TEMPERAMENTO NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL

 Para o autogerenciamento vivencial, o temperamento é percebido como uma disposição individual que nos guia na nossa maneira de reagir aos estímulos vivenciais. É ele que norteia “a forma” e a “intensidade” das nossas reações vivenciais. Tem a sua importância nas nossas expressões comportamentais e emocionais.

Ainda bem que não é só o mundo externo que nos dá motivo para sentir e expressar os nossos sentimentos, nós também nos damos. É importante ressaltar que a nossa harmonia vivencial também depende do entendimento e gerenciamento do nosso temperamento. Só assim, reagiremos de forma adequada ao que nós somos instigados a conviver.

Logo, em termos de convívio social, é essencial lidar com o nosso temperamento de forma consciente para que ele não se torne o senhor absoluto das nossas expressões comportamentais e emocionais e acabe determinando por si só a nossa forma de reagir aos estímulos vivenciais.

Infelizmente por ignorância ou não, algumas pessoas se utilizam do temperamento como justificativa para as suas reações inadequadas, afirmando e reafirmando sua inocência.

Para o autogerenciamento vivencial disciplinar o nosso temperamento passa a ser um desafio vivencial inadiável, pois, só assim reagiremos de forma mais equilibrada nos nossos relacionamentos intra e inter vivencial, evitando sermos impulsionados somente por ele e não com ele.

Apesar dos pesares, a vida sempre nos alerta para não esquecermos que a ação vivencial diz mais que um punhado de explicações e justificativas. Infelizmente existem algumas pessoas que acham que através da justificativa desculpam a ação. Cuidado!!! Ao ser envolvido pela própria ignorância acaba ignorando os seus próprios limites e responsabilidades.

Enfim, nós somos responsáveis pelo que fazemos como também, pelo que deixamos de fazer e por sermos seres multivivenciais envolvidos por “n” questionamentos vivenciais, estar em equilíbrio vivencial será sempre um grande desafio que exigirá de cada um de nós, a sua compreensão e renovação. Logo, não faça da ignorância vivencial parte de si, por que assim, acabará embotando o que tem de mais importante na sua dinâmica vivencial, “a sua força de se motivar”.

Acorde!!! É essencial aprender a lidar com aquilo que nos fazem ou fizeram. Faça valer a sua real vontade, não perca o comando da sua vida. Que a sua imperfeição não impeça o bom senso. Nunca se esqueça: você vê o que você quer ver, a sua imaginação também cria a sua realidade. Ou ainda mais contundente: você quer o que você quer. Em termos de escolha vivencial nada é ao acaso, nem pré-determinado.

Para refletir!!!

Para o autogerenciamento vivencial, quem transforma futuro em passado é o presente, por isso, não é inteligente se prender a algo que já aconteceu. E ainda mais, é dado a ele o poder de fazer cada passado diferente do anterior. Nossa!!! Quanta importância.

Para o autogerenciamento vivencial, o mundo profissional além de exigir inovações na atuação dos profissionais, é o grande gestor de novos conhecimentos. Logo, é quem instiga o desenvolvimento profissional e pessoal. O mundo científico tem como função validar ou não esses novos conhecimentos. Já o mundo acadêmico tem como função transmitir e retransmitir esses conhecimentos cunhados pelo mundo profissional e validados pela ciência.

As pessoas que repetem e repetem os seus conflitos vivenciais estão na verdade querendo si convencer de que eles e os outros são a causa dos seus infortúnios. Se você acha que através da dramatização irá mudar a sua vida para melhor. Abra o olho!!!!!

Fique esperto!! As nossas diferenças individuais podem tornar as minhas e as tuas certezas inquestionáveis.

O ser humano, em termos vivenciais, por ser imperfeito, não há como não cometer erros, porém, não é só com os erros vivenciais que se aprende a sabedoria do viver, mais, também através da autoconsciência/autorreflexão. Logo é fundamental a cada segundo, a cada minuto........... reconhecer a vida para dar a si o direito de aproveitá-los.

 O que vocês acham?????     

IGNORÂNCIA VIVENCIAL

Hei você aí

Que idolatra

A sua auto-ignorância

Que busca no notório

O seu guia vivencial

Fique esperto

Pois quem viaja

No dorso da auto-ignorância

Já mais saberá

Interagir com o ignorado

Nunca se esqueça

Que a vida

Não se submete

Ao acontecido

E sim ao acontecer

É através das dúvidas

Que se renova

Acorde

Ao caminhar pelo GPS

Da sua auto-ignorância

Irá pagar

Com a própria vida

A sua irresponsabilidade vivencial

Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda bem

Que não me esqueço.

Não seja o alvo

Do próprio tiro

É preciso reconhecer

Sempre 

A própria vida

Drº Cláudio de Oliveira Lima – psicólogo

Email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com