Autor:MSc. José Luís Sabonete Calulo Docente da Escola do II Ciclo do Ensino Secundário Comandante Vilinga no Huambo- ANGOLA.

RESUMO

A elaboracão de um sistema de exercícios é uma temática que tem generado uma grande polémica do meio dos profissionais da educação, concretamente das ciências exactas. Assim, nesta investigação apresentamos o resultado de um diagnóstico feito a 200 estudantes da Escola do II Ciclo do Ensino Secundário Comandante Vilinga no Huambo relativamente a resolução de problemas de Física ,bem como o ponto de vista de 14 docentes. Por outro lado, sentraremos a nossa atenção no aperfeiçoamento da elaboração dos exercícios e não nos métodos de resolução. Neste trabalho se faz uma abordajem de um sistema de exercícios para o desenvolvimento de habilidades na resolucão de problemas de cinemática nos estudantes da 12ª classe. Palavras-chave:Sistema , exercícios, habilidades,estrutura,Problemas e modelo.

INTRODUCÃO

Segundo J.L.S ,Calulo; U , Mestre. (2013). “O processo de ensino e aprendizagem em qualquer nivel educativo tem maior importancia quando os alumnos adquirem conhecimentos, desenvolvem capacidades, habilidades e hábitos que lhes permite uma elevada formação intelectual e com eles se incrementam as posibilidades de desenvolvimento para resolver problemas vinculados com la vida quotidiana”. Em este sentido, nas instituicões escolares de Angola se deve promover a busca de vías e métodos, para a formacão de um homem que possua um pensamento reflexivo, crítico, que pode adquirir e aplicar estrategias e que as defenda. Para atingir este fim é necessário motivar e dirigir a búsca dos conhecimentos mais actualizados, potenciando o desenvolvimento de habilidades nos alumnos de resolver problemas de Física vinculados com a vida quotidiana, com o propósito de prepara-los para a vida. Durante esta investigação aplicou-se um inquerito a Estudantes e Docentes, com o objectivo de identificar a maior dificuldade dos estudantes na resolução de problemas. A partir do diagnóstico feito chegamos a conclusão que as maiores dificuldades que apresentam os alunos são as siguintes (em ordem decrescente ):

 Na realização de análises derivadas da solução dos problemas (57,1% dos professores consideraram o desempenho dos alunos de Muito mal ou Mal );

 No trabalho individual na resolução de problemas de Física (42,9%) Muito mal ou Mal o desempenho dos estudantes);

 No reconhecimento da situação problemática (42,8% dos docentes consideram Muito mal ou Mal);

 Na selecção dos datos necessários para a resolução de problemas (35,7% dos professores considerou o desempeho dos estudiantes de Muito mal)

 74,0% dos estudantes consideram ser mais fácil resolver os problemas com ajuda do professor.O que nos leva a concluir que há uma grande debilidade no trabalho individual.

Tendo em conta estas dificuldades,as actividades docentes na escola, devem orientar-se, para que os alunos aprendam a buscar os conocimentos, expressar os seus sentimentos e relacionarem-se com os sues companheros, aprendam a ser membros activos do grupo, é dezir, que aprendam a aprender. Assim, o objetivo deste trabalho é de definir um modelo de exercício que pode muito bem , ser generalizado para outras temáticas da Física e não só.

DESENVOLVIMENTO

“O modelo da estructura funcional constitui um ponto de partida para a determinacão das operacões básicas que formam a habilidade e a delimitação dos niveis de sistematização; portanto não se converte em um esquema”, U. Mestre (1996).

A estructura da familia de problemas para um tema, segundo o nosso critério, pode começar com um problema elementar, a partir do qual se estructuram, de forma lógica e ascendente, o resto dos problemas do sistema. Cada novo problema da familia (com saus variantes) aportará algum elemento novo que enriqueça o objecto e o método de resolução, que dé maior carácter de essência ao objecto, acercando gradualmente o estudante ao conhecimento mais profundo e geral do fenómeno estudado. Resulta conveninte destacar que só com o enfrentamento de situações novas, durante uma aula práctica, não se garante os niveis de dominio desejados. O dominio dos conteúdos requer de um processo posterior de exercitação, ao longo do qual se faz mais precisas as operacões. Com a exercitação de um certo tipo de problemas se alcança um determinado nivel de dominio, que é transferido durante o enfrentamento de uma nova situação, mais complexa que a anterior , portanto, resulta insuficiente para resolver.

Segundo a concepção dos autores, J.L.S. Calulo; U. Mestre, (2014:48), a familia de problemas deve apresentar a siguiente estructura organizativa:

1. Problemas de primeiro tipo. Constituem situações particu¬lares muito simples, com um minimo grau de complexidade e riqueza no objecto , com as quais o estudante se familiariza aplicando o método de solução com ajuda do professor.

2. Problemas de segundo tipo. Constituem situações conhecidas com variantes, de um maior grau de complexidade no objecto, dada pela introdução de novos elementos e condições e diante as quais o estudante é obrigado,a não actuar só reproducti¬vamente, se não com um certo grau de productividade.

3. Problemas de terceiro tipo. Constituem situações com um máximo grau de complexidade no objecto, a través das quais se generaliza o método de trabalho empregado e que permitem, uma vez realizadas polo estudante, controlar o grau de dominio e profundidade alcançado na habilidade que preside no tema.

O sistema de exercícios que se propõe corresponde com a estructura adoptada do modelo sistémico-estructural-funcional para o desenvolvimento de habilidades a través da resolução de problemas. Como monstra de que este modelo pode ser aplicado a diferentes temas de Física da 12ª classe, seleccionamos os conteúdos do movimiento de uma partícula no plano. O tema de movimento de uma partícula no plano, é a primeira temática que se aborda na disciplina de Física da decima segunda classe do ensino secundária da República de Angola. Assim, esta por ser a primeira investigação nesta escola do Segundo Ciclo Comandante Vilinga do Huambo, Angola, pensamos começar com esta temática para posteriormente de forma progressiva trabalhar em outras temáticas ,onde as Leis de Newton é realmente uma temática a ter em conta.

PARA VER O MODELO DE EXERCÍCIOS É NECESSÁRIO BAIXAR O ARQUIVO PDF.

A graduação correcta dos exercícios é uma vía determinante para o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas. Logo, é necessário muita atenção quando se trabalha com esta temática. Como se pode apreciar, é possivel incrementar o número de exercícios de cada tipo, variando algum de seus dados ou o enunciado da situação . O sistema tem um carácter flexivel que permite adequa-lo as necesidades, tanto dos estudantes como dos docentes. O tránsito do estudante por este sistema de exercícios lhe posibilitará ir desenvolvendo paso a paso as suas habilidades na aplicação das Leis da Cinemática, de igual manera ocurrería en qualquer conteúdo da Física da 12ª classe em que se estabeleça a resolução de problemas como estrategia metodológica e o modelo sistémico-estructural-funcional para o desenvolvimento de habilidades na elaborar do sistema de exercícios. Durante esta investigação consultamos varias obras de autores que escreveram relativamente aos algoritmos ou metodologías relacionadas com a resolução de problemas, tais como: Polya (1945); G.Wallas (1926) Reif entre outros.

Assim, o autor desta investigação considera que estas tendencias relacionadas a resolução de problemas, podem limitar a creatividade dos docentes, pois existem problemas que podem ter solução, partindo de distintos caminhos e emprego de estrategias completamente diferentes, em função da sua imaginação, creatividade, desenvolvimento e inteligência.Logo, a estrategia de resolução , deve estar a criterio dos docentes tendo em conta as necessidades da classe.

CONCLUÕES

O sistema de exercícios para o desenvolvimiento de habilidades na resolução de problemas de Física foi elaborado tendo em conta a preparação que devem ter os alunos relactivamente ao tema de movimento de uma partícula num plamo.

O sistema de exercícios se caracteriza por ser flexivel e adaptavel as condições cambiantes do grupo de alunos, de forma que responda as necesidades do grupo em geral e de cada aluno em particular.

O tránsito do estudante por este sistema de exercício lhe posibilitará ir desenvolvdendo passo a passo as suas habilidades na aplicação das Leis da Cinemática.

BIBLIOGRAFIA

1. Calulo, J.L.S; Mestre, U. (2013). Necessidade e possibilidade de actualizar, desde o ponto de vista científico e tecnológico o currículo e a metodología de ensino da disciplina Física na 12ª clase da Escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário. CD-ROM de Memorias del VIII Taller Internacional “Innovación Educativa-Siglo XXI” y VII Congreso Iberoamericano de Educación Científica. Las Tunas, Cuba. Mayo 2013. Editorial Universitaria del Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba. ISBN 978-959-16-2107-8.

2. Calulo, J.L.S; Mestre, U. (2014). Desarrollo de habilidades en la resolución de problemas de Física de los alumnos de decimosegundo grado en la Escuela de Segundo ciclo Comandante Vilinga de Huambo, Angola. Tesis de Maestría en Didáctica de la Educación Superior.

3. Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação (2003) Programa do Ensino Básico 2º Ciclo. INDE/MINED. 3. Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação (2007) Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. NDE/MEC.

4. Maciel, N. (2007). Física 12ª clase. Ministerio de Educação. Angola. Plural Editores. Porto Editora. Portugal.

5. Mestre, U. (1996) Modelo de organización de la disciplina Física General para la formación profesional de los estudiantes de Ciencias Técnicas. Tesis de Doctorado en Ciencias Pedagógicas.

6. Mestre, U. (2012) La Física en la formación profesional de estudiantes de ingeniería (Libro) ISBN: 978-3- 8484-6754-9. Editorial Académica Española. España.

7. Polya, G. (1945). En su libro sobre solución de problemas en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Ed. Tecno. Madrid. España.