O tempo

O tempo é um fantasma que se apresenta constantemente na vida e que se renova de instante a instante. O tempo é um estraga prazeres que age apenas na matéria, portanto, em nós age no corpo humano. O corpo humano é hipersensível ao tempo, como um despertador programado para acordar o trabalhador, que no seu descanso profundo não pode observar que a hora de acordar se aproxima a cada tic-tac, até que o tempo de descanso termina e o despertador estridentemente o desperta; assim o corpo caminha para um despertar do sono da vida.

Como o sábio já disse: "O Tempo é o agora que se desloca continuamente".

Hoje tenho sessenta anos (agora), mas já tive vinte anos evidentemente (ontem), porém suponha que viverei até os oitenta e cinco anos (amanhã), portanto resta-me vinte e cinco anos de vida (hipótese). Esses tempo que ainda me resta viver, na Verdade, não existem. Por quê? Por que ainda não aconteceram.

O Futuro

O Futuro  é apenas hipotético, portanto, não existe. Muitas pessoas vivem em função do que é hipotético. Creem em coisas hipotéticas. 

O Futuro não existe para o ser humano, por que é apenas uma possibilidade de existência, está em Potência para existir (Aristóteles). O Futuro não existe em Ato para mim, mas só em Potência.

O Passado

O Passado, então, existe? Da mesma forma o passado não existe, pois já acabou, passou a ser história em livros ou em memórias, ou ainda em artefatos arqueológicos que ajudam a reconstituir a História (quando não é manipulado por pessoas inescrupulosas). O passado é um presente não atualizado. O passado não existe no real, no agora, só na história. Uma certidão de nascimento é um documento de registro histórico de alguém que nasceu alguns dias antes e foi registrado no presente, mas que se tornou história, mesmo para seu protagonista. A certidão de nascimento do meu pai, falecido em 2004, ainda existe, mas meu pai fisicamente já não existe mais infelizmente. Acertidão de óbito foi tirada assim que ele faleceu, mas é apenas um indicador limitante de vida que encerra a história de alguém que tantas coisas mudou, movimentou, realizou neste mundo. 

O presente

O que de fato existe é o presente, o Agora.

O Agora é o Tempo no qual nos situamos nesse milésimo de segundo, mas por ser dinâmico nunca pode ser fixado. 

Só existe o Agora e este se desloca, a isto chamamos de Tempo.

Se é assim, então, o que é a Eternidade? A Eternidade é o Agora Fixado. O Agora que não se desloca é a Eternidade.
O Tempo, que é o Agora, é uma bolha lacrada, fechada, no Agora Fixado, ou seja na Eternidade. Portanto, para Deus não há Passado, nem Futuro, só existe o Agora Estático.


Tempo = Agora dinâmico
Eternidade = Agora estático

Deus é eterno. Se fosse possível relacionar Deus com o tempo, diríamos que Deus vive um Agora constante. Portanto, Eterno é um Agora que não passa, que não expecta um futuro. Mas, até isso é uma limitante mental humano, pois ao dizer Eterno, o que penso? Penso no tempo! Relacionamos a Eternidade com o Tempo!

Deus é atemporal, é eterno, é infinito, portanto, não pode ser aumentado, não pode ser diminuido, nem multiplicado ou dividido, pois o infinito dividido por dois é igual a infinito; dividido por mil é infinito, etc.
Tudo que é finito pode ser aumentado, diminuído, multiplicado ou dividido. Portanto, no mundo Material tudo pode ser aumentado, multiplicado, dividido. Se é finito, tem limites, e se tem limites tem começo e fim, logo, o Tempo pode ser limitado em horas, ou em segundos, portanto é finito. Então, Deus não pode ser Limitado, nem Finito, pois é Eterno e Infinito.

O Tempo é limitado. O Espaço é limitado. A Massa é limitada. A Energia é limitada, logo, Deus está numa categoria a nós desconhecida, que é meta-histórica, metafísica, é a eternidade.

Observe que se o Espaço é limitado, o Universo é Limitado.
O Big-Bang é muito possível!


Deus é Real e se preocupou com você quando o Universo foi Iniciado. A verdura que você come, o arroz, a maçã, etc, tudo estava lá no "Disse Deus: Haja e Houve".
Por isso Deus depois de criar o Homem viu que era: "muito bom!".

Mas, o ser humano arruinou esse "muito bom" e assim foi enjaulado no tempo, pois esse ser humano não poderia viver eternamente fazendo e cometendo erros, pecados e imoralidades. Não dá para imaginar um Hitler vivendo para sempre, ou um assassino cruel, ou um estuprador, etc.