: Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner:

           Conforme Gardner, inteligência é uma competência intelectual humana, que apresenta um conjunto de habilidades de resolução de problemas e também deve apresentar o potencial para encontrar os aspectos valorizados nos indivíduos que diferem entre diferentes culturas. Além dos aspectos sociais, devem ser considerados os fundamentos biológicos da inteligência.

Gardner descreveu em sua teoria sete tipos de inteligência, por ele denominadas de inteligências múltiplas: inteligência naturalista, que se traduz na sensibilidade para organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza; inteligência linguística, mais marcante nos poetas; inteligência lógico-matemática, relacionada aos números e à lógica; inteligência espacial, relacionada à capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e de orientar-se utilizando esse modelo; inteligência musical, que tem como exemplo Mozart; inteligência corporal-cinestésica, com a qual o indivíduo consegue resolver problemas e criar produtos utilizando-se de seu corpo ou de partes dele; inteligência interpessoal, relacionada à capacidade de compreender; e a inteligência intrapessoal, relacionada à capacidade de compreender e identificar as suas próprias emoções e em lidar com elas de forma adequada às várias situações e aos seus objetivos pessoais. Segundo o autor, umas podem estar mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem.

Na sua teoria, Gardner propõe que todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências. Todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. Isto sugere que além de nascer com várias habilidades em suas inteligências, algumas destas, sejam potencialmente determinadas pelo ambiente cultural no qual eles são socializados, enquanto incluindo o ambiente de trabalho.

Gardner não limitou-se à caracterizar os tipos inteligência, mas também buscou apontar a localização de cada uma delas no cérebro humano, conforme segue: inteligência linguística: localizada na parte do cérebro chamada Centro de Broca; inteligência lógico-matemática: localizada também no Centro de Broca; inteligência espacial: fica localizada no hemisfério direito do cérebro; inteligência musical: localizada no hemisfério direito do cérebro; inteligência corporal cinestésica: fica localizada no hemisfério esquerdo do cérebro; inteligência interpessoal: localizada nos lobos frontais; inteligência intrapessoal: assim como na inteligência interpessoal, está localizada nos lobos frontais.

            O senso comum concebe a inteligência como uma qualidade que determinada pessoa tem para resolver um problema corretamente, ou enquanto qualidade de aprender as coisas facilmente ou de se adaptar a situações novas. Entretanto, O conceito de inteligência evoluiu, assim, para uma noção multidimensional, que permite um melhor aproveitamento dos valores humanos, bem como a percepção do indivíduo em sua totalidade.

 Bibliografia