O fisiatra do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, Dr. Malcon Botteon, recomenda que quando se está com tendinite, devemos evitar qualquer tipo de movimento, mas é recomendável que façamos bastante alongamento.

Ele diz que nada é melhor do que repouso, bolsa de gelo e alinhamento com um fisioterapeuta especializado na área.

Se o gelo for aplicado diretamente na pele, o resultado é melhor, mas cuidado para não queimar a pele, para isso não acontecer, deve-se ir girando o gelo, no local da dor.

Os iogurtes com sabores na embalagem de copinho podem ser muito úteis nesses casos, é só lavar bem encher até a boca de água e colocar no congelador, depois de congelado, é só cortar a borda, colocar uma toalha embaixo e ir passando o gelo em movimentos circulares, o copinho protege as mãos.

O gelo tem função antiinflamatória e analgésica e deve ser colocado três vezes ao dia, no local inflamado geralmente nas juntas das mãos, joelhos, ou em outras articulações.

O calor, só piora a dor e não desinflama, portanto nada de bolsas de água quente, nem exercícios, enfim nenhum esforço nessa área é aconselhável, até que o problema esteja controlado, para isso sempre é bom, uma consulta com um especialista, porque cada caso é um caso.

Algumas vezes pode também ser falta de algum alimento indispensável para a saúde e que se não comemos, ficamos com carência e isso provoca esse tipo de inflamação.

Sendo assim antes de tudo, devemos fazer uma avaliação da nossa saúde de modo geral e depois tratar com gelo, fisioterapia e se necessário remédios antiinflamatórios ou mesmo uma mudança na alimentação.

Passada a crise, geralmente a pessoa vai aos poucos voltando as suas atividades normais, mas com determinados cuidados para que o problema não volte.

A tendinite é um problema crônico, mas depois que passa a crise, a pessoa pode ter uma vida normal, passar a fazer exercícios e quando sentir alguma dor, antes de piorar deve fazer compressas com gelo, para evitar problemas mais sérios. 

Confira mais dicas e informações através do blog Cenaless.