Tem algo em cada ser humano que o torna especial único no mundo diferente do que qualquer outro que já existiu, mesmo em gêmeos bivitelinos até em univitelinos.Que pode-se chamar identidade ("eu").
Mesmo em réplicas gênicas perfeitas de uma pessoa como são os gêmeos univitelinos há algo que o diferencia e o torna especial e único.Pois a genética não determina traços do comportamento.
O Homem (Homo sapiens) é algo complexo, maravilhoso e magnífico .Por issom mesmo único.
É uma mistura de várias caracteriscas que o definem como autenticamente como esse ser, por isso ao mesmo tempo tão complexo para explicar e tão interessante o seu entendimento.
A personalidade cada um dolatim .Personalitate é esse algo único que identifica cada pessoa da forma inconfundivel,esta estaria na mente.
Etimologicamente, o termo mente vem do latim mèntem, que tem o significado de pensar, conhecer, entender, e significa também medir, visto que alguém que pensa não faz outro que medir, ponderar as ideias.[4] Os gregos utilizavam o termo nous para indicar a mente, a razão, o pensamento, a intuição. [5]"
Fonte: Winkipedia< http://pt.wikipedia.org/wiki/Mente> Acessado no dia 02/11/2010>
A definição segundo a Winkipédia: "Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza [1] humana". 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas à cognição e comportamento [2]. Particularmente aquelas funções as quais fazem os seres humanos conscientes [3], tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem, os sentidos, embora estejam vinculadas às qualidades mais inconscientes como o pensamento, a razão, a memória, a intuição, a inteligência, o arquétipo, o sonho, o sentimento, ego e superego. Por isso, o termo também descreve a personalidade e costuma designar capacidades humanas, ou mesmo, empregado para designar capacidades de seres sobrenaturais, como na expressão "A mente de Deus".

Para compreender a mente humana, tem que se ater no cérebro é o órgão responsável pelas faculdades mentais em sua imensa vastidude dentro da área médica tem que compreender pelo menos em três grandes áreas se reúne e se concentram mais a Neurologia, Psiquiatria e Endocrinologia. Pois atrás de cada ação mental , está o cérebro, que participa reações químicas e de eletrecidade.
Mas nem sempre foi assim e até hoje essa questão gera controversa na literatura cientifica.
Não é recente a relação que o espírito humano está no cérebro, mas jamais foi tão bem compreendido como diz Ramon M. Conceba Crânios com perfurações feitas em vida, com sinais de cicatrização, foram encontrados em sítios que datam de até 10.000 anos atrás citando a Sabatina, R.M.E.: A História da Psicocirurgia.
O que não necessita sem compreender com profundidade que o cérebro que existe uma relação um trauma na cabeça pode levar a perda de memória.
O pai da Medicina foi Hipócrates (460-379 AC) acreditava que o cérebro era a sede da mente. Ele escreveu:
"Deveria ser sabido que ele é a fonte do nosso prazer, alegria, riso e diversão, assim como nosso pesar, dor, ansiedade e lágrimas, e nenhum outro que não o cérebro. É especificamente o órgão que nos habilita a pensar, ver e ouvir, a distinguir o feio do belo, o mau do bom, o prazer do desprazer. É o cérebro também que é a sede da loucura e do delírio, dos medos e sustos que nos tomam, muitas vezes à noite, mas ás vezes também de dia; é onde jaz a causa da insônia e do sonambulismo, dos pensamentos que não ocorrerão, deveres esquecidos e excentricidades".
Platão separou como um binômio mente e corpo como se percebe neste pedaço de sua obra: "o homem é a união da alma e do corpo. A alma é a essência do corpo, e tem a natureza das idéias. Alma é o princípio do movimento e da vida".
Manteve o local da mente na cabeça, mas percebe uma relação entre mente e corpo, pois percebe a relação entre moléstia, como na frase mente é corpo são.
Na Antiguidade se percebe a definição do cérebro na localização da mente no cérebro, infelizmente para o desenvolvimento dessa Ciência, que os pesquisadores mudaram a sua sede para o coração como o importante filosofa grego Aristóteles, pelo menos do sentimento.
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Descartes manchem o dualismo mente e corpo durou anos no estudo da personalidade humana como se percebe a separação entre a mente e corpo. Mas na maioria sempre manteve a definição do seu local como na cabeça, mesmo que a compreensão não tão perfeita de sua estrutura anatômica e fisiológica com os matérias imprecisos.Com as doenças de origem psicomática percebe a falha dessa idéia.
A idéia de John Locke que o homem é uma" tábula rasa" do latim, "folha em branco" não é verdadeira pois o homem não é um ser passivo frente ao meio é dinâmico com ela interagindo.Pois com a conteporânea a nega pois tem traços do comportamento com tendência genética.O behaviorimo levou essas idéias ao extremo com Skinner em que torna essa idéia ao achar que podia controlar a aprendizagem do homem ao extremo.
Ao nascer a criança por apresentar como Piaget chama de sensório-motor apresenta seu comportamento traços simples, mas não respondem ao mesmo meio da mesma forma tem algo autêntico e único. Mesmo a estímulos simples como amamentar.
Nessas necessidades primárias, os primeiros contatos com o meio externo já criam reforços que ajudaram a formar a personalidade.
A forma como é feita a satisfação mínima contribui para que os primeiros traços.
A Fisiologia /Anatomia comparava observa que as espécies ao longo do tempo, pouco a pouco foram motivo das estruturas do árido, e o comportamento mais elaborado e complexo. Como a encefalização crescente. Em seres simples como minhoca apresenta comportamento mas bem simples que seria mais fácil com prender do que homem em que são mais elaborados e complexos.
Tem ultimamente procurando desenvolver a felogênica para compreender o comportamento humano.
Algo que se torna inegável em chimpanzé e homem como o experimento de Wolfang Köhler, demonstra a presença de raciocínio de etapas; consegue se ensinado desde pequeno domina a linguagem dos surdos e mudos, se usa o teclado para escrever sobre suas vontades o que pensa.
Acompanha a mentalidade de uma criança. No entanto é capaz de entender conceitos abstratos como casa , luta , sim , não.
"Tem estudos que mostram a presença da definição de cultura em antropologia entre primatas como relata o Professor Marcos Torres os chimpanzés reagem e a morte de maneira ritmada de maneira aos humanos." Enquanto uma filha foi obcecada zelando pela mãe em seus momentos finais da vida que perderam os filhotes carregando seus corpos por várias semanas"
Fonte: http://professormarcostorres.blogspot.com/2010/04/chimpanzes-de-luto-comporatamento.html <06/11/2010>
A idéia essencial como base na biologia destaca o aspecto intricado na neuroendocrinologia em que destaca alguns grandes cientistas que contribuíram para isso como Luigi Galvani e de Emil du Bois-Reymond. Du Bois-Reymond realizou seus estudos sobre transmissão nervosa na década de 1840 e na década de 1870 propôs que os órgãos efetuadores seriam excitados pelos nervos através de corrente elétrica, ou de substâncias químicas liberadas pelas terminações nervosas.
Quanto à importância do tecido cerebral para as funções nervosas, os conhecimentos fundamentais também se desenvolveram no século XIX. Theodor Chiam (1810-1882), que descreveu a bainha de mielina, foi quem primeiro propôs que todo o corpo seria formado de células. Sua teoria celular teve ampla aceitação para todos os tecidos, com exceção do sistema nervoso, onde se acreditava que as células eram contínuas, formando um grande sincício. Somente com a descoberta das técnicas de impregnação das estruturas nervosas pela prata (método de Gole) foi possível uma observação mais acurada, resultando nos trabalhos de Santiago Ramón y Cajal (1852-1934), que já em 1889 argumentava que as células nervosas eram elementos isolados. Em 1891 Wilhelm Von Waldeyer (1836-1921) cunhou o termo "neurônio" para designar a unidade anatômica e funcional do sistema nervoso.
Em 1860 foi formulada a de Fechner-Weber que estabelece a relação entre sensação e estímulo
Finalmente, veio a descoberta, por Charles Scott Sherrington (1857-1952), dos espaços existentes nas junções entre células nervosas ou entre estas e as células musculares. Sherrington chamou essas estruturas de "sinapses".
Durante os últimos séculos nunca compreendeu tão bem o aspecto biológico por trás da personalidade como Theodor Schwann que descreveu a bainha de mielina que constituem a matéria cinzenta que é a sede do comportamento. Camilo Golgi estudou a secreção de uma célula que relaciona com o neurônio ao secretar substâncias como neurotransmissores.

Como se vê, há menos de três séculos o avanço do conhecimento permitiu que nossos cérebros e mentes deixassem de ser assombrados pelos espíritos gerados por nossa ignorância, Ramon M. Cosenza, MD, Phd.


Ivan Pavlov demonstrou o comportamento com base no aspecto motor e da aprendizagem como aprende e responde a estímulos.
A memória história do próprio individuo que ajuda formar o comportamento do individuo.
Aspectos gêmeos comparando bivitelino e univitelinos percebem características influências genéticas é agressividade, homossexualismo, suicídio, depressão, ansiedade.
Wilhelm Wundt na Universidade de Leipzig lançou uma base importante da Psicologia, a Experimental destacando a parte sensorial em que percebe as sensações em que estas ajudam na formação da personalidade.
Carl Rogers aponta as limitações do trabalho de Borcos Fred Eric Skinner, pois privilegiam conceitos como controle e previsibilidade e esquecem conceitos como liberdade e a realização pessoal. Fazendo a sua pesquisa tornar o homem mecanicista e determinista.
Gestalt com Wolfang Köhler procura compreende o homem total baseando nessa idéia que tenta compreender o homem total.
" Behaviorismo (S-R)" apoiada sobre mapas cognitivos ? interações estímulo-estímulo ? gerados nos mecanismos cerebrais".
Piaget demonstra que o homem não é um ser passivo reage frente ao meio, mas destaca o papel biológico nisso o aspecto cognitivo.
Vygotsky destaca uma parte muito importante para formação do comportamento o aspecto social nessa aprendizagem.
No século dezenove, aprimora com o desenvolvimento da Fisiologia e da Neurofisiologia
O Sistema Nervoso Central e o Sistema endócrino possuem uma integração, são regulares e complementares.
O Sistema límbico é a sede das emoções. Constituída de neurônios formando o lobo límbico. Nela que ocorre a formação das emoções.
Tem diversas estruturas que fazem parte entre as mais importantes são Amígdala, Hipocampo, Tálamo, Hipotálamo.
Tem uma parte que se tem consciência e outra que não tem são diversos sinais que enviam ao Sistema Nervoso Central durante o funcionamento.
O hipotálamo apresenta o tamanho e tem várias funções uma das mais importantes que relaciona com o trabalho é a secreção dos neurotransmissores, sede das ação sobre as vísceras em que parece o estado da emoção e da emoção e do sentimento.
Para compreender o homem tem que unir várias ciências nos seus aspectos sócias
Hegel /Marx propõe uma teoria que se aproxima da realidade que idéias opostas se chocam e se opõem, pois esta é dinâmica e muitas vezes contraditória.
Aspectos antropológicos as características biológicas e socioculturais de diversos povos contribuem
Aspectos sociológicos relação entre pessoas que vivem numa mesma sociedade
Realidade externa (geopolítica) meio ambiente é apenas porção das informações disponíveis do meio que o ser humano recebe e interpreta. Cada um percebe a realidade de modo distinto.
Freud foi um importante marco na história do pensamento humano para compreender o comportamento humano ao buscar explicações que tem origem na infância.
Não apenas com causas de problemas de origem sexual, mas outros problemas intrínsecos ao ser humano como "medo", "dor", "prazer", "frio", "calor", "alimento", "sono".
Divide a mente em uma parte consciente que hoje na medicina se aproxima com aspectos sensoriais, córtex cerebral, motores e outras inconsciente que seriam a ação de outros dos mecanismos do cérebro como a ação, mas não percebe-se como trabalhar do bulbo respiratório tem um controle até certo ponto depois não mais.
O mecanismo da emoção se concentra no cérebro na região do hipotálamo, tálamo, mas não é isolada se relaciona com outras partes como memória e cerebelo, e com o organismo como um todo. Provocando as doenças somáticas que tem relação.
Fenótipo= genótipo = ambiente (um influencia o outro)
Deve ser a herança os cientistas acreditam do tipo poligenética , ação poligênica , ação congênita de múltiplos genes.
"O nosso DNA possibilita e favorece determinados tipos de comportamento, mas não determina nada". " Os genes não restringiriam a liberdade humana eles a possibilitam, diz Matt Ridley, autor do livro" O que nos Faz Humanos", autor de um artigo na Revista New Scientist.( Super
O aspecto biológico no comportamento se percebe não somente nos neurohormônios, mas no desenvolvimento de estruturas que possibilitará a função do pensamento da memória, comportamento.
Ecologia (do Grego ethos = ser profundo, logia = estudo). Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen.
Foi Konrad Lorenz e Nikolas Tinbergen, por volta de 1930.O comportamento é produto da evolução biológica.
Com gradação crescente de complexidade da encefalização. No homem está com grau muito grande que em outros animais, e um comportamento mais elaborado e complexo do que nas outras espécies.
Pois se confunde o seu meio ambiente com seu patrimônio genético de forma intricada.
Tem seu ambiente compartilhado que os irmãos compartilham da mesma influência, o não-compartilhado (exclusivo), tem também os que vivem na mesma época e origem.
Freud demonstra que na formação do homem tem traços do inconsciente que não percebe a sua origem do consciente em que consegue percebe as suas ações e lidar com ela.

Medicina Psicossomática é a interação entre as mente e corpo e a interação de várias ciências para explicar os problemas de comportamento da pessoa

Vêm do grego "psukhe" = mente ; soma= corpo D não existe de fato concreto uma separação entre mente e corpo
Mesmo dores causadas por motivos claramente físicos como uma cárie dentária é afetada pela contaminação bacteriana.Pode ser influenciado por fatores emocionais como depressão e ansiedade.
Pode também sentir os sintomas que agravam ou causam o mau funcionamento de seus órgãos e até uma lesão dos mesmos como com a Úlcera nervosa.
A ansiedade é ligada a um medo inconsciente como uma angustia muito forte. É um distúrbio psiconeuroendócrino.Tem que enfrentar o obstáculo por meio da luta ou fugir.
Não é algo contemporâneo sempre existiu no homem como a depressão que no século XIX falava ?mal do século?.
Quando o homem vivia na Idade das Pedras também tinha a presença de traços de ansiedade hoje com características da época capitalista.

"A ansiedade é uma sinalização desenvolvida pela natureza com a finalidade de nos proteger e garantir nossa sobrevivência. Ele representa a percepção de que algo ameaçador está por acontecer".
Fonte: www.psiconeuroendocrinologia.com.br/Ansiedade.pdf / Acessado no dia 05/11/2010>
Há fatos no comportamento em sua relação com o cérebro que ainda não evidentes, mas será mais bem compreendido com o tempo, desenvolvimento de novas tecnologias.
"Assim a mente influi sobre o corpo, o corpo influi sobre a mente. Podem comprovar-se caso em que uma afecção do corpo atua sobre a mente. O mau humor e o pessimismo podem ser causados por uma dispepsia (má digestão), produz depressão psíquica, ainda que o parente ignore a natureza de sua afecção" (Hammerly (1971) pg. 142).
Enxaqueca é um traço de tendência genética
Entretanto tem que ter um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. E nem tão simplista no genoma, o gene para enxaqueca , mas a falha na molécula de se rotina e dissemina.
O caso mais curioso em que demonstra a ligação é no paciente tem várias doenças no paciente.
Na realidade todas as ciências se reúnem para lançar a explicação que mais se aproximaria do que na realidade é a personalidade humana, num todo intrínseco e dinâmico.
Pois o homem não é simples, é algo complexo e fascinante. Como criou coisas tão diferentes ,viveu de formas tão imensas.
Para buscar a solução para o medo que caracteriza o Transtorno ansioso procura fugir da realidade, pois não agüenta essa angústia tão forte. Busca alternativas que são as drogas, álcool e o fumo.
A pessoa com depressão além distúrbio do metabolismo da se rotina, apresenta de outros hormônios também como dopa mina e noradrenalina.
O genoma humano não é tão simples que lá estará escrito na linguagem gênica que o homem usará drogas ou não. Não tão somente a possibilidade, mas mais especificamente falhas na estrutura neuroendócrina onde se assenta todo o desenvolvimento comportamental, como o seguinte exemplo: as doenças emocionais aqui destacadas são Síndrome do pânico, depressão, enxaqueca, Distúrbios do pânico, há um traço genético comum em todas elas que é o distúrbio da serotina que é a sua ausência.
O desejo de comer chocolate está relacionado com isso, pois tem grandes concentrações de serotina, mas claro ligados há hábitos culturais, pois essa falha gênica deve ser antiga, mas antes dos europeus conhecerem o chocolate com a dominação da América não o consumiam.
Assim como as drogas, pois tem uma semelhança molecular com esse neurotransmissor, mas não podem ser tendencioso pessoas conscientes pode até encontrar prazer no consumo destas, mas não encontrará satisfação pessoal com isso, pois sabem as conseqüências nefastas de seu uso. O ecstasy aumenta a concentração da serotina.
A gastrite nervosa não parece ter uma relação direta com essa molécula mesmo assim pode estar presente em pessoas com depressão e ansiedade porque a pessoa tensa aumenta a concentração de adrenalina e cortejou pela glândula supra-renal, gerando a prostanglandina que protege o estômago produz o estômago da degradação do Ácido Clorídrico gerando gastrite nervosa e decidindo do estado até Úlcera Nervosa. E no uso de analgésicos que apresentam na composição ácido acetilsalisílico que ajuda o aumento da acidez gástrica.
Tem que tomar cuidado ao relacionar genética e comportamento para não se tornarem deterministas, com grande influências positivas, pois a genética não determina, e mesmo conhecendo a resposta. Tem que ressaltar o cuidado com o determinismo "falácia naturalista"
Como ocorreu com muito desenvolvimento em alguns momentos recentes no desenvolvimento em alguns momentos recentes no pensamento ocidental com Skinner.
Para compreender o homem tinha que se unir o que cada ciência nos deixou como legado para construir o que mais se aproxima da totalidade do homem como na Gestalt de Wolfang Köhler, não da mesma forma, mas da idéia central de compreender o homem na sua totalidade.
E os traços mais simples em animais mais comuns para compreende a totalidade que é o homem.
E nos primeiros momentos do desenvolvimento da criança, pois nesse momento quando mais presente as características sensórias é mais simples do que o homem adulto.
E em sociedades mais rústicas em que não vive numa sociedade tão elaborada e complexa como a capitalista.

Referências Bibliográficas:
Hammerly, Marcelo A. Novo tratado médico da Família, Casa Publicadora brasileira, volume 1,1971.
http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo/ Acessado no dia <06/11/2010>
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4675&LibCatID=5&fromhome=yes <04/11/2010>

http://www.genetika.com.br/upload/anatomia%20da%20personalidade%20-%20HTML.htm 01/11/2010

http://www.leticialanz.org/definicoes/def_genetica.htm 01/11/2010

http://www.pet.vet.br/puc/contri.pdf <06/11/2010>
http://primatas.no.sapo.pt/chimpanze.htm Acessado no dia <06/11/2010>
http://professormarcostorres.blogspot.com/2010/04/chimpanzes-de-luto-comporatamento.html /Acessado no dia <06/11/2010>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner/ Acessado no dia <06/11/2010>

http://sciencemundo.criarumblog.com/ Acessado no dia <06/11/2010>


http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=148&sec=53/ Acessado no dia 01/11/2010