A TEORIA FUNCIONAL

Daiane Melo de Castro

"A teoria funcional". In Uma teoria crítica da cultura. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. pág. 169 a 188, de Bronislaw Malinowski, traz sua contribuição a teoria funcionalista, método tão antigo quanto às primeiras demonstrações de interesse pelas culturas estranhas, consideradas selvagens e bárbaras. Malinowski gostava de referir-se como obstetra e padrinho da confusão antropológica de escolas, exercendo a arte de uma parteira no treinamento dos estudantes mais jovens nesse assunto.
Segundo Malinowski o funcionalismo preocupa-se com a clareza dos fenômenos naturais, antes que estes sejam submetidos a manipulações especulativas posteriores, pois não teria o direito real de tratar da cultura em seus aspectos fundamentais, tais como os educacionais, legais, econômicos, ou aqueles pertinentes ao conhecimento primitivo ou desenvolvido e à religião, se não fosse capaz de analisar e, portanto, definir cada um deles.
Malinowski lança as bases para a antropologia moderna, buscando a objetividade científica juntamente com a vivência pessoal, tendo um contato direto com a cultura que envolve os seres humanos, em suas pesquisas de campo.
A cultura é um sistema de objetos, atividades e atitudes, no qual cada uma das partes existe como um meio para um fim. É uma totalidade em que os diversos elementos são interdependentes, e tais atividades objetos e atitudes, estão organizadas em torno de tarefas em instituições como a família, e a cultura podem ser analisadas sobre diversos aspectos como, a educação, controle social, economia, sistemas de conhecimento, crença e moral e, também modos de expressão criativa e artística.



O processo cultural envolve seres humanos que estão relações definidas uns com os outros, ou seja, estão organizados, manipulam artefatos , comunicam-se entre si pela linguagem ou por outro tipo de simbolismo
Em todas as atividades, o uso de um objeto, enquanto parte do comportamento determinado técnica, legal ou ritualmente, conduz os seres humanos à satisfação de alguma necessidade.
Para se chegar numa definição mais completa e mais precisa do conceito função, é importante saber como se relacionam e como surgem as necessidades culturais e contingentes.
Restringíssemos a os dois axiomas:
1º _ Toda a cultura deve satisfazer o sistema das necessidades biológicas;
2º_ Toda a realização cultural que implica o uso de artefatos e de simbolismo, construiria uma valorização instrumental da anatomia humana, referindo-se direta ou indiretamente a satisfação de uma necessidade corporal.
A Teoria das Necessidades impõe um conjunto de determinantes adicionais, como por exemplo:
? A necessidade puramente biológica de nutrição, devemos registrar as novas necessidades de caráter econômico, que produz novas necessidades tecnológicas, econômicas, religiosas ou éticas;
? A necessidade de arranjos físicos tanto dentro de casa quanto no aglomerado como um todo, levando também a organização dos grupos de vizinhos;
? A superação de falhas no conhecimento humano e o reconhecimento das grandes lacunas existentes na avaliação do destino e da sorte, levaram os homens a afirmação da existência de forças sobrenaturais.
A Teoria das Necessidades e suas derivações permitem-nos uma análise definitivamente mais funcional da relação entre os determinismos biológico, fisiológico e cultural.
Nesta perspectiva conclui Malinowsk, que a função significa sempre a satisfação de uma necessidade, do mais simples ato de comer ao desempenho sacramental em que o tomar a comunhão relaciona-se como todo um sistema de crenças, determinado pela necessidade cultural de estar em harmonia com o Deus.
A Teoria funcional permite realizar uma análise comparativa dos fenômenos em diversas culturas. É capaz de produzir uma análise concreta da cultura através das instituições e de seus aspectos. Recomendação a leitura dessa obra a pesquisadores de campo isso significa, principalmente, equipar o investigador de campo com uma perspectiva clara e instruções completas com relação ao que observar e como registrar. Desse modo, o funcionalismo insiste definitivamente em que possui validade fundamental como análise preliminar da cultura e que fornece ao antropólogo os únicos critérios válidos de identificação cultural.


Referência Bibliográfica

MALINOWSKI, Bronislaw. "A teoria funcional". In Uma teoria crítica da cultura. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.