Introdução
O município de Medicilândia situado sobre as margens da Rodovia Transamazônica da BR 230 Trecho Altamira à Itaituba no Pará, vêm sendo afetada por vários problemas, como principais podemos citar: questão ambiental, falta de apoio técnico na agricultura, índice alto de pobreza, falta educação e saúde de qualidade, etc.
Com os problemas agrários, econômicos, de saúde e sócio-políticos em nosso município, é importante pesquisar as causas que trouxeram tanto desequilíbrio na região. Por isso foi realizado uma pesquisa na propriedade do Sr. Adilson Pereira da paixão que mora na comunidade São Brás km 105, e através das informações contidas foi possível identificar tanto os problemas positivos e negativos que acontece na região e município. Mas vale registrar aqui que apesar dos problemas identificados na comunidade do entrevistado, é possível perceber as riquezas que a região oferece, principalmente pelo potencial produtivo na lavoura cacaueira.
O objetivo da pesquisa é também para identificar como as famílias vivem na propriedade, como utilizam as práticas de cultivos, que relação fazem com o meio ambiente e de que forma estão fazendo para evitar o desequilíbrio ambiental. De a mesma forma perceber o relacionamento e convivência da escola e comunidade no processo de ensino-aprendizagem, na leitura e escrita, uma vez que, todos são protagonistas e participantes desse meio envolvente. Nessa comunidade podemos dividir as famílias em dois grupos; os proprietários e os meeiros arrendatários, porque é uma área de solos roxa, que significa o cultivo de cacau em grande escala.
Através dos dados levantados na pesquisa, segue em parágrafos reflexão e análise para assim levar consciência a toda população do município e região do que os homens são capazes na transformação desse mundo que vivemos. Ainda pode ser percebido que através de uma pesquisa é possível levantar dados concretos, e que mesmo morando na mesma região não somos conhecedor de tudo que acontece em nosso cotidiano, o sujeito do campo vive em grandes incertezas porque quase não se tem resultado do trabalho no campo em função do esquecimento e da desvalorização do poder público.
Considerando o processo histórico da ocupação da Amazônia ao longo dos tempos e correlacionando com a ocupação agrária no município de Medicilandia - PA, frente à diversidade que forma o sistema de produção regional, é importante problematizar e caracterizar como se tem construído o sistema de produção familiar dentro das relações com o meio onde está envolvido.
Dessa forma, a pesquisa buscou responder as seguintes questões: Como se deu a ocupação da propriedade e quais foram os atores? Quais são as atividades produtivas realizadas no espaço da propriedade? Como têm sido desenvolvidas essas atividades considerando sua relação com o meio ambiente? Como ocorre a relação entre a família e a comunidade onde a mesma está inserida e a sua vivência com os movimentos sociais e o espaço escolar? Pautado no objetivo de analisar e compreender como são constituídos os sistemas de produção e as suas principais características no contexto da agricultura familiar camponesa da região, considerando as relações sociais e as relações com o meio ambiente. Podendo assim; conhecer a ocupação do espaço no contexto da região pesquisada.
Compreender como ocorrem as atividades produtivas no espaço do estabelecimento rural e a relação com o meio ambiente e identificar a relação da família com os movimentos sociais e o espaço escolar.
O trabalho de pesquisa apresenta como tema "Sistema de produção familiar e processos de trabalho no campo", e após uma breve introdução segue com os seguintes passos: 1º Fundamentação teórica; 2º Metodologia aplicada na pesquisa; 3º Resultado e discussão; 4º Referente à família; 5º Estabelecimento agrícola; 6º Relação com meio envolvente, 7º Descrição da partilha do saber e 8º Considerações parciais.
Nesse trabalho o leitor poderá fazer suas reflexões, bem como identificar o sistema de produção familiar pesquisada no município de Medicilândia PA. E que através da família entrevistada perceber algumas questões, que de forma positiva ou negativa interfere na vivência das famílias da região. Por outro lado, através dessas análises relacionarem com comunidades, municípios e regiões vizinhas.

Fundamentação teórica
O sistema de produção familiar no município de Medicilândia vem sendo construídos basicamente para a sustentabilidade da própria família, pois devido alguns problemas como mudança do clima, pragas e doenças, infertilidade do solo e a falta de assistência técnica no cultivo, tem causado desanimo em alguns agricultores.
Por algumas razões dentre elas a falta de apóio técnico, solos pouco fértil, e auxílio do poder público, muitos agricultores desistiram de suas terras e foram morar na cidade em busca de melhor qualidade de vida para a família. A análise do Sistema de produção nos remete a dinâmica holística como demonstração por Cgiar (Apud. Reijntjes. Et. Al. 1994)p.31.
A agricultura não é simplesmente uma coleção de culturas agrícolas e animais, aos quis se pode aplicar esse ou aquele insumo e esperar resultados imediatos. Ela é mais como um complicado novelo entretecido cujos fios são solos, plantas, animais, implementos, trabalhadores, outros insumos e influências ambientais, fios esses sustentados e manipulados por uma pessoa chamada de agricultor ou agricultora que, dadas as suas preferências e aspirações, procura obter um produto a partir dos insumos e das tecnologias disponíveis.
De acordo com a temática relacionada com sistema de produção, segundo Paulo Freire (2005), a educação do campo está baseada na produção dos membros da família, que a educação não está desligada da realidade, do dia a dia dos educandos e educandas.
Nesse sentido é importante frisar que, estudar é bom para o crescimento do ser humano na qualificação profissional, é importante também para entender a complexidade do trabalho no sistema de produção familiar. Incentivar a população para buscar formação nas áreas onde contempla o sistema agrícola de produção, e nessa busca quebrar o preconceito que existe na sociedade de que o sujeito do campo não precisa de estudo.
O conhecimento adquirido que é passado de pai para filhos ajuda muito no processo de trabalho no campo. Muitos produtores conservam técnicas que aprenderam com os primeiros colonizadores da região da Transamazônica, no entanto a prática vem sendo disseminada há muito anos.
A família de agricultores pode depender de fundamentalmente de recursos locais e conhecimentos nativos ou de insumos externos "estrangeiros", fertilizantes químicos, pesticidas, mecanização e conhecimento científico formal. Diversos sistemas agrícolas podem existir simultaneamente em uma mesma área. Muito deles foram descritos e comparados (Duckham & Masefield, 1970; Grigg, 1974; Klee, 1980; Rutherberg, 1980). p. 32)
A leitura é muito importante para todos/as, seja no campo, na cidade, ou em qualquer espaço. A comunicação por meio da leitura é fundamental no processo ensino-aprendizagem, e em todas as profissões exigida no mercado de trabalho.
A escola vitória régia busca em sua política educacional alguns incentivos para melhorar a leitura dos alunos. As práticas de letramento no ambiente escolar se dão de duas formas; formal, baseado no currículo escolar (conteúdos programáticos), e informal, utilizando a espont aneidade dentro do processo ensino-aprendizagem. Já as famílias participam desse processo através de culminâncias de projetos, acompanhamento das atividades de seus filhos e reuniões pedagógicas. E nesse contexto a leitura e escrita estão inseridas no cotidiano escolar dos educandos, e com a utilização de projetos que tem os temas relacionados aos bimestres, fazem com que os sujeitos envolvidos (pais e alunos) construam o conhecimento através da leitura e escrita.
Desde o começo, na prática democrática e crítica, a leitura do mundo e a leitura da palavra estão dinamicamente juntas. O comando da leitura e da escrita se dá a partir de palavras e de temas significativos à experiência comum dos alfabetizando e não de palavras e de temas apenas à experiência do educador. (Paulo Freire, 1921-1927 p.29)
A população do município de Medicilândia não dá muita importância à leitura, na condição de educador do município é fácil afirmar o pouco desempenho dos pais e alunos na leitura. Não só alunos, como a maioria das pessoas preferem ler algo animador como; gibis, romances, comédias e revistas de fofocas, as demais fonte de leitura no caso da literatura em geral, as pessoas parecem lêem forçadas, quando é preciso estudar para adquirir notas.
A grande importância da leitura fica esquecida, por exemplo, a busca pelo conhecimento do mundo social, econômico, político, cultural e dos direitos cidadãos, etc. A colocação acima confirma o pouco interesse pela leitura e escrita através de uma pesquisa realizada no município de Medicilândia em 2005, onde se constatou que 10% da população declararam totalmente analfabetos, 30% com ensino fundamental incompleto, 30% com ensino fundamental completo e 30% com ensino médio incompleto.
Além da leitura, é preciso exercer também a escrita, ambos andam juntas. Se for possível fazer uma reflexão após a leitura, ficará mais evidente e de maior valor se o leitor registrar, ou melhor, escrever a própria opinião a cerca do assunto lido. Nesse sentido, a fala e a escrita passa ser uma necessidade de todos, e não apenas privilégio de parte da sociedade. Uma boa escrita permitirá que o leitor faça uma boa leitura. Escrita esta que tenha clareza, coesão e também a força do convencimento, sendo assim a convicção de um fato escrito e lido jamais será esquecido pela sociedade. Apesar do pouco interesse pela leitura dos agricultores, segundo a coordenação pedagógica da escola Vitória Régia, o incentivo em leituras informativas, textos reflexivos e atas são freqüentes na comunidade para estimular pais e alunos.
Quanto aos tipos de livros lidos, quase metade da população (46%) costuma ler a Bíblia, livros sagrados ou religiosos e quase 1/3 (30%) costuma ler romances, aventuras, policiais e ficção científica. Essas ordens de preferências independem do sexo e da inserção ou não no mercado de trabalho, apenas a porcentagem varia: 56% das donas de casa lêem a Bíblia, livros sagrados ou religiosos, enquanto 54% das mulheres e 40% dos homens que trabalham fora o fazem; 25% das donas de casa lêem romances, aventuras, policiais e ficção cientifica, enquanto 37% das mulheres e 22% dos homens que trabalham fora o fazem. (Marília Carvalho e Mayra Moura P. 188).

Metodologia aplicada na pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os meses de Outubro e Novembro de 2010. Os dados analisados são de natureza primária, obtidos através de entrevistas diretas e coletados por meio de questionários semi-estruturados aplicados a uma família da comunidade São Brás km 105 faixa no município de Medicilândia Pará, localizado as margens da Rodovia Transamazônica da BR 230.
Esse trabalho de pesquisa será baseado no paradigma epistemológico dialética por considerar que as ações humanas não têm só um sujeito, mas um grupo prioriza a práxis humana e a ação histórica e social dando sentido uma finalidade inter-relacionado com a transformação das condições da existência da sociedade humana, Segundo Severino (2007).
A pesquisa buscará informações que valorize o meio social do sujeito, e por essa razão se dará de forma qualitativa, uma vez que os trabalhos científicos no campo são fundamentados na epistemologia, pois segundo Minayo "A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares, se preocupa nas ciências sociais com um nível de realidade que não pode ser quantificada (p.13).
Nesta etapa terá a pesquisa-ação, porque além de compreender visa intervir na situação, com vista a modificá-las. O conhecimento visando um aprimoramento das práticas analisadas. Havendo a possibilidade de realizar um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, segundo Severino (2007).
Segundo Severino (2007), objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados sem intervenção ou manuseio por parte do pesquisador (p.126).
Ainda segundo Severino (2007) a pesquisa explicativa registra, analisa e busca identificar. Vai além de todos os contextos metodológicos visando métodos experimentais de ações e interpretações no objeto da pesquisa podendo assim ser explorada.
A pesquisa registra também através de fotos, onde constata a realidade local, que nelas apresentam; propriedade do entrevistado no sistema de produção, estrutura da escola e dependências administrativas. Para tanto, são subsídios que complementam e valoriza no processo de observação, análise e compreensão da pesquisa

Resultado e discussão
Pesquisa sobre o sistema familiar de produção realizada na comunidade
São Brás Km 105 Faixa em Medicilândia no estado do Pará. A pesquisa é de caráter acadêmico visando obter dados concretos e também levantar discussões sobre; modo de produção familiar, estabelecimento agrícola, relação com meio ambiente e com a sociedade local.
O entrevistado por nome Adilson Pereira da paixão de 39 anos de idade, casado, morador e domiciliado na comunidade São Brás km 105 faixa, Medicilândia PA, localizado às margens da BR 230 na rodovia Transamazônica trecho Altamira a Itaituba no Pará, responde a pesquisa pela família. A pessoa na qual responde a entrevista convive com os pais e os irmãos em uma única propriedade, ambos são casados e tem filhos, mas apenas um deles trabalha parte do dia empregado na escola Vitória Régia.
A referida pesquisa buscou informações importantes no que se refere às famílias deste município. Por exemplo, através dos relatos neste trabalho as evidencias que acontecem tanto positiva e negativa no sistema de produção familiar, podem ser comparadas as centenas de famílias que residem na região. Como o modo de produção esta relacionada aos valores políticos, culturais, econômicos e sociais, a pesquisa busca também reflexão, questionamento e entendimento na organização das famílias do município de Medicilândia.
A pesquisa também se fundamenta com relação às políticas sócio-educativas da Escola Vitória Régia situada na comunidade São Brás km 105 Faixa na BR 230 em Medicilândia PA. Apesar de a maioria das escolas do município seguirem um modelo de trabalho e de funcionamento idênticos, a referida escola nesta pesquisa agora busca por inovações.
Com relação o (PPP), plano político pedagógico da escola Vitória Régia, segundo a pessoa entrevistada, o PPP está em fase final da construção, e a intenção é concluir ainda este ano, pois a partir de 2011 toda escolas só será autorizada mediante o PPP. E a escola trabalha com uma concepção sócia educativa (progressista), que esteja atenta às mudanças com base nos valores, prioridades e compromissos democráticos. Da mesma forma procurando sempre relacionar de forma democrática com a comunidade, no processo de tomadas de decisão, em culminâncias de projetos, promoção de festas juninas e noite cultural. Além de a escola defender a democracia em todos os sentidos, busca também pela qualificação dos profissionais em atividades, no objetivo de formar pessoas, críticas, idealistas e comprometidas com a sociedade para assim termos verdadeiros cidadãos.
Relatando esta pesquisa pretende-se, que leitores façam análises e reflexões, já que o assunto em pauta é de suma importância para a sociedade. Todos dependem da produção familiar, das ações do homem, da mulher, assim como dependemos também do campo e cidade, da escola e organizações sociais. Além da importância citada acima com relação ao assunto, pretende-se que no desenvolver da leitura será percebido que vale apena fazer outras análises, pois, a ciência tem um campo aberto e infinito, abre caminhos e permite novas descobertas e reflexões. Por essa razão segue em parágrafos neste trabalho, sistematização, análises e reflexões

3.1 Referentes à Família
A família entrevistada veio da região Sul do país no ano de 1972 com objetivo de viverem dias melhores e tentarem estabilidade econômica para manter a família. Morando na propriedade á 38 anos, a família vem conseguindo realizar seus objetivos; melhorou a condição financeira, os filhos estão na escola estudando em busca de qualificação e preparação para a vida, o pai tem um emprego próximo de casa, consegue estudar e trabalhar na agricultura tudo ao mesmo tempo.
Pela colocação que o entrevistado faz, percebe-se um grande entusiasmo pelo fato de terem a oportunidade de garantir o futuro dos filhos, bem como, tanto na produção agrícola, como na formação profissional. Nas respostas aplicadas ao questionário pré-elaborado pelo pesquisador são notórios os relatos que o entrevistado faz com relação a sua participação na comunidade onde vive. Além do envolvimento do trabalho na escola, esse sujeito consegue também fazer parte dos movimentos sociais, direto ou indiretamente está sempre contribuindo nos eventos na comunidade e município, que segundo a família vem alcançando os objetivos.
Esta família a qual se refere nesta pesquisa tem um padrão de vida razoável que pode ser considerada "médio produtor familiar". Nesse sentido nota-se que a estabilidade econômica da maioria das famílias do Município de Medicilândia esta relativamente ligada ao início da colonização. Isso mostra, no entanto que, quem conseguiu ser empossado numa terra de solo fértil, do tipo solo argiloso e roxo, é evidente também que conseguiu bons resultados no sistema de produção familiar. É claro que não quero aqui generalizar todas as famílias da região, mas pela breve amostragem feita com a família do Sr. Adilson Pereira da paixão, não se descarta a possibilidade de existir níveis de famílias diferentes com relação à renda produtiva agrícola familiar pela caracterização dos solos distribuídos

3.2 Estabelecimentos agrícolas
A terra que a família cultiva hoje foi adquirida através da colonização do INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária). Logo de início decidiram por implantarem culturas definitivas, e perceberam de imediato que o solo era bastante produtivo para várias culturas, dentre elas destacou-se o cacau, mas não deixaram de cultivar as culturas anuais, ou melhor, temporária (arroz, feijão, mandioca), cultivam hortas caseiras para complemento alimentar no cotidiano, e como principal atividade rural continuam cultivando o cacau.
A propriedade da família é de aproximadamente 100 hectares com título definitivo e ao longo dos anos vem sendo explorada para cultivos de plantios de subsistência sendo que em média de 70% a propriedade encontra-se desmatada e com apenas 30% de mata totalmente preservada. A família conta com uma renda média mensal de 1.600 reais, que segundo o entrevistado considera-se razoável. Além da renda obtida do lote a família conta com ajuda salarial advinda do trabalho na administração na escola da comunidade.
Assim como a maioria das famílias da região possuem financiamentos; a família entrevistada também tem um projeto chamado PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar) este financiamento corresponde o valor de 18.000 mil reais, ainda esta adimplente já que as parcelas vencerão em 2013 e 2014. Segundo o entrevistado, o Sr. Adilson Pereira da Paixão, a propriedade é considerada de alto valor, pois, 80% da terra são de solo roxo, muito fértil, propício para o plantio de cacau e outras culturas, más apesar disso existem 20% de solo pedregulho, e este não serve para plantar absolutamente nada.
Apesar do envolvimento com a terra, a família entrevistada participa ativamente dos eventos na comunidade, na escola e até mesmo em outros movimentos fora da comunidade como igrejas, sindicatos e associações. Outro ponto relatado foi à relação com a comunidade e os vizinhos próximos, que segundo eles são consideradas regular ou razoáveis. E vale ressaltar a devida importância que a família dar em relação à leitura, os mesmos gostam de ler coleção enciclopédia, vestibulando 2000 e a bíblia sagrada.
O entrevistado fala da satisfação de ter participado do conselho escolar por quatro mandatos e que já ajudou criar conselhos escolares em outras comunidades, por esses e outros motivos é que está cursando pedagogia intervalar, e também incentiva os filhos a estudarem sempre. A família acredita muito na educação e consegue conciliar o trabalho na lavoura e estudo, tudo isso sem precisar abandonar a propriedade para buscar a qualificação que todos precisam.
No depoimento do entrevistado, foi possível observar que entre esses 38 anos de trabalho na propriedade nunca contou com ajuda de técnico ou engenheiro agrônomo, e afirma ainda que não chegasse a 10% os produtores que já tiveram apoio técnico em suas propriedades em toda região. Apesar da falta de apoio e incentivo na agricultura, o produtor entrevistado na pessoa do Sr. Adilson Pereira da Paixão relata sobre suas práticas no sistema de cultivo, o mesmo faz o uso de componentes orgânicos e também químicos; mas a parte orgânica são adubos como, por exemplo, o esterco de gado, e os produtos químicos são apenas para o uso de combate as ervas daninhas.
Em relato, a família fala do conhecimento que tem dos agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde e por isso não usam aplicação em verduras, legumes e tão pouco nos cereais. Nesse sentido as aplicações dos defensivos agrícolas são usadas especificamente para eliminar as ervas daninha, pois assim, o controle tornará mais fácil e a produção trará resultados positivos. Ainda relata sobre o sistema extrativista, a família assume dizendo que não pratica atividade alguma na extração de recursos naturais, e também não usam plantios consorciados, apenas monocultivo.

3.3 Relações com o meio envolvente.
A família entrevista representada pelo Sr. Adilson Pereira da Paixão, representa parte da população que se encontra na comunidade São Brás km 105 Faixa Medicilândia PA, por estarem situados em área de solo fértil, por serem produtores de cacau, possuem renda favorável para manter a família.
É perceptível nessa entrevista algo não muito comum nas famílias da região do município de Medicilandia, observando o desempenho em nível de conhecimento no que se refere aos movimentos sociais (Igrejas, Sindicatos, cooperativa, Associações e escolas). Apesar das atividades agrícolas a família do sujeito entrevistado participa ativamente dos movimentos ocorridos na comunidade, festas comemorativas, festas lucrativas e beneficentes. Trabalha como funcionário da escola Vitória Régia na Área administrativa por meio período, e tem sempre participado do conselho escolar.
Essa família pesquisada apresenta característica incomum com relação às demais famílias do município de Medicilândia, porque o chefe da casa é funcionário público, estudante e produtor rural, e consegue conciliar três funções ao mesmo tempo sem deixar de cumprir os compromissos. Além de manter a família, a roça e o estudo, ainda contribui com a comunidade fazendo o papel de cidadão crítico e construtivo. Nesse sentido vale ressaltar alguns pontos com relação a esse tipo de família no município.
A família pesquisada teve e continua tendo oportunidades, algo que a maioria das famílias não tem; quando veio da região Sul foram assentados pelo INCRA em uma área de solo bastante fértil, que significa bom para implantação do cacau, a cultura de maior valor na região. Do contrário são muitas outras famílias que não tiveram essa oportunidade, quando são apenas meeiros, dividir a produção não é fácil, e se ainda tiver muitos filhos a situação fica pior.
Apesar da família do Sr. Adilson pereira da paixão não ter contado com ajuda de técnicos para melhorar a produção, é possível perceber êxito durante esses anos que trabalham na lavoura. Por outro lado a família busca melhorar os plantios inovando nos tratos culturais, fazendo sempre adubação orgânica com esterco de gado e material em decomposição. No entanto, nota-se criatividade, porque são curiosos e através da observação estão percebendo o que vem dando certo ou errado, isso faz a diferença, o agricultor também é um pesquisador quando procura inovar sempre.
A análise que temos dessa família é positiva pelo seguinte ponto; o responsável, no caso o pai tem leitura, está estudando, já participou do conselho escolar, trabalha na escola, participa de vários órgãos, dos eventos que acontece na comunidade e ainda é um produtor de cacau. Nesse sentido a família pretende continuar nessa dinâmica e levar como exemplo aos filhos que moram e convivem juntos na mesma propriedade. Além das várias funções que tem a família, também se preocupa com as questões ambientais e com a saúde. O fato de estarem em busca da aprendizagem, nota-se que essa família não pretende abandonar suas práticas agrícolas e nem de participar dos movimentos da comunidade.

4. Descrição da partilha do saber.
A partilha do saber na escola Vitória Régia não aconteceu de forma direta com a presença da maioria como seria pretendido. Por várias razões, e uma delas caso de saúde, não foi possível promover um evento participativo, tendo em vista a dificuldade de locomoção no momento, ainda assim por outros meios consegui mostrar os resultados obtidos nos tempos acadêmicos e também nos tempos comunidades.
Conhecer as pessoas que convivem e trabalham na comunidade facilita bastante na realização de um trabalho. E por esse vínculo possibilitou enviar por escrito as produções realizadas até o momento. É válido relatar também que essa comunidade é do meu conhecimento, pois, já tive a oportunidade de trabalhar na escola Vitória régia como coordenador local do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), durante dois anos pôde acompanhar um projeto de escolarização. Essa oportunidade proporcionou conhecer parte das famílias que moram na comunidade. Na convivência percebi o poder econômico, costumes, modos culturais e também a participação nos eventos na comunidade.
No momento ainda estou com meus movimentos limitados, isso dificultou na realização do Tempo Comunidade. Como os trabalhos de pesquisa continuam, a partilha do saber do 3º TC será realizada nos próximos meses. Na oportunidade foi registrada com algumas fotos a realidade da escola e comunidade. Mas confesso ter pedido auxilio dos amigos para não voltar ao tempo acadêmico sem as atividades prontas, no entanto agradeço a compreensão da comunidade vitória Régia.
Considerações parciais
A ocupação da propriedade do Sr. Adilson Pereira da Paixão se deu por meio legal no que consta a família, foi através de assentamento realizado pelo INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), o INCRA autorizou a posse no ano de 1972, e logo em seguida receberam o documento chamado de Titulo definitivo.
É interessante lembrar que a maioria das famílias da região não teve essa mesma oportunidade, receber a terra com documento, as margens da Transamazônica e ainda com solo bastante fértil, foi privilégio de poucos. A família está conseguindo fazer um bom uso da propriedade, vem ao longo dos anos implantando a cultura cacaueira, no entanto, conseguiram instabilidade pelo fato de ser uma cultura de produção contínua e de valor comercial bastante aceito. Ainda vale lembrar que a cultura do cacau ganha destaque em discussões dentro do projeto da agricultura familiar.
Na região da transamazônica quem menos causam impactos ambientais são os produtores de cacau, a cultura cacaueira permite que o produtor preserve algumas árvores dentro da roça pelo fato da exigência do ensombreamento que é necessário na cultura. Segundo a família entrevistada, a atividade cacaueira e de horticultura não agride tanto a natureza, além de não causar tanto desmatamento, não permite erosão no solo e tão pouco polui o meio ambiente porque não precisa usar queimadas no sistema de implantação das mesmas.
Se observarmos o relatório acima, é notório onde o entrevistado frisa com plena certeza o envolvimento direto com a comunidade. Além de trabalhar na escola na área administrativa, vem participando ao longo dos anos; no conselho escolar, associações, cooperativas e sindicatos. Também está sempre contribuindo e participando dos movimentos culturais na comunidade e município.
Observando esses relatos da família do Sr. Adilson Pereira da paixão, quando o mesmo tem a satisfação em dizer que a família participa do processo escolar, trabalha na roça e estuda, participam dos Sindicatos, Associações e Cooperativas; faz se necessário frisar algumas situações como, por exemplo: a importância da escolaridade, processo de tomadas de decisões na família, acompanhamento dos filhos na escola, manutenção da propriedade, etc. Essa pluriatividade mostra o quanto é proveitoso e satisfatório o envolvimento com o meio social, cultural e político.
Para a compreensão dos tipos de famílias que existem no município de Medicilândia, faz se necessário realizar pesquisas intensas. Considerando a extensão do município, e o difícil acesso as comunidades a pesquisa precisa ser contínua, de forma exploratória, flexível e participativa já que o pesquisador não consegue realizar sozinho todo trabalho. E quando é colocada a situação organizacional da família do Sr. Adilson Pereira da Paixão, em todos os aspectos, é fácil relacionar com as demais famílias do Município de Medicilândia, até porque já aconteceram outras pesquisas nesse mesmo caráter metodológico e foi possível perceber as diferenças; que consta, renda familiar, escolaridade, o meio envolvente, cultura e religião entre outros.

Referências bibliográficas
CGIAR (Apud. Reijntjes, Et. Al. ?1994) p. 31

(Duckham & Masefield, 1970; Grigg, 1974; Klee, 1980; Rutherberg, 1980). pg. 32).2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LÍBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola Pública. São Paulo Loyola, 1990.

MARÍLIA Carvalho e Mayra Moura Pg. 188

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 9 ed. Petrópolis: vozes, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo Cortez,