A moda na verdade reflete a busca dos adolescentes pela identidade própria por isso identificamos diversos grupos diferentes quando saímos à rua, várias tribos, vários grupos com características diferentes e comportamentos diferentes, e isso muito facilmente observado pelo jeito de se vestir.

A moda para os adolescentes é quase tudo na vida de cada um deles, aquela velha calça jeans rasgada, ou o casaco aveludado, toucas, tênis sujo, saia rodada, óculos escuro, coturnos, maquiagem carregada, todos esses são elementos de tribos e estilos diferentes.

Uma característica muito comum aos jogos de vestir e aos jogos de moda onde as meninas em geral desfilam seus looks na passarela com combinações de cores e estilos improváveis, afinal é moda não é.

A moda não precisa ter sentido para quem vê, pois quem está de fora muitas das vezes não compreende o verdadeiro sentido da moda. Estilistas, modelos e roupa, muita roupa dominam o cenário e ditam as novas tendências.

E claro os adolescentes estão sempre de olho no novo boné usado pelo astro do basquete americano ou na calça que o galã usou na cena da novela, todos servem de referência para quem está na busca constante por uma identidade.

A música a arte o esporte tudo pode ser referencia para os adolescentes, andar em grupos também é uma característica que pode ditar moda entre os jovens, a moda vai variar muito dependendo do ambiente em que você frequenta das pessoas com que você convive da música que você ouve do esporte que você pratica do filmes que você assiste.

Nesta fase tudo pode dar margem para referência tudo pode ser copiado tudo pode ser referência.