ARTIGO
TENDENCIA METODOLÓGICA UTILIZADAS PELOS AUTORES, ABORDADOS NO SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO SISTEMA EDUCACIONAL.
Maria da Luz Martins ¹
RESUMO
O texto destina-se à identificar as variáveis utilizadas pelos autores catalogados e indicados na referência bibliográfica do Seminário de Análise do Sistema Educacional ministrado pelo Professor Dr. Oscar L. Graizer, aos alunos de Doutorado em Educação, ofertado e realizado pela Universidade Católica de Santa Fé, na cidade de Santa Fé, Argentina, no mês de julho de 2010. A intenção de elucidas o desempenho dos estudantes participantes, do desenvolvimento profesional dos estudantes de doutorado e Ciência da Educação.
Palabras chave: educação, reforma, investigação, variáveis, método.

1 Maria da Luz Martins. Autora de artígos, trabalhoss técnicos e do livro "Gestão em Segurança, Ergonomia e Higiene no Trabalho".

INTRODUÇÃO
Ao longo de nossa formação acadêmica, deparamos com conflitos ocasionados pelas inúmeras variações metodológicas utilizadas nos processos das teorias do conhecimento científico, que a contemporaneidade acumula. Muitas vezes temos que passar de uma maneira meio esquemática sobre vários tipos de conhecimento, os quais geralmente indispensáveis na sua totalidade para nossa formação, mas que absorvemos o mínimo possível.
De fato, percebemos que, grande parte dos momentos dos nossos estudos passou somente por pinceladas, diante das dificuldades concernentes à concepção do que devemos estudar para aprender, principalmente quando necessitamos ampliar nosso conhecimento para produzir um trabalho científico. Uma das principais dúvidas é a forma adequada de como se aproximar o máximo possível da certeza de uma forma eficiente do conhecimento, então nasce a necessidade da utilização do método.
Assim, por exemplo, o engenheiro, que freqüentou uma universidade, sua profissão exige a necessidade de saber dominar o conhecimento, por exemplo, à queda de uma casa. No exemplo, sabemos que o conhecimento dos engenheiros não é igual, mas o que os diferencia, sabemos que é a dedicação do profissional sobre o conhecimento científico.
Assim o conhecimento científico, se caracteriza também como uma procura das possíveis causas de um acontecimento, busca compreender ou explicar a realidade apresentada aos fatores que determinam a existência de um evento ou fato. Desta forma, não basta ser engenheiro, ou formação acadêmica profissional. É necessário saber o conhecimento dos métodos, para manter a estrutura funcional adequada à proposta que se destina, garantindo sua generalidade qualitativa, que é uma marca fundamental da ciência.
O texto deste trabalho, procura trazer as lições que aprendemos com o ensino do conteúdo programático do seminário, sobre Análise de Sistemas Educativos. Trata-se do que se denomina "exercício da intersubjetividade", isto é, da garantia de que o conhecimento está sendo colocado em discussão, e que qualquer outro estudioso pode ter acesso. Ao relatar seus resultados, percorre-se o caminho das variáveis, para o alcance do resultado final. Este é o objetivo final deste trabalho. Identificar quais são, como são, e de que maneira metodológica empírica os autores utilizam as variáveis nos textos estudados.

1. REFORMA EDUCATIVA NA MODERNIDADE
O conhecimento científico surgiu basicamente no século XVII, com a constituição histórica da modernidade no ocidente. A separação, tão comum hoje, entre filosofia e ciência, sabe-se que não existia antes do advento da modernidade. È bom ressaltar que a relação da ciência com a filosofia e a arte, nunca deixou de existir. Na verdade são campos que se interagem mantendo o mesmo vínculo em comum: questionar a realidade a realidade, de forma a estar em constante discussão da conquista da felicidade do ser humano. No entanto, existem algumas características que, de maneira geral delimitam o campo da ciência. Uma das razões é devido a ciência não ser imediatista, não se contenta com informações superficiais sobre um aspecto da realidade, mesmo que esta informação seja útil de alguma maneira. Como por exemplo, saber que os métodos utilizados no processo do desenvolvimento de alguma atividade requerem planejamento, organização e execução de um determinado projeto utilizando-se métodos qualitativos, que são alcançados satisfação pela devida aplicação do método quantitativo na medida exata. Na verdade a ciência pretende ser crítica, isto é, busca estar sempre julgando a correção de suas próprias produções.
O conhecimento científico se caracteriza também, como uma procura das possíveis causas de um acontecimento. Busca compreender ou explicar a realidade, apresentando os fatores que determinam a existência de um evento. Deve-se garantir sua generalidade, isto é, sua validade em outras situações. A divulgação dos resultados também é uma marca fundamental da ciência moderna, aquecida pelo mundo globalizado e pelo poder sócio econômico. Trata-se do que se chama de exercício da intersubjetividade, isto é, da garantia de que o conhecimento está sendo colocado em discussão. Neste sentido, a ciência moderna não é dogmática, pois os cientistas procuram relatar seus resultados e como chegou a eles, qual o caminho percorrido para o desenvolvimento e a conclusão. Tais elementos são denominados de métodos científicos, muito bem identificados nos trabalhos apresentados pelos autores estudados.
Uma ordem ou regularidade nos eventos forma um denominado pressuposto, a partir do qual o cientista moderno passou com os procedimentos que criava, com essa finalidade observam-se as relações entre os eventos desenvolvidos, isto é, considerando determinada concepção de homem e de natureza e sociedade, não basta supor como se originam as idéias ou o saber da ciência, se faz necessário saber como deverá ser possível sua produção científica, denominadas de métodos empíricos, variável essa, identificada nos textos estudados, mas percebe-se que, apesar de a ciência possuir critérios, aceitos de uma maneira geral por todos os autores estudados (como a intersubjetividade, por exemplo) nem todos os autores partem para a realização de seu trabalho, de uma mesma concepção. Pode-se dizer que isso ocorre porque os pressupostos a respeito do que seja o homem, a natureza e a sociedade e a própria maneira de reproduzir o conhecimento não precisam ser o mesmo para todos os interessados em ciência, no contexto político ideológico das última décadas da sociedade do conhecimento.
Sendo assim, pode-se concluir que, a modernidade passa por uma reforma educativa, se tem diferentes visões de ciência, com diferentes tendências metodológicas, que vem formulando diferentes fundamentos para a ciência, através da epistemologia.
A breve historia do surgimento da ciência moderna, fundamentou-se nas discussões das diversas propostas ou tendências desse tipo de conhecimento. A proposta apresentada no seminário, pelo Professor Dr. Oscar L. Graizer caracteriza-se pela identificação de três variáveis distintas:
? Formas de apresentação de trabalhos acadêmicos ? seminário.
? Trabalho elaborado em grupo e apresenta aos presentes;
? Trabalho elaborado individualmente e apresentado na forma escrita.

2. FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICOS:seminário.

Foi uma forma de apresentação oral, pelo citado professor, aos alunos matriculados na turma 2009 do Curso de Doutorado em Educação, o qual contou com a disponibilização de recursos audiovisuais para ilustrar a exposição, mas que foram utilizados somente pelos aprendizes.
Dentro do método científico, o objetivo de se promover esta forma de apresentação, é levar o aluno a defender determinadas idéias e construir argumentos próprios durante os debates e discussões, que foram os eventos principais que caracterizaram o conceituado seminário. Um seminário exige debate, interlocução, envolvimento, interação, por isso a presença permanente do aluno é fundamental, pois emergem as discussões que devem ser expostas e exploradas na apresentação. Muitas vezes apenas um ou alguns integrantes da equipe, com mais desenvoltura para falar publicamente, garantem a boa apresentação do seminário. No caso do referido seminário todos se envolveram nas discussões, o método utilizado pelo professor ministrante, exigiu a participação de todos os participantes.

3.TRABALHO ELABORADO EM GRUPO APRESENTADO AOS PRESENTES
Trabalho em grupo, dentro do método científico, não significa divisão de tarefas ou simplificação do trabalho. Aparentemente é mais fácil, mas esta concepção é equivocada, exige maior empenho e disciplina, pois se trata de uma atividade coletiva, onde os participantes se expõem aos presentes. Percebeu-se a liderança dos alunos que dominam a oralidade em público, bem como pode-se identificar os membros que dominam a ocasião, pelo simples fato de estarem ativos profissionalmente no assunto abordado, tudo parece fluir de forma natural.

4.TRABALHO ELABORADO INDIVIDUALMENTE E APRESENTADO NA FORMA ESCRITA
Sem dúvidas, a apresentação de um trabalho escrito individual reflete o domínio que o estudante tem sobre o assunto. Exige, por parte do aluno, a compreensão da leitura selecionada, para que possa demonstrar o alcance das dificuldades normais encontradas pelos aprendizes.
Todo trabalho acadêmico, estrutura-se pela introdução; desenvolvimento e conclusão. Tais quesito, coloca o executor do trabalho, na condição de encontrar problema, é o momento em que se demonstra o desenvolvimento do assunto, eixo onde se verifica a condução em que o aluno apresenta os dados compilados, argumentos e criatividade, podendo o trabalho perder a consistência, o sentido, o nexo, quando o aluno não consegue estruturá-lo em torno desse eixo.
A conclusão de um trabalho escrito pode-se dizer, pois os acessos aos mesmos ainda não foram proclamados, sintetiza o tratamento para o problema, podendo apontar outras possibilidades de tratamento para os assuntos sugeridos. Entretanto, qualquer que seja o tipo e a forma de apresentação do trabalho, alguns procedimentos são comuns e indispensáveis, como o uso correto da bibliografia e a elaboração de ficha mento e das citações bibliográficas, a pesquisa em outras fontes e a internet.

5. ASPECTOS DE INVESTIGAÇÃO DO METODO EDUCATIVO
Inicialmente é fundamental compreender o significado dos termos Projeto e Pesquisa. A palavra projeto incorpora a idéia de planejamento de uma ação investigatória. Trás em si a idéia de futuro, ou seja, algo que vai acontecer. Mas afinal o que é pesquisa¿ Como é de nosso conhecimento, um conceito pode ter diversos significados, dependendo da teoria ou postura metodológica que sustenta o pensamento de um autor. Assim vamos entender pesquisa como produção de conhecimento, uma ação para se buscar uma resposta a uma pergunta.
No entanto a elaboração de um Projeto de Pesquisa é o primeiro aspecto para a investigação de um Método Científico, no caso o Método Educativo. O segundo momento ou aspecto, depois de ter concluído o Projeto de Pesquisa, realiza-se a Investigação do Problema Construído, em conformidade com o planejamento do projeto. Paras finalizar, o terceiro aspecto a ser tratado é a Organização e Analise dos Dados Levantados. Utilizado para registrar os resultados dos estudos, utiliza-se a prática da elaboração de um Relatório da Pesquisa, podendo ser considerado o quarto aspecto ou momento de um trabalho acadêmico. Trabalho complexo, que exige discernimento aos elementos construtivos do projeto.

Bibliografia
BALL, Stephen (1994): Education Reform: A Critical and Post-Structural Approach. Buckingham: Open University Press.
BALL, Stephen (2002): «Grandes políticas, un mundo pequeño. Introducción a una perspectiva internacional en las políticas educativas» en Mariano NARODOWSKI Milagros NORES y Myriam ANDRADA (compiladores): Nuevas tendencias en políticas educativas. Estado, mercado y escuela. Buenos Aires: Granica.
BAUMAN, Zygmunt (2001): En busca de la política. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
BECK, John (1999):«Makeover Or Takeover? The strange death of educational autonomy in neo-liberal England» British Journal of Sociology of Education, Vol. 20, No. 2..
BERNSTEIN, Basil (2000): Pedagogy, Symbolic Control and Identity. Theory, Research, Critique Maryland: Rowman & Littlefield Publishers.
CASTRO, Edgardo (2004): El vocabulario de Michel Foucault. Un recorrido alfabético por sus temas, conceptos y autores Universidad Nacional de Quilmes: Prometeo Libros.
CTERA, CNTE, COLEGIO DE PROFESORES, AFUTU ? FENAPES, LPP (2005): Las reformas educativos en los países del cono sur. Buenos Aires::CLACSO.
DE AZEVEDO, José Clóvis (2000): Escola cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Editora Vozes.
DE MARINIS, Pablo (1999):«Gobierno, gubernamentalidad, Foucault y los anglofoucaultianos (Un ensayo sobre la racionalidad política del neoliberalismo)», en Fernando GARCÍA SELGAS, y Ramón RAMOS TORRE, (editores.), Globalización, riesgo, reflexividad. Tres temas de la teoría social contemporánea Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas.
DE MARINIS, Pablo (2005):«16 comentarios sobre la(s) sociología(s) y la(s) comunidade(s) » en Papeles del CEIC, Nº 15, Universidad del País Vasco

DEAN, Mitchell (1995):«Governing the unemployed self in an active society», en: Economy and Society 24.
DEAN, Mithchell (1996):«Putting the technological into government» en History of Human Sciences 9.3.
DEAN, Mitchell (1999):Governmentality: power and rule in modern society. Londres: Sage.
DURKHEIM, Emile (1974):Educación y sociología. Buenos Aires: Schapire Editor.
FELDFEBER, Myriam (2003):«Estado reforma educativa: la construcción de nuevos sentidos para la educación pública en la Argentina». En Myriam FELDFEBER (compiladora) Los sentidos de lo público. Reflexiones desde el campo educativo. ¿Existe un espacio público no estatal? Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas.
FELDFEBER, Myriam (2006):«Reforma educativa y regulación estatal. Los docentes y las paradojas de la autonomía impulsada ?por decreto?» en Myriam FELDFEBER y Dalila ANDRADE OLIVEIRA (compiladoras) Políticas educativas y trabajo docente. Nuevas regulaciones ¿Nuevos sujetos? Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas.
FOUCAULT, Michel (1989): «Résumé des cours 1970-1982». Conférences, essais et leçons du Collège de France Paris: Julliard.
FOUCAULT, Michel (1990):Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Paidós.
FOUCAULT, Michel (2001): «El sujeto y el poder», en Hubert L DREYFUS. y Paul RABINOW,. Michel Foucault: más allá del estructuralismo y la hermenéutica. Buenos Aires:Nueva Visión.
FOUCAULT, Michel (2007): «Nacimiento de la Biopolítica». Curso en el Collège de France (1978-1979). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
GADOTTI, Moacir (1992): Escola cidada. Uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez Editora.
GADOTTI, Moacir (2001): «Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável» en: Carlos Alberto TORRES, Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO
GLUZ, Nora y Fernanda SAFORCADA (en prensa): «Autonomía Escolar: perspectivas y prácticas en la construcción de proyectos políticos»
LEMKE, Thomas (2001) «?The birth of bio-politics?: Michel Foucault?s lecture at the Collège de France on neo-liberal governmentality» en Economy and Society Vol. 30 Nº2

LLACH, Juan J., Silvia MONTOYA y Flavia ROLDÁN (1999) Educación para todos, Buenos Aires: IERAL.
MACRI, Mariela (2006): «Descentralización educativa y autonomía institucional: ¿constituye la descentralización un proceso abierto hacia la autonomía de las escuelas públicas de la Ciudad de Buenos Aires?» Revista Iberoamericana de Educación, OEI.
MILLER, Peter. and Nikolas ROSE, (1990) «Governing economic Life» en: Economy and Society 19 (1)
MORAIS, Ana María.; Isabel NEVES; Brian DAVIES, Harry DANIELS (editores.)(2001) Towards a sociology of pedagogy: The contribution of Basil Bernstein to research. New York: Peter Lang.
MUNIN, Helena (1999) «Introducción a la discusión alemana sobre la ?autonomía? de la escuela». En: Helena MUNIN. (compiladora) La autonomía de la escuela: ¿libertad o equidad? Un recorrido por la discusión alemana de los años noventa. Buenos Aires: Aique.
NARODOWSKI, Mariano y Milagros NORES: (2003): «Searching for "neoliberal" education policies. a comparative analysis of Argentina and Chile» en Stephen BALL, Gustavo FISCHMANN y Silvina GVIRTZ, Crisis and Hope: The Educational Hopscotch of Latin America, Nueva York Routledge.
OLIVEIRA ANDRADE, Dalila y María de Fátima FÉLIX ROSAR,(2002): Política e Gestao da Educação. Belo Horizonte: Autentica Editora.
OLSSEN, Mark ( 2005): «Foucault, Educational Research and the Issue of Autonomy» Educational Philosophy and Theory, Vol. 37, No. 3, 2005.
PAVIGLIANITI, Norma (1993) El derecho a la educación: una construcción histórica polémica. Serie Fichas de Cátedra, Buenos Aires: OPFYL, UBA.
PORTANTIERO, Juan Carlos (1978): Estudiantes y política en América Latina: El proceso de la reforma universitaria, 1918-1938. México: Siglo XXI.
QUERRIEN, Anne (1979); «Las miradas eficaces », en Anne QUERRIEN: Trabajos elementales sobre la escuela primaria. Madrid: Ediciones de La piqueta.
RINESI, Eduardo. y Germán SOPRANO. (2007): «Universidad, Estado y sociedad. Los sentidos de la autonomía y la heteronomía en la experiencia de la universidad pública argentina». en: Mónica MARQUINA,y Germán SOPRANO. (coordinadores) Ideas sobre la cuestión universitaria. Aportes de la RIEPESAL al debate sobre el nuevo marco legal para la Educación Superior. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento.
ROMERO, Luis Alberto (1995a): «Los sectores populares urbanos como sujetos históricos», en: Luis Alberto ROMERO y Leandro GUTIÉRREZ (1995) Sectores populares, cultura y política. Buenos Aires: Sudamérica.
ROSE, Nikolas (1996):«The death of the social? Re-figuring the territory of government», en: Economy and Society 25 (3).
ROSE, Nikolas (1999): Powers of freedom. Reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press.
SADER, Emir (2001): «Hegemonía y contra-hegemonía para otro mundo posible» en José SEOANE y Emilio TADDEI (compiladores) Resistencias mundiales de Seatle a Porto Alegre. Buenos Aires: CLACSO.
TENTI FANFANI, Emilio (2005): La condición docente. Análisis comparado de Argentina, Brasil y Uruguay. Buenos Aires:Siglo XXI Editores Argentina.
TORRES, Rosa María (2000b): « Reformadores y docentes: el cambio educativo atrapado entre dos lógicas» En Los docentes, protagonistas del cambio educativo, Bogotá: Convenio Andrés Bello/Cooperativa del Magisterio de Colombia.
TYACK, David. y Larry CUBAN,. (2000): En busca de la utopía. Un siglo de reformas en las escuelas públicas. México: SEP/Fondo de Cultura Económica.
UNESCO (2000): Marco de acción de Dakar - Educación para todos: cumplir nuestros compromisos comunes. Dakar, Senegal, 26 ? 28 Abril de 2000.
WEBER, Max (2004 [1922]): Economía y sociedad. México: Fondo de Cultura Económica.
ZIBECHI, Raúl (2005) «La educación en los movimientos sociales»,[en línea] Programa de las Américas Silver City, NM: International Relations Center, 8 de junio de 2005.http://www.americaspolicy.org/citizen-action/focus/2005/sp-0506educacion.html (Consultado octubre 2010)