Intoxicação é caracterizada pela manifestação dos efeitos tóxicos que são caracterizados por desequilíbrio fisiológico, em decorrência das alterações bioquímicas que ocorrem no organismo. Assim intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas o que representa uma importante situação de risco para a saúde no mundo.

Considerando que todas as substâncias são venenos e o que os diferencia de um remédio ou um veneno é a dose aplicada, em tentativas de suicídio os medicamentos e agrotóxicos são as substancias mais utilizadas para tal ato.

A idealização para a tentativa de suicídio geralmente está associada a manifestações de comportamento decorrentes de distúrbios psiquiátricos, alcoolismo, uso de drogas, fatores sociais e econômicos e nenhum grupo etário, sexo ou etnia está protegido desse fenômeno.

A intoxicação por medicamentos é a principal causa de intoxicação nos seres humanos, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas do SINITOX – Sistema Internacional de Informações tóxico-farmacológicas -  desde 1994. A manutenção dos índices elevados de intoxicações medicamentosas no Brasil é caracterizada pelas formas de publicidade que viabilizam a automedicação, o fácil acesso ao produto e grande indústria farmacêutica interessada em retornos financeiros.

Em estudos feitos recentemente, há um leve predomínio do sexo feminino em tentativas de suicídio, sendo a faixa etária mais relevante de 13 a 30 anos.

Hábitos dos brasileiros de manterem estoque de medicamentos em casa, o não descarte de medicamentos vencidos tem uma relevância nessa analise de dados, considerando que todo medicamento possui significativo potencial de risco, e as reações adversas multiplicam-se com o uso incorreto e indiscriminado. Idosos, crianças e portadores de doenças crônicas formam um enorme contingente exposto à propaganda de medicamentos, sem que ela traga nenhum tipo de advertência quanto ao uso de determinadas substâncias que lhes são nocivas.

Apesar de constituir um problema de saúde pública e absorver grande parte dos investimentos financeiros destinados à saúde, esse cenário é passível de transformação. Com a prevenção, pode-se favorecer a situação atual, alterando as estatísticas e evitando a perda de tantas vidas em decorrência da intoxicação exógena. Se conseguirmos ensinar atitudes básicas de prevenção, poderemos oferecer mais proteção à sociedade.