A Teologia Histórica, também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).
A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Divino e Humano). Com poucas exceções, essas duas doutrinas são amplamente aceitas como verdadeiras pela maioria dos cristãos, mesmo quando não são bem-entendidas. Assim, para esclarecer as doutrinas, a Teologia Histórica tem como função investigar a origem das mesmas, considerando o contexto, as controvérsias e principalmente a importância dessas doutrinas para Igreja.
A Teologia Histórica, como o próprio nome sugere, é feita também de história**. Ela tem estreita conexão com duas áreas muito importantes: a história da Igreja e a teologia cristã (MATOS, 2008, p. 15 ). Conforme o teólogo Henry Clarence Thiessen, a Teologia Histórica também "abrange história bíblica, história das missões, história da doutrina e a história dos credos e confissões" (THIESSEN, 2001, p. 21). É quase que impossível separar a Teologia Histórica dessas outras áreas.
Portanto, de modo resumido, pode-se afirmar que a Teologia Histórica é uma ferramenta pedagógica, pois procura oferecer informações sobre o desenvolvimento dos grandes temas teológicos. "A teologia histórica não é simplesmente uma história da teologia cristã, mas ela mesma implica fazer teologia" . Assim, a teologia histórica "é o estudo histórico de como os cristãos em diferentes períodos entenderam os vários tópicos teológicos" .

___________________________

* Essas definições podem variar de acordo com cada autor. Alguns preferem apenas designar "teologia histórica". Cf. MATOS, Alderi. Fundamentos da Teologia Histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.p.15.
** Conforme o historiador francês Jean Glénisson, existe uma relação muito próxima entre o cristianismo e o desenvolvimento da ciência que conhecemos hoje por História. É sabido que com a ascensão da mentalidade cristã os estudiosos entenderam ser necessário uma divisão da História baseada nas escrituras. Mais detalhes, ver: GLENISSON, Jean. Iniciação aos Estudos Históricos. 6. ed., Rio de Janeiro: Editora Bertrand S.A., 1991. p. 43-44.

______________________
Bibliografia

GLENISSON, Jean. Iniciação Aos Estudos Históricos. 6. ed., Rio de Janeiro: Editora Bertrand S.A., 1991.

MATOS, Alderi. Fundamentos da Teologia Histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

MCGRATH, Alister. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica. São Paulo: Shedd. 2005.

THIESSEN, Henry. C. Palestras em Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Batista Regular, 2001.