Tentações II

 

Pastor George Emanuel

 

 

Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”.(I Cor. 10:13).

 

 

O apostolo Paulo trazendo a memóriados Coríntios “auto-suficientes” os pecadosquedestruíram Israel no deserto, coloca emdestaquequatrotiposde pecadosquedevem serevitados a todoo custopelosverdadeiros cristãos, entreeles: a cobiça (que trataremos com mais pormenores),  a idolatria, a imoralidade sexual e a murmuração. É impossível que não venham às tentações, mas Deus é soberano e nossas tentações diárias são um dos meios pelos quais Deus prova nossa verdadeira espiritualidade e dependência para como Ele. Lembre-se que cada vitória obtida sobre as tentações, maior serão as conquistas espirituais em nossas vidas. É uma demonstração de covardia ceder as tentações que Deus por meio de Cristo já as venceu e nos deu poder no Espírito Santo para rejeitá-las. De sorte que agora toda a tentação é uma tentação que  “possais suportar”. Todavia, não devemos menosprezar a atuação da tentação em seus estágios inicias; atração e sedução (Tg  1:14).   

 

Cada um de nós (sem a ajuda exclusiva de Deus) está vulnerável as nossas próprias tentações. Cada um de nós tem seus próprios pontos nevrálgicos, pontos de tensão e fraqueza. Minhas fraquezas não são necessariamente as suas, nem as suas as minhas. Mas cada um de nós precisa estar ciente das fraquezas que nos cercam e que habitam em nós para que possamos evitar situações de cair em tentação.

 

John Wesley, em  "O caminhodo reino", II, 1 (S, I, 155-6), disse: Deves saberqueés umpecadore quetipode pecadorés. Conheces a corrupção da tua natureza íntima?  Pela qual te afastou tanto da retidão original? "A carnesemprecobiçacontra o espírito", através da "mentecarnal" que "é inimizade contraDeus", que "não está sujeita à lei de Deusnem pode realmenteestar". Sabesque estás corrompidoem todas as tuasforças eem todas asfaculdades de tuaalma, etodos osteusalicerces estãofora doalinhamento?

 

O quemaisnosespantaé saberquena igreja de Corinto, seus “membros” não conheciam  ou conheciam mais negligenciavam  asdivisõescarnais (1 Co 3:3); ofalsocenso deimportância (superestima 1 Co 4:8); asimoralidades vigentes naigreja (1 Co 5.1); ospecados derebeliãocontra aliderança apostólica (1 Co 4:15-16; 20-21); etc... Pecadosestesque oshomens devem arrepender-seimediatamente,senãosuaschamadas “vidas cristãs” se tornaram umazombaria eobjeto dejuízodivino (1 Co 11:30). Ocristão deve abster-setotalmente detaiscoisas (1 Pe 2:11); devefugir delas (1Co 6.18); devemortificar asobras dacarne a davilconcupiscência (Cl 3.1-5).

 

Nãopodemos encararas liçõesda historia de Israel e da Igrejade Corinto comocoisasde somenos,  semdara maioratençãopossívelaos pecadosquedevastaram as esperançasdos “israelitas”, e de uma boa parteda igrejados coríntios, de verem as promessasde Deusrealizadas emsuasvidas. TantoIsrael no desertoquantoa IgrejaemCorinto nãoestavam cienteso bastantede suasvulnerabilidades, ouse estavam, nãotomaram as devidas precauçõesparase protegerem. O apostolo Tiago nosadmoesta: “cadaumé tentado pelasuaprópriacobiça (1:14,grifo doautor).

 

John Wicliff, chamado paradefenderos direitosda coroainglesa contraas usurpações de Roma, disse;  a cobiça, o orgulho e o engano eram os deuses de Roma. A violência e a cobiça sempre exercem incontestável domínio sobre o clero.

 

Podemos tercertezade uma coisa: Satanás  lidacomo serhumanoa maisde 5 milanos, e eleconhece  muitosbemnossospontosfracose se esforçará ao máximoparaexplorá-los. Se vocêaindanãofez uma analise introspectivade suavidaespiritual, aquilatando precisae seriamente o estadoda suaalmadiantede Deus, descobrindo peloajudailuminadora, corretivae amáveldo EspíritoSantoquaissãoos seuspontosde vulnerabilidade, vocêcorre o mesmoperigoqueIsrael no desertoe dos espirituais de Corinto. Pois, assim como a maioria do Povo de Israel  que cedo se esqueceram das grandes obras de Deus em seu favor e nem esperaram o conselho do Senhor para instruí-los. Mas deixaram-se levar à cobiça no deserto, e tentaram a Deus na solidão (Sl 106:13-14). Da mesma forma, aqueles que se acham “invulneráveis” e “auto-suficientes”, experimentaram o veneno da serpente e sentiram o poder da sedução do diabo que levou Adão e Eva  a rebelarem contra Deus. Satanáscertamente conhece nossasfraquezas enão mediráesforçospara explorá-las.Ele sabeatiçar edespertar acobiçaque aemnós, potencializando opecado e osinteressescarnais doserhumano (sexo,poder edinheiro)parasatisfazer oseu belprazer.

 

 

 

O apostolo Paulo clama com uma voz de aviso: Não devemos nos esquecer das vulnerabilidades humana nem dos erros cometidos no passado por aqueles que se diziam Povo de Deus.

 

 

 

SomenteemDeusfaremos proezas, porqueelemesmocalca aos pésos nossosadversários(Sl 60:12).  Os salvosnãotêm nenhuma licençaparapecar, emborapequem, masa mortede Cristo, sobrea cruz, satisfez a justiçadivina. QuandoJesus Cristoinstituiu a Ceiado Senhor, disse queSeusangueera"... o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para a remissão de pecados" (Mt 26.28). Ospecados davidainteira doindivíduosãojudicialmente perdoadosquandoCristo é recebidopelafé, tornando-seSenhor eSalvador desuavida,vistoqueEle morreuporele noCalvário.

  

 

ODoutorRon Crisp, falandosobreaseriedadedacobiça,elediz:

 

Os homensnormalmentevêem o pecadoda cobiçacomosendo de menorimportância. O Criador, entretanto, sabe quãoperniciosaé a corrupçãodo pecado. Considere o perigoe o maldeste pecado: A cobiçano coraçãohumanoé uma fontede pecado. Foi à cobiçalevou Eva a pecarno Éden, levou Judasa traira Cristoe a Davi emcairno pecadode adultérioe assassinato. O décimo mandamento é realmente um escudo para os outros mandamentos, pois a cobiça fará com que o homem quebre todos eles. A cobiça nos leva a colocarmos outras coisas no lugar de Deus. (Êxodo 20:3. Jó 31:24-28). A cobiça faz da riqueza o nosso ídolo (Êxodo 20:4, Efésios 5:5).  A cobiça faz o homem jurar falsamente e usar o nome de Deus por mero lucro (Êxodo 20:7). A cobiça levou o homem a quebrar o sábado (Êxodo 20:8).  A cobiça causa a negligência aos pais (Êxodo 20:12, Mateus 15:3-6).  A cobiça é responsável pelas guerras e assassinatos (Êxodo 20:13).  O adultério começa quando o homem cobiça o que não lhe pertence (Êxodo 20:14). Veja como a industria do entretenimento explora o sexo por dinheiro. Acobiça é amãe doroubo (Êxodo 20:15).  Acalúnia e oengano podemser traçadoscomofreqüentemente tendoseuinício nacobiça (Êxodo 20:16). Acobiça revelaumcoraçãoquenãoama aoseupróximo. Oamor verdadeiramente aperfeiçoado seregozijaquandooutrossão abençoados (II João 2). Acobiça é aessência doegoísmo e doamorpróprio. Acobiça,comooutrospecados, conduz aperdição (I Coríntios 6:10). Acobiça edetestável navida decristãosprofessos (I Coríntios 5:11).  Acobiça é oque fazcomque odinheiro sejainjustamenteamado (I Timóteo 6:9-10).  Acobiça éumpecadotoloquecausacegueira namente doshomens (Lucas 12:15-21).

 

 

 

Nossocoraçãodeve serguardado da cobiça(Provérbios4:23). Pornãohaverlimitesà suacobiça, nãochegará a salvaras coisasporeledesejadas. Nadaescapou à suacobiçainsaciável, peloquea suaprosperidade nãodurará ( Jó 20:20-21).  O coraçãodo homemé perversoe materialista, nuncase satisfaz, aindaqueobtenha todaa riquezado mundo. Dominado pelacobiçase tornaumescravodela e sofre muitostormentos. Taissãoas veredasde todoaquelequese entregaà cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem (Pv 1:19). Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça (ovrego,menoi; ¿ovre,gwÀ ; oregomai;desejar ardentemente, estender após, fixar o desejo em, avidez por ter;alguns se desviaram dafé, e se traspassaram asimesmoscom muitasdores (I Tm 6:10).