Tempo

O tempo voa.
Voa o tempo.
Sinto saudades do tempo em que o tempo levava muito tempo para passar.
Havia tempo mais que suficiente para cuidar da vida e ainda se divertir, parecia que as amizades que tínhamos eram muito mais intensas.
Os sonhos de nossa geração eram mais audaciosos: queríamos transformar o mundo, queríamos ser estrelas, queríamos encontrar o grande amor.
Para alguns de nós, um desses sonhos se realizou, para a grande maioria nenhum deles.
Não sei se devo sentir pena daqueles que realizaram um sonho e se acomodaram ou se daqueles que não realizaram nenhum, mas mesmo assim continuam tentando, bem, pelo menos esses ainda tem um objetivo, tem algo a alcançar enquanto aqueles já se entregaram.
Outro dia encontrei um antigo amigo dos tempos de colégio, tínhamos a mesma idade e estudamos na mesma classe, ele era muito popular, todos o adoravam ao passo que eu era apenas mais um, também não era para se admirar, eu era baixinho, meio japonês, minha mãe insistia em cortar meu cabelo na forma de uma cuia, usava um óculos horroroso e era meio dentucinho, ou seja, tinha todos os atributos para não ser nem um pouco popular. Mas voltando ao meu amigo, quase não o reconheci, estava velho, não no sentido físico, mas seu semblante era de uma pessoa infeliz, e todas as pessoas infelizes ficam mais velhas.
Soube que ele se casou, estava com três filhos, tinha um emprego razoável, mas, entre uma cerveja e outra me confessou que estava infeliz, não havia feito nada de bom em sua vida.
Questionei a respeito de seus filhos, de sua mulher, de sua casa, de seu carro, de seu emprego, enfim, de conquistas que deveriam enaltecer qualquer homem, mas a resposta veio sem vida, sem nenhuma alegria.
Casou-se sem estar apaixonado, teve um filho sem estar preparado, depois veio outro e mais outro, abandonou os estudos, vive pagando de aluguel e o carro é do sogro. Fiquei sem saber o que dizer, pedi a conta, paguei e fui embora rapidinho.
Esse fato me levou a escrever esse pequeno texto, como que desabafando o que sinto quando vejo as besteiras que as pessoas fazem com suas próprias vidas, por certo imaginando que não terão que arcar com as responsabilidades.
O que é feito com o tempo que nos é dado?
Passamos todo nosso pequeno tempo correndo atrás de consertar os erros que cometemos?
Passamos o tempo nos remoendo por termos feito escolhas erradas?
Ou então, dispensamos o nosso precioso tempo imaginando como a vida poderia ser se tivéssemos dito não quando dizemos sim, ou sim quando dizemos não?
Esse tempo é limitado, às vezes mais curto do que pensamos. Então, ao invés de ficarmos tentando mudá-lo, por que não o aceitamos simplesmente e mudamos o ciclo de nossas vidas? Basta começar, o que já aconteceu não tem mais jeito. Mas o que irá acontecer depende de cada um.
Então, se você não conseguiu mudar o mundo, talvez ainda haja tempo, por isso, mãos à obra. Comece por você! Se você estiver feliz, as pessoas ao seu redor também se sentirão felizes e o mundo passará a ser melhor.
Você não é uma pessoa de sucesso, não é uma estrela? Talvez seja porque você se esconde em seus problemas. Liberte-se deles e mostre ao mundo o seu brilho.
Não encontrou o grande amor? Talvez seja por que o tenha procurado no lugar errado, ou então talvez nunca tenha realmente aberto seu coração. Pode ser ainda que seu grande amor esteja ao seu lado e você não tenha se dado conta.
O importante é você saber que nunca, nunca deve desistir. E sempre, sempre mantenha uma grande amizade, os fardos da vida ficam muito mais leves quando se tem alguém para ajudar a carregá-los.