Teoria da Evolução a Origem do Mundo.  

Senhor Nicomedes, todo homem na história da construção do pensamento científico foi um transformista até chegar a criar a Teoria da Evolução.

 Entendo perfeitamente, mas a Teoria Evolução nega a total possibilidade da existência de Deus.  De fato senhor Nicomedes cientificamente Deus foi o resultado da produção mitológica, na verdade ele não existe.  

O primeiro grande gênio da história das teorias transformistas foi um grande filosofo grego da região da Jônia, eminente pesquisador e pensador, cujo nome Anaximandro, viveu no século quarto antes da nossa era, homem muito inteligente e de refinada percepção, ele criou uma teoria muito interessante senhor Nicomedes.

 Gosto de conversar com vossa pessoa senhor Edjar, isso porque me explica coisas interessantes, e quando vem passar suas férias aqui na cidade de Itapagipe, tenho oportunidade de ter boas aulas, fico atento e procuro compreender tudo, reflito profundamente a respeito de vossas explicações.

 Então senhor Nicomedes, Anaximandro observando a natureza e o principio como desenvolvia a vida, chegou a seguinte conclusão, tudo que existe, nasceu de outra coisa, o desenvolvimento da vida tem uma relação de causa e efeito.

  Mas tudo que nasce tem um propósito, refletiu Anaximandro, e qual seria o grande propósito da existência da vida.

  Tudo nasce e volta a sua origem,  ao seu lugar primordial, que significa a incorporação a natureza, a existência não tem finalidade nela mesma senhor Nicomedes.

Edjar isso é muito triste, confesso que não é nada agradável, existir exatamente para não existir, essa é a ideia primordial de Anaximandro.

 Isso significa que ele também era ateu senhor Edjar, exatamente senhor Nicomedes todos aqueles que negam o principio da transcendência são ateus.

 Ele foi um grande transformista senhor Nicomedes, mas antes dele, existiu outro gênio na mesma região, aquela terra no seu tempo foi produtora de gênios.

 Trata se de Tales de Mileto, acho Tales fenomenal, ele defendeu que o principio de tudo que existe vem da água, escrevi um artigo, cujo titulo O principio da incausabilidade.

 Explicando que tudo que existe em forma da matéria e da energia resultaram da água a mesma foi produzida como causa primeira pela temperatura supernegativa.

A criação do gelo e a transformação química do mesmo pela lógica da transformação senhor Nicomedes, por isso que o infinito é habitado por trilhões e trilhões de universos contínuos, tudo isso que existe foi produção realizada pela água.

Edjar você pensa muito e gosto como relaciona o seu pensamento com a tradição dos clássicos transformistas, isso tem um objetivo senhor Nicomedes, levar ao leitor uma melhor compreensão histórica. Pode ter certeza, esse procedimento ajuda muito a uma revolução epistemológica do mundo.

Então para Tales as coisas se originam da água, cada pedacinho de átomo teve sua origem primordial através do gelo, não existe outra explicação para origem da matéria. Deus não criou nada, alias como poderia, quando sequer tem existência, ele é apenas uma mitologia criada por culturas primitivas.

Afirmava Tales, a água é o elemento primordial a tudo, todas as coisas que originaram depois teve sua origem na água, não tem outra explicação dizia o filosofo da cosmologia grega antiga.

 Dela que derivam todas as coisas, todos os objetos materiais, inclusive o homem sapiens.  Tudo que existe se remonta a esse princípio.

Ovídio um grande poeta romano, homem de excelente qualidade intelectual, viveu exatamente na época de cristo, é autor de um dos melhores poemas da história da humanidade, muito interessante para literatura entender o pensamento dele.

Explicarei para vossa pessoa senhor Nicomedes, não precisa se preocupar, ele escreveu um magnífico poema, a respeito da origem do mundo, dos deuses e da própria história, isso no tempo do império romano na época de Julio Cesar.

Ele elaborou um livro, uma espécie de Bíblia para o seu tempo, cuja etimologia era metamorfose, o que significa que o universo  uma mudança constante, nada que era poderia ser, o mundo é sua transformação. Mudança obsoluta.

O conceito de mudança da transformação está até no livro dos vedas, do povo hindus, cuja existência mais de cinco mil anos, após transmissões orais foi escrito, A ideia principal é que toda criação se deve diante de um processo constante de transformação.

Então a criação elaborada por Deus, como algo pronto, como relata a Bíblia criação do mundo em sete dias e posterior a humanidade na figura de Adão e Eva, isso significa uma ilusão senhor Edjar.

 Senhor Nicomedes, infelizmente a Bíblia é um amontoado de mitos, da forma que foi escrita revela mentiras e a palavra de Deus, não poderia ser uma mentira inventada.  A Bíblia não coaduna com a Ciência, quem tem formação científica é naturalmente ateu.  

Mas um grande pensador de renome internacional, muito mal entendido ainda hoje, formulou uma grande tese transformista senhor Nicomedes. Trata se de Aristóteles, pensador e gênio que viveu no século quarto antes da nossa era.

Sempre estudei muito Aristóteles, ele escreveu vários livros, entre eles, citarei um deles, que refere especificamente à transformação.  Da sua magnífica obra da Geração e corrupção.

 Ele reconhece a unidade de tudo, que todas as coisas surgiram de um único principio tudo que existe surgiu de um só principio e reconhece que geração de tudo como resultado de um mecanismo transformativo.

Quando Aristóteles afirma que tudo que existe resulta de um mecanismo constante de transformação, ele está antecipando a Química moderna.

Para Lavoisier o formulador da nova Química, no século XVIII, tudo que existe na natureza é mudança de estado, esse preceito é a concepção contemporânea da Ciência.    

Nicomedes a grande questão é descobrir o ato primordial que desencadeou esse mecanismo de mudança, como muito bem elaborou outro grande filósofo da cosmologia grega.

 Empédocles desenvolveu a seguinte proposição, que não existe nascimento desvinculado, tudo que existe vem de outras coisas. Tudo que nasce vem de coisas misturadas, trocas de elementos.

A própria Bíblia acertou na sua formulação do homem, ao dizer que ele resultou do pó químico da terra, pelo menos a respeito da origem do homem. Nicomedes riu, mas logo em seguida disse você não é ateu? Uma pequena distração.

Respondeu Edjar fazendo referencia a um grande filosofo e naturalista romano, Lucrecio que viveu alguns anos antes da nossa era, no seu longo poema, Da Natureza.

 Ele afirma categoricamente, que nada pode ter engendrado do nada, tudo que resulta nasce de algo anterior, que o mundo, a natureza do mundo é comandado por forças naturais, não existe uma acepção divina que justifique nenhuma origem.

A Biologia evolucionista de Darwin não nega essa tradição, pelo contrario, defende ao afirmar que o homem e todas as espécies resultaram com a evolução de seres inferiores pelo mecanismo da seleção natural e pela superação dos elos evolutivos, o homem antes ser homem, foi milhares de outras espécies ou elos.

O que é necessário senhor Nicomedes, é descobrir como surgiu o ato primordial, essa tese é defendida por mim, escrevi e publiquei alguns artigos em referencia, como Deus é descartado, é necessário entender origem de tudo pelo princípio da teoria do nada.

Dessa forma explico de forma simplificada a origem do átomo mater, a força primordial de onde resultou tudo o que existe hoje.  Então antes da matéria em um tempo imemoriável, o que existia mesmo era o infinito indeterminado, completo pelo vácuo.

 Como não existia luz, o infinito era por completo escuro, sendo, portanto frio, uma supertemperatura negativa desencadeou bilhões e bilhões de enormes blocos de gelo.

  Por meio de um processo químico lento, mais fascinante desencadeou nele mesmo um mecanismo transformistas resultando na diversidade das formas de matérias hoje existente. O átomo mater produtor de tudo o que temos, foi exatamente o gelo, senhor Nicomedes.  Átomo primordial.

Edjar dias de Vasconcelos.