As pessoas com dificuldades de se expressar são , muitas vezes deixadas de lado e excluídas de seus verdadeiros lugares.
Não pelo o que são, mas pelo o que apresentam ser.
Em Contrapartida, há pessoas que se destacam na sociedade pela facilidade que possuem para comunicar-se, articular e convencer através do Simples uso das palavras.
A necessidade de inserir-se no meio em que vivemos, é natural, e para a Humanidade, a capacidade que cada indivíduo possui para Tal, é critério de avaliação e valorização quer sej no âmbito profissional, quer no pessoal, a Sociedade Moderna exige cada dia mais a capacidade de relacionar-se com facilidade e eficiência com os mais diversificados tipos de pessoas, estejam estas em contato direto, ou a milhares de quilômetroa de distância.
O avanço Tecnológico na área das comunicações propiciou ao homem essa possibilidade de , por exemplo, manter contato com as pessoas antes isolads geograficamente. O problema é que muitas vezes , o ser humano volta toda sua intenção para as máquinas e os atrativos, novidades e maravilhas da tecnologia moderna e esqueçe os princípios básicos para a convivência saudável com quem está ao seu lado.
Grande número de adolescentes , ao descobrirem as "maravilhas" da Internet, isolam-se do "mundo real" .
Acostumam-se a relacionar-se por meio de computadores e muitas vezes, passam a ter dificuldades quando precisam conheçer novas pessoas e conviver diária e pessoalmente com outras pessoas.
Em Síntese, nota-se que instrumentos que inicialmente serviram para aproximar e facilitar a comunicação podem vir a prejudicar a capacidade destes e se inserirem na Sociedade.
É Necessário, portanto, um espírito crítico para julgar os benefícios que a modernidade nos traz.
O fundamental é que se privilegie sempre a comunicação interpessoal enquanto fator capaz de melhorar as relações entre os indivíduos.