Gene e Variação Genética.

A respeito da teoria da evolução formulada por Charles Darwin 1809-1882, quem melhor organizou a ideia de como as espécies evoluem a partir uma das outras, na superação de elos inferiores, criando as diversidades das espécies.

Mas o que é interessante a respeito de Darwin, apesar de um grande naturalista e por outro lado, exímio observador das diferenças das espécies, não tinha noção como as características herdadas são transmitidas.

As transmissões de gerações a outras, estudo científico realizado pelo eminente monge, padre Gregório Mendel, 1822-1884, ele mostrou cientificamente por meio do cultivo de ervilhas, as características herdadas transmitidas por fatores específicos.  

O que é interessante que as duas grandes revoluções realizadas na Biologia, resultaram de estudos por dois ex-seminaristas, sendo que um deles chegou ao sacerdócio, não perdendo evidentemente, a fé, o que se trata de Gregor Mendel.

O outro em referência, Charles Darwin realizou os mesmos estudos para ser padre clérigo, na eminência da ordenação, já com sua teoria da revolução, tinha perdido a fé, motivo pelo qual não se ordenou a sacerdote anglicano.

Mas Darwin apesar da formulação da teoria da evolução, ele nunca soube entender os fatores de transmissão da hereditariedade as características que os filhos herdam dos pais.

No ano de 1909, esses fatores foram denominados de genes. No ano de 1910, estudos desenvolvidos por Thomas Hunt e Morgan e seus auxiliares, estudando as moscas por mecanismo empírico, chegaram a seguinte conclusão.

Eles formularam a teoria que os genes estão localizados exatamente nos cromossomos, mais tarde essa visão foi completamente modificada, na descoberta do DNA.

Com efeito, na nova compreensão, os genes passaram a ser entendidos como sequências lógicas de quatro princípios básicos de química, abreviados cientificamente por letras técnicas, C, G, A e T.  

Código inscrito no desenvolvimento das moléculas  de ácido desoxirribonucleico, o que se entende cientificamente por DNA, contido exatamente como anteriormente era entendido na outra linguagem técnica nos cromossomos.

Então geneticamente, quando um determinado organismo reproduz, o código do DNA se duplica naturalmente, levando o fenômeno dos genes parentais passarem exatamente como forma de conservação da espécie a nova replicação.

Darwin jamais teria imaginado essa possibilidade, quando Mendel entendeu esse mecanismo, por meio da reprodução das ervilhas, cruzamentos combinados, sua experiência foi exatamente desconsiderada, o que veria ser uma das maiores descobertas cientificas, no século dezenove.

Toda revolução moderna no campo da Biologia, particularmente a respeito do estudo molecular a respeito dos genes e do código de DNA, deve-se de certa maneira os estudos fundamentais desenvolvidos por Mendel.

O mecanismo de reprodução de cópias, nas transmissões dos genes é preciso, exato, mas por outro lado, pode às vezes ocorrer erros ou mutações.

 Quando esses erros são específicos a um grupo em separado, considerados outros fatores, pode exatamente nascer uma nova espécie.

 Foi exatamente esse aspecto, do mecanismo da evolução, não entendido por Darwin, caso tivesse lido os artigos de Mendel, talvez pudesse melhor escrever a respeito de como se dava de fato o nascimento das espécies e suas evoluções.

Edjar Dias de Vasconcelos.