Leitores. Com a economia aquecida, o Brasil passa por um momento muito bom há indicações que o crescimento pode ser de até 8% e que em 10 anos ocupemos a 5º posição na economia mundial e isso é muito bom para o país e a sua população.

Mas temos um problema. A falta de trabalhadores qualificados.
Conforme uma realizada pesquisa em 36 países esta acontecendo no mundo e principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil uma carência de trabalhadores qualificados para de terminadas funções , segundo essa pesquisa no Brasil 64% dos trabalhadores sentem dificuldades em preencher cargos e a situação se agrava a medida que a economia cresce porque para que ela continue assim é preciso de bons profissionais. De gente boa!

A formação de profissionais não acompanha atual ritmo da economia brasileira apesar de existir mais acesso a educação, o ensino nem sempre é de qualidade o que leva a má formação técnica e profissional da maioria dos trabalhadores. Estamos tendo que importar profissionais qualificados de outros países para continuar crescendo e não pense que esta faltando apenas mão de obra qualificada ate mesmo posições básicas para uma empresa estão em falta para as empresas se desenvolverem.

Os profissionais mais em faltas no Brasil são: técnicos, trabalhadores qualificados, operadores de produção, secretários e assistentes pessoais, operários, engenheiros, motoristas, profissionais de contabilidade/finanças, profissionais de TI e representantes de vendas.

Mas o que podemos fazer para resolver esse problema?
As empresas devem,

1. Melhorar a gestão da força de trabalho, procurar melhorar o desempenho da equipe;

2. Fazer um diagnostico da equipe para saber o tipo de funcionário que a empresa tem em seus quadros e a competência de cada um. A pessoa certa no local certo;

3. Treinar as pessoas conforme a demanda da empresa, se não for possível contratar novos colaboradores.

4. Aprender a reter os talentos, eles estão cada vez mais escassos.

As pessoas podem,

5. Aprender informática;

6. Fazer cursos profissionalizantes, se qualificar;

7. Demonstrar vontade de aprender, ler e se atualizar;

8. Ter foco, não pular de galho em galho;

9. Ter um bom comportamento, ser paciente.

10. Ter fé, acreditar em você e na sua capacidade.

Pessoas e empresas devem cada um fazer a sua parte para que todos saiam ganhando. Vamos refletir sobre isso!