TEORIA  DA  CRIAÇÃO  ESPIRITUAL (parte 10)

                                          (final)

Como em muitos outros assuntos - e, mais especificamente neste em que estivera tratando: dos mistérios e dos problemas da Criação estamos a nos deparar com provas patentes de que a Revelação Espírita é, de fato, essencialmente progressiva. No campo do Espiritismo mesmo, sabe-se que, doutrinariamente, a gigantesca obra de Xavier desenvolve a obra de Kardec; e no campo filosófico, indubitavelmente para mim, quem aparece é a figura ímpar de Pietro Ubaldi para desenvolver o aspecto teológico do Espiritismo. E o fez em quatro tratados monumentais, que se juntam sabiamente em: “A Grande Síntese”, “Deus e Universo”, “O Sistema” e “Queda e Salvação” (todos da Fundapu). 

Neste tocante, vejo que demandara quase dois séculos para que tivéssemos do tema teológico, tão profundo e de tamanha grandiosidade, uma versão teórica simples, intuitiva e racional, que teve como meta não somente unir, mas também ampliar os temas contidos nas obras dos dois, albergados em minha consideração, como sendo os maiores missionários de Jesus dos tempos modernos: Allan Kardec e Pietro Ubaldi...