoje com programas de soluções educacionais em grande escala que ajudam a combater os principais problemas da educação pública do País. Os programas foram criados e implementados com estratégias e metas pré-definidas. Recebem acompanhamento e avaliações sistemáticas para alcançar um único objetivo, o sucesso do aluno na escola. Todos os programas oferecem subsídios para que a criança e o jovem possam desenvolver seus potenciais. Por isso, trabalham as competências pessoais, cognitivas, relacionais e produtivas. Os gestores e professores recebem capacitação, os materiais utilizados são previamente elaborados, as famílias são mobilizadas a participar da formação de seus filhos. E uma equipe acompanha o passo a passo dos Programas para que qualquer problema possa ser resolvido durante o processo, sem comprometer o aprendizado do aluno.





3 CONCLUSÃO


Mitos trazem muitos ensinamentos, em qualquer época e em várias situações. Por isso, é importante saber onde ocorreu e como pode ser aplicado, qual a situação que será aplicado e qual lição que deixa claro. Detectando ainda a importância de um heroi para diversas pessoas. Enfatizando a necessidade dele ter consciência de seu papel na sociedade, e como suas atitudes podem influenciar positiva ou negativamente uma população. Certamente percebe-se como o heroi tem a capacidade de representar sua nação, exaltar características próprias de seu povo, e até mesmo refiná-las, continuando vivas as experiências e deixando um berço de aprendizado para uma sociedade que vive em constantes transformações.












REFERÊNCIAS


Artigo "Da Ritualização da Sociedade ao Fetiche Consumogômico", escrito por: Ruy dos Santos, teólogo, arte-educador, mestrando em Ciência da Religião na universidade Metodista de São Paulo, Membro da Igreja Cristã da Brasília e Professor de Ética no CEUB (Brasília DF).

AYRTON SENNA. Roda Viva. São Paulo: TV Cultura, 15 de dez. 1986;

ARDIM G. Adolescência: do mito coletivo ao mito individual. Imaginário. v.11 n.11. São Paulo, 2005

BOOF, Leonardo. O Evangelho do Cristo Cósmico. A realidade de um mito: O mito de uma realidade . Centro de investigação e divulgação, teologia/I. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 1971.

FERREIRA, João Vicente Hadich. Teoria Geral do Conhecimento: São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2009

LIMA, J. G. Os segredos de Senna. Veja, ed. Abril. Julho, 2004;
FRANKLIN, K. Mitos platônicos para crianças ? a Filosofia através dos mitos. Fortaleza: UFC, 2005. 2 v.

Texto: Mito e mitologia, extraído do site: htpp://wwwvideotextoinfo /mito_mitologia.html. Editora Perspectiva S.A.; à L&M Editores S/A e Editora videotexto.tv,

Web aulas ? Teoria Geral do Conhecimento ? Professora MS. Márcia Bastos de Almeida.

Site acessado:

http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/br/default.asp