"O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" Mc 1:15

Existem momentos cruciais em nossas vidas que são marcantes. Nesses tempos somos convidados, ou convocados, a mudar, a alçar novas conquistas, a ultrapassar novas barreiras, a entrar em novos patamares em nossa existência. Seja na entrada de uma simples adolescência, que não é tão simples assim, ou tornar-se um jovem ou adulto, entrar em um matrimônio e constituir, ou construir, um novo núcleo familiar, um novo emprego, etc., a vida é um oceano de desafios e temos que responder no tempo e na forma correta para não atrasarmos o contínuo crescimento exigido pela lei natural da vida e da sabedoria. O convite, a convocação, que aqui se faz agora  vem dos altos céus. Deus quer nos ver em lugares sublimes, de sucesso, que busquem se aproximar dos valores do seu Reino, e que no final se desfrute da sua própria presença. É "TEMPO DE CRER". É agora! Chegou o momento. O chamado penetra por todos os sentidos, ecoa mundo a fora. Nos céus há um convite estampado como um grande outdoor luminoso divulgando o chamado à vida.

            A "voz do que clama no deserto" (Is 40:3), de João Batista, o que veio preparar o caminho do Senhor, se cumpriu e sai de cena, é chegado o tempo do Messias, Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas a mensagem continua a mesma: "Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus" (Mt 3:2, 4:17). Dessa forma, com a repetição, Jesus autentica a mensagem de João, a mensagem do reino. João preparou o caminho, Jesus cumpriu sua missão e o tempo agora é o nosso. A voz profética em nosso tempo ecoa, nos chamando. Qual tem sido a nossa resposta? Qual tem sido a nossa reação? Se passiva omissão, uma negativa à chamada divina. Somos responsáveis pelas nossas atitudes e um dia seremos todos cobrados.

 "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo". Esta palavra nos indica duas coisas: tempo e espaço. Em Hebreus capítulo 4  fala que o tempo de Deus é: "O dia que se chama Hoje". A vida do homem é tão curta, setenta ou oitenta anos, e o que passa disso é "cansaço e fadiga" (Sl 90:10). Compare esse tempo diante da eternidade. Não é sequer uma simples fagulha! Também em Hebreus 9:27 diz: "para o homem está ordenado morrer uma só vez, depois segue-se o juízo". Só temos uma oportunidade. A vida do homem é um curto "hoje", como "um vapor de fumaça". Praticamente o tempo para o homem está cumprido. A decisão pela vida oferecida por Deus é agora, já! Quem garante um só dia de vida a mais em seu percurso escasso e duro nesta jornada? Ninguém.

            O tempo praticamente é desconsiderável, e o espaço então nem se fala. Quando Jesus cumpriu sua missão o reino de Deus se estabeleceu, "está consumado" e presente está até hoje. O Reino do Filho do seu amor não é visível e nem palpável, mas está próximo. Está por fora, por dentro, em cima, em baixo, em todos os lugares. Não há como desdenhar, não ver, ficar distante. As ações do Reino são latentes não só aos olhos físicos, mas também espirituais. Existe uma conspiração do bem estabelecida, existem súditos, leis, reinado e Rei. Não é como uma nação comum, mas existe, invisível, e isso, apesar de ser temporal e passageiro é permitido por Deus para que se manifestem os filhos da luz e os filhos das trevas. Apesar de tudo, de toda conspiração, o homem não terá desculpas diante do grande juízo. Como diz em Romanos 1:20: "os atributos de Deus são INESCUSÁVEIS".

Tempo e espaço já se foram, temos que se arrepender e crer no evangelho. O arrependimento é a base da pregação feita não somente por João Batista e Jesus, mas por todos os apóstolos e profetas do A.T. Para crer precisa primeiro se arrepender. Arrepender dos pecados, do mal cometido, da arbitrariedade à lei. Não há como crer e continuar crendo se não houver o arrependimento. O arrependimento é exigência, fundamento, porta do Reino, requisito indispensável à fé. Caminham juntos. Através do arrependimento estamos aptos para entrar no Reino pela fé que há em Jesus Cristo.

O crer em Jesus não é simplesmente acreditar. Acreditar por acreditar todos acreditam, até o Diabo crer e "estremece". Muitos acreditam, poucos são os que se submetem. Crer é submeter-se, entrar no senhorio de Jesus, vir a ser um súdito do Reino, deixar de lado o comando do Eu. Não é a toa que Jesus diz: "é necessário nascer de novo"; " ser igual a uma criança"; " a elas pertence o Reino de Deus".

Quando chega o tempo correto os jovens são chamados ao alistamento militar. Aliás, são convocados. Não pense que no Reino de Deus é diferente. Todos somos convocados a integrar-se no Reino. Não tem outra opção. Não existe excesso de contingente. Se recusarmos seremos julgados e eternamente afastados pela nossa própria rejeição. Apesar de ser uma obrigação de todo homem seguir o Caminho, Deus nos atrai com cordas de amor. Chama-nos com um convite especial gravado com o próprio sangue de seu Filho Unigênito.

ALISTE-SE!  CREIA!