INTRODUÇÃO

Ensinar é um ato de interação e compartilhamento, contudo toda a sua intencionalidade educativa deve estar presente na execução do ensino. A necessidade por uma educação de qualidade juntamente com a luta que  ela ocasiona, gera uma reflexão crítica sobre a prática e consequentemente motiva uma transformação sobre a realidade social e, isso é tarefa dos homens.

O papel do educador o qual influencia na efetivação do exercício profissional é de relevante importância para a dinâmica escolar ao relacionar os conceitos educacionais concretos adquiridos na aprendizagem e, por conseguinte, os aspectos ligados à perspectiva da sociedade. Em busca de uma reflexão crítica e filosófica suscita-se indagações ou questionamentos acerca das estruturas e/ou significados intersubjetivos específicos às condições externas da aprendizagem. E de conformidade com esta ressalva é pertinente dialogar com a seguinte assertiva:

O ato pedagógico constitui-se, assim, de uma relação entre o aluno e as matérias de estudo, mediadas pelo professor, a quem cabe garantir os efeitos formativos desse encontro. Com isso se quer dizer que o ato pedagógico não se dá ao acaso: ele exige um trabalho docente sistemático, intencional, planejado, visando introduzir o aluno nas estruturas significativas dos conteúdos, selecionados em termos de finalidades formativas; exige, alem disso, que a assimilação seja ativa, embora não espontânea. É preciso que se conheçam as disposições do aluno, em termos socioculturais e psicológicos, a fim de que sejam conquistados seus interesses, sua colaboração, sua aspiração à formação. É preciso, enfim. Não apenas que se valorize o significado humano e social da cultura, mas o desvelamento das contradições sociais, atribuindo-se uma conotação crítica à transmissão do saber. (LIBÂNEO,1985,p.123.)

Desta forma, como problematização a pesquisa enfoca dentre outras reflexões: De que forma as Tendências Pedagógicas presentes na educação viabiliza a funcionalidade da aprendizagem? Em suma, os objetivos desta pesquisa são: Verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar; enunciar o processo de ação educacional e reflexão filosófica no fazer educacional, etc. A metodologia empregada fora bibliográfica e fundamentada nos autores referenciados.

 

[...]