TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL

Josiane Holanda de Araújo[1].

RESUMO

Este artigo científico foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abordou as principais características da Tendência Liberal Tradicional. Para o desenvolvimento deste estudo, foi muito importante a consulta às obras de Aranha (2008), Kramer (2003), Luckesi (1994), Oliveira (2002), entre outros, cujos trabalhos nos ajudaram a ampliar nossos conhecimentos sobre essa tendência pedagógica. Assim, esperamos que, com esta pesquisa, possamos obter o maior número possível de informações sobre a Tendência Liberal Tradicional, tendo em vista que esse conhecimento é fundamental para a formação de qualquer profissional da área da Educação.

Palavras-chave: Educação. Metodologia. Tendência pedagógica.

1. INTRODUÇÃO

O Presente Artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abordou os principais aspectos da Tendência Liberal Tradicional, cuja principal característica é salientar o ensino humanístico, de cultura geral. Segundo essa escola tradicional, o discente é educado para alcançar sua realização plena por meio de seu próprio esforço. Desse modo, não se consideram as diferenças de classe social e toda prática pedagógica não possui relação alguma com o dia a dia do educando.

Como sabemos, as Tendências Pedagógicas dividem-se em liberais e progressistas. A Tendência Liberal defende a ideia de que a escola possui a função de preparar a pessoa para exercer papéis específicos na sociedade, para isso, ela se baseia nas habilidades pessoas de cada indivíduo. Desse modo, a pessoa precisa adaptar-se às normas e valores da sociedade de classe, desenvolvendo uma cultura pessoal. Neste sentido, as desigualdades entre as classes sociais não são levadas em conta, já que a escola não considera as desigualdades sociais como sendo importantes. Nesta tendência, podemos encontrar quatro tipos de linha de raciocínio, que são: (1) a Tendência Liberal Renovada Progressivista, a (2) Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, (3) a Tendência Liberal Tecnicista e (4) a Tendência Liberal Tradicional, a qual será analisada detalhadamente neste artigo.