Referência Bíblica: Hb 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Introdução

Nos grandes eventos de Deus na Bíblia, a santificação sempre esteve presente. Foram vidas que se santificaram ao senhor e em resposta viram o agir sobrenatural de Deus a seu favor. Entendemos, portanto, que na vida da igreja, a santificação deve estar presente, para que a mesma cumpra o seu propósito. Pensemos na nossa igreja local: Quais são os alvos e objetivos que queremos alcançar? Onde queremos chegar? Pensamos em algumas áreas desta igreja! Quando a igreja se santifica, a gloria de Deus é manifestada. Com isto, milagres acontecem em todas as áreas desta igreja, levando-a a atingir seus alvos e objetivo.

Frase de transição: Antes de saber mais detalhadamente acerca da santificação, precisamos entender o que ela não é.

Santificação não é ter apenas aparência de piedade

Muitos pensam que ser santo é ter apenas uma aparência de piedade. Vestem-se de modo simplório, de propósito, e não por que não tenham condições de se vestir melhor. Falam baixinho, ficam com o semblante descaído? Outros preferem adotar porte e postura extremados, preocupando-se demasiadamente com medidas. Afirmam que o diâmetro da barra da calça, a largura da gravada e do cinto, bem como a espessura do salto do sapato devem ter "tantos" centímetros? Seria isso uma demonstração de vida santa?
Em Colossenses 2.20-23, o apóstolo Paulo afirmou que devemos nos precaver quanto aos que ensinam doutrinas de homens, (Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,
tais como: não toques não provem não manusei, quais coisas todas hão de perecer pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne).

Santificação não e fanatismo.

Há crentes que, quando o assunto é a santificação, partem mesmo para o fanatismo. Certo irmão afirmou que, na vinda de Cristo, os crentes que estiverem tomando banho não serão arrebatados! Por quê? Simplesmente, porque estarão nus! Houve um tempo também em que não se podia usar perfume, pois diziam os que se consideravam santos: "Nós já temos o perfume de Cristo".Ora, a nudez condenada por Deus é a que leva à imoralidade, relacionada com a lascívia e com a pornografia. O Senhor também condena a nudez espiritual, isto é, o desprovimento da graça de Deus, ocasionado pela arrogância e pela cega confiança nos recursos humanos, como aconteceu com o pastor da igreja de Laodicéia (Ap 3.17,18). Quanto ao perfume (bom cheiro) de Cristo, o ensino de Paulo é no sentido espiritual (2 Co 2.14-17).
E o televisor? É claro que não aprovamos as programações imorais e tendenciosas que nele são apresentadas. Contudo, trata-se de um aparelho como os demais, como é o computador, o rádio, etc. Alías, falando em rádio, no tempo em que não havia televisor, quem era o vilão? O rádio! Diziam alguns "santos": "O rádio é a caixa do diabo!" Mas o tempo passou, o mundo evoluiu, e ficou demonstrado que o extremismo não foi o melhor caminho para tratar do tema em foco.

Santificação não e fanatismo

A santificação também não é isolamento. Certa vez, uma irmã disse que, quando ela se consagra, as pessoas não conseguem nem olhar para ela, tamanha a sua santidade! Creio que não andou nessa terra uma pessoa mais santa do que Jesus. E, onde o encontravam, freqüentemente? No meio de pecadores (Lc 5.27-32). Ele participou das bodas de Caná da Galiléia, demonstrando ser sociável (Jo 2.1-11).Assentar-se na roda dos escarnecedores não é se afastar deles, e, sim, tomar parte em suas prevaricações (Sl 1.1; Is 6.1-8). Como luz do mundo (Mt 5.14-16), que deve brilhar em meio às trevas (Fp 2.15), não podemos nos isolar da sociedade, mas influenciá-la com o bom cheiro de Cristo.Há, também, em nossos dias, um grupo de pessoas que pensa que santificação é maltratar o corpo, subjugá-lo com sacrifícios exagerados. Mas Deus não se agrada disso (1 Sm 15.22; Ec 5.1). Ele quer obediência aos seus preceitos; é isso que denota santificação verdadeira. Viver uma vida de santificação também não implica viver sem tentação (Mt 4.1-11) nem estar imune ao pecado (1 Co 10.12). Significa, antes, ter poder para dominar o pecado (Rm 6.14).

Santificação não e opcional.

(Depoimento do Pastor: Sergio e Magali Leoto)
Estamos vivenciando, nos últimos anos, um momento extremamente preocupante. Uma parte significativa do povo evangélico "parece" comprometida com o Senhor, pois chega a lotar estádios, principalmente para eventos musicais do meio gospel. No entanto, existem princípios bíblicos que estão sendo ABSURDAMENTE mesclados com conceitos contrários à Palavra de Deus. Esta é a prática na vida de muitos adolescentes, jovens e adultos que se dizem cristãos.
A "convivência pacífica" com o pecado é justificada com afirmações do tipo: "Hoje em dia isso é normal! Todo mundo faz! Não seja fechado a novas idéias!" É verdade que sempre existem pessoas fiéis, em grande número (graças a Deus!). Mas como é sempre maior e mais atraente a propaganda do que é errado, em pouco tempo "fidelidade ao Senhor" será "artigo raro no mercado". Veja algumas frases que ouvimos de jovens e adultos, durante nossas viagens ministrando cursos em igrejas evangélicas por quase todo o Brasil:- "Gosto de ser desejada e fazer com que os outros me achem sensual; por isso é que me visto com roupas provocantes".- "Colar em uma prova, não tem nada a ver com a minha vida espiritual. Aliás, quem não cola, não sai da escola".
- "Não vejo problema em ir ao motel com minha namorada. Muitas pessoas da mocidade de minha igreja fazem isso".- "Declarar corretamente o Imposto de Renda? Por que eu vou ser o "certinho", quando tão pouca gente age assim?"- "Paguei o aborto da minha namorada. Afinal, eu tinha que realizar meus sonhos profissionais e não era o momento de ser pai"- "Meu filho é da Igreja e veio comunicar-me que vai morar junto com a namorada! O que eu falo para ele?"- "Descobri agora que meu marido, (líder da Igreja), manteve duas famílias durante muito tempo do nosso casamento"- "O pastor fundador da Igreja, roubou durante 5 anos a caixa de ofertas, foi descoberto e fugiu!" Agora, o que vocês acham? Nossas preocupações têm ou não fundamento? É bom frisar bem: as declarações acima vieram de pessoas que freqüentam igrejas evangélicas de todas as tendências (tradicionais e renovadas), das mais variadas classes sociais!Algumas pessoas crêem que podem fazer um jogo-duplo diante de Deus. Quando estão na igreja, agem como "santos". Durante a semana, acham que não precisam viver o Evangelho. Estas pessoas estão equivocadas, porque a Santidade de vida não é opcional aos filhos de Deus. Não posso ser santo hoje e amanhã achar que não preciso ser.
Não se trata de ser fanático por santidade, mas sim de ser coerente com o que a Bíblia diz. Ela nos mostra que Santificação é básica e também revela como anda o caráter daquele que se aproxima de Deus
* Hb 12:14 : "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor".

O que é Santificação

O conceito de santificação ou de santo na Bíblia é exatamente o oposto do conceito do mundo. As pessoas não crentes entendem como santos as imagens de escultura. Essas coisas, de inspiração maligna, enganam e levam à condenação milhares de pessoas em todo o Mundo. Em Êxodo 20:1-6 (os Dez Mandamentos da Lei), Deus proibiu fabricar, crer e adorar imagens. Em Deut. 7:25-26; 27:15 Deus determina que todas as imagens sejam destruídas, pois são maldições. Na Bíblia, o conceito de santificação significa tornar santo; e ser santo significa ser separado ou consagrado para uso exclusivo de Deus. A palavra santo na Bíblia refere-se a três tipos de pessoas:A Deus, aos Anjos e aos crentes salvos. A Deus no grau Santíssimo. Toda a essência da natureza de Deus é Santa. Só Deus é Santíssimo em Si mesmo e fonte de toda a santidade. Nós não temos santidade em nós mesmos, mas recebemos da fonte que é Deus (Is. 6:1-3; 30:15; 1a Ped. 1:16). Os Anjos são santos porque assim foram criados por Deus (Apoc. 14:10; Luc. 9:26). Os crentes salvos são santos, porque, ao crerem em Jesus, foram separados para Deus, tanto os vivos como os salvos que já morreram, porque no Céu a vida continua. Todo o milagre que ocorre em nosso meio é feito por Deus, que atende às nossas orações, e não por nós (1a Cor. 1:2; Sal. 149:5; Tiago 5:14-16).Como se manifesta a santificação.Teologicamente, a santificação se manifesta de duas maneiras: instantânea e progressivamente.Instantaneamente: No momento da salvação, ocorre uma ação tríplice de Deus, justificando,regenerando e santificando o pecador. Nesse caso, quando o pecador reconhece o seu pecado e crê em Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor o corre uma santificação instantânea (Tt 3.5)Progressivamente: Para a preservação da salvação, é preciso seguir a santificação, a qual começa no momento em que aceitamos Jesus, mas progride a cada dia, quando nos consagramos ao Senhor, aperfeiçoando-nos para a vida eterna. Por isso, o apostolo Pedro tendo como Base os escritos Veterotestamentários, disse: "... como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver", 1Pe 1.15

Os dois lados da santificação

1. O Lado Divino da Santificação
Na obra da santificação há o lado humano e o divino. Do lado divino a obra é completa. Vejamos os meios para a santificação:
a) - Somos santificados pela Palavra de Deus (Jo 15.3; Sl 119.9; Tg 1.23-25). A palavra tem o mérito de purificar e lavar as manchas do pecado (Ef 5.26);b) - Somos santificados pelo sangue de Jesus (Hb 10.10-29; I Jo 1.7), que é a base de toda a nossa pureza e vitória;c) - Nossa santificação é obra da Trindade:Somos santificados pelo Pai - (Jo 15.1-2; 17.5-7).Somos santificados pelo Filho - (Hb 10.10; 2.11).
Somos santificados pelo Espírito Santo - (Rm 15.16; 1 Co 6.11; Gl 5.22-25).

2. O Lado Humano da Santificação

O lado humano da santificação envolve dois atos da parte do crente. São eles: separação e dedicação.a) Separação:"Assim, pois, se alguém se purificar a si mesmo destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda a boa obra" (2 Tm 2.21). A razão de Deus não usar certas pessoas, é porque nunca se separaram.b) Dedicação:A dedicação é algo que fazemos. Envolve a nossa vontade e inclui todo o nosso ser. "Rogo-vos, pois, irmãos... que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm 12.1).Deus não arrasta ninguém pelo caminho do discipulado, da dedicação e serviços verdadeiros. É um ato espontâneo e completo da parte do cristão.Por que devemos nos santificar?1. A santificação é uma ordem expressa de Deus. A ordem de Deus é meridianamente clara: "Santificai-vos". Sem santificação ninguém pode ver a Deus. Sem santificação não existe comunhão com Deus, pois Deus é luz e só os puros de coração poderão vê-lo face a face. Deus nos chamou do pecado para a santidade. Ele nos salvou do pecado e não no pecado. Aqueles que são de Deus apartam-se do pecado e deleitam-se na santidade. O povo de Deus é um povo santo chamado para a santidade. Somos santos posicionalmente, mas devemos nos santificar processualmente. O mesmo Deus que trabalhou por nós na redenção, trabalha em nós na santificação.2. A santificação é uma condição para as maravilhas de Deus. "Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós". Nós somos as nossas próprias ferramentas. Deus utiliza, não grandes talentos, mas vasos limpos. Deus usa homens e mulheres que buscam a santidade. A vitória de Israel sobre seus inimigos não seria resultado de seus esforços humanos, mas da intervenção divina. As maravilhas divinas deveriam ser precedidas pela santificação do seu povo. É a santidade que abre caminho para as maravilhas divinas. Se queremos ver as manifestações portentosas de Deus em nós e através de nós, deveremos, então, santificar nossa vida. O pecado nos afasta de Deus e atrai sobre nós vergonha e opróbrio, mas a santificação é o caminho da comunhão e da honra.3. A santificação é uma exigência para todo o povo de Deus. Josué é enfático: "Santificai-vos". A ordem divina era para os sacerdotes, para os levitas, para os homens, mulheres e crianças. Todo o povo de Deus deve ser santo. Todos precisam buscar a santificação como o seu maior tesouro. Devemos desejar Deus mais do que suas bênçãos. Devemos buscar a semelhança com Cristo mais do que o sucesso. Devemos querer Deus mais do que as maravilhas divinas. A medida que cuidamos da causa, a santificação, experimentamos o resultado, as maravilhas de Deus.4. A santificação é uma exigência para ser observada hoje. Se Deus vai fazer maravilhas amanhã e se a condição indispensável para essas maravilhas é a santificação do povo, então, devemos nos santificar hoje. Não podemos adiar essa ordenança divina. A santificação é para hoje e não apenas para a eternidade. Na eternidade seremos glorificados. Mas, aqui começa o processo da santificação. Hoje é o dia de nos consagrarmos a Deus. Agora é o tempo de colocarmos tudo sobre o altar e voltarmo-nos para o Senhor de todo o nosso coração.5. A santificação torna o povo de Deus o receptáculo das maravilhas divinas. Quando o povo de Deus se santifica, Deus opera maravilhas em seu meio. As maravilhas divinas não são feitas apenas por nós, mas, sobretudo, em nós. Somos o receptáculo dessas maravilhas e em seguida, os instrumentos por meio dos quais essas bênçãos fluem para o mundo. Somos abençoados para sermos abençoadores. Pela santificação tornamo-nos imitadores de Deus e canais das bênçãos de Deus para o mundo inteiroDo que devemos nos separar?Há muitos mandamentos na Bíblia que tratam da separação do mundo. Por exemplo: o Egito, Ur dos Caldeus, Babilônia e Sodoma são todos símbolos do mundo. Eles mostram diversas coisas sobre o mundo.

- Egito = desfrute do mundo

- Ur = religiões do mundo

- Torre de Babel (Babilônia) = confusão do mundo

- Sodoma = pecados do mundo

- Devemos sair de todos estes lugares

Quando o anjo da morte saiu para matar os primogênitos da terra do Egito, o mensageiro de Deus passou por cima das portas que tinham o sangue (Ex. 12:23). Se não havia sangue na porta, o primogênito daquela casa era morto, não importando se aquela casa era boa ou má. O fator básico para a salvação é o sangue; isso não tem nada a ver conosco. Nós fomos redimidos pelo sangue, mas devemos lembrar que após a remissão devemos mover-nos e sair. Não pense que podemos comprar uma casa e morar no Egito. O primeiro resultado da redenção é separação, isto é partida, saída. Deus jamais redime uma pessoa e deixa na velha posição para continuar vivendo no mundo. Se você foi redimido pelo sangue de Jesus tornou-se estrangeiro e peregrino na terra. Uma vez que tenha sido separado pelo anjo destruidor, você deve arrumar as malas e sair do Egito. Uma vez uma professora ouviu de uma aluna de 8 anos, a seguinte resposta sobre se ela queria ser o rico ou lázaro (Lc 16:19-31). ? "Enquanto eu estiver viva quero ser o rico, quando morrer quero ser Lázaro". Muitos "cristãos" são assim. Eles querem o melhor dos dois lados. Na primeira vez que os israelitas quiseram deixar o Egito, Faraó permitiu que apenas os homens fortes fossem, os velhos e os jovens deveriam ficar. Faraó sabia que se pudesse segurar os jovens e os velhos, os homens fortes não iriam longe. Após algum tempo voltariam. A estratégia de Satanás é evitar que tenhamos uma separação completa do Egito. Se deixarmos uma coisa ou uma pessoa para trás, não poderemos ir muito longe, e acabaremos voltando.

Faraó fez várias propostas:

1. "Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra" (Ex. 8:25)

2. "... saindo, não vades longe" (Ex. 8:28)

3. "ide vós, os homens" (Ex. 10:11)

4. "Ide, somente fique os vossos rebanhos e vosso gado" (Ex. 10:24)

A intenção de faraó era convencê-los a servir a Deus no Egito. Ele sabia que eles acabariam por servir a Faraó. Satanás conhece bem as palavras de Mat. 6:21: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o seu coração". O tesouro e a pessoa andam juntos. O mandamento do Senhor é que aqueles que o Servem devem separar-se do mundo. É um rompimento com todos os valores do mundo (I Jo 2:15-17). Moisés foi radical: "Devemos ir caminho três dias ao deserto, para que adoremos ao nosso Deus"(Ex. 8:27). Os cristãos devem sair do sistema e da organização do mundo. Em outras palavras, ainda vivemos no mundo físico, mas ele se tornou um deserto para nós. Aos olhos do mundo, estamos no deserto e somos forasteiros e peregrinos. Depois que alguém compra uma coisa, o item comprado é levado embora. Lembre-se de que, uma vez que o sangue de Jesus nos comprou, não temos outra escolha a não ser ir com o Senhor. Se fui comprado por Ele, devo deixar o mundo e ir com Ele. Talvez você se pergunte do que é que devemos nos separar. O que é o mundo? Podemos classificar cinco itens que devemos romper completamente. Quando vemos a cruz, podemos dizer: "Eu me glorio na cruz". Quanto a nós o mundo está morto. Se a nossa posição é diferente da posição do Senhor, então estamos errados.Se nos detivermos nos caminho dos pecadores, mais cerdo ou mais tarde, estaremos no lugar deles. Se nos assentar na roda dos escarnecedores, mais cedo ou mais tarde nos tornaremos escarnecedores. Pecar e escarnecer são contagiosos. Devemos aprender a fugir dessas coisas como se estivéssemos fugindo de germes mortais. Ler Salmos 1. Santificação tem um fim: a consagração, pois ninguém se separa do mundo à toa. Ter uma vida consagrada implica pelo menos quatro pontos principais para uma genuína consagração.1-A base da consagração ? a compra. - "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo". l Co. 6:20.?Precisamos ter base para tudo o que fazemos.?Se vamos a uma livraria e queremos um livro não podemos simplesmente pegá-lo, porque não temos base para isso. Mas, se pagamos o preço devido, podemos exigir que o livro seja entregue, porque agora ele nos pertence.?A base da consagração é exatamente a mesma.?Deus é um Deus de legalidade e justiça.?Ele jamais faz ou reivindica coisa alguma sem uma base.?Quando Deus, portanto, requer que você se consagre a Ele, não pode ser sem base.?Todavia, Ele possui uma base muito sólida para isso: a sua compra.?Ele comprou você, assim Ele pode requerer que você se consagre a Ele.?A sua consagração está baseada na compra feita por Deus. Você pertence a Deus.?O preço que Deus pagou por você foi altíssimo. Você foi comprado pelo sangue de Jesus derramado na cruz.?Se o valor de algo é determinado pelo preço que se paga por ele, então você possui um valor enorme, pois você foi comprado pelo que há de mais caro e precioso: o sangue de Jesus.?Você é propriedade de Deus. Portanto, consagrar-se é reconhecer que você agora possui um dono.?Você não pode fazer de sua vida o que bem entender, sua vida agora pertence a Deus. Ele é o seu dono e Senhor.
2-O motivo da consagração ? o amor de Deus. ? "2 Coríntios 5:14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram".?A base da consagração é a legalidade, mas a motivação é o amor.?Para ser salvo, você precisou crer, mas, para crescer em Deus, você precisa agora ser conquistado por ele, você precisa amá-lo.?Ilustração: No tempo em que os garotos faziam seus próprios brinquedos, um garoto simples criou um carrinho feito de latas. Aquele carrinho foi motivo de muita alegria. Ele passeava com ele e tinha muito orgulho dele. Ele era a sua obra prima e lhe pertencia. Mas, o carrinho um dia foi roubado. Que tristeza. Era insubstituível. Dias depois, andando pela vizinhança ele viu o seu carrinho. Estava quase irreconhecível. Um garoto perverso o havia roubado. Mas, não cuidou do carrinho, ele estava desfigurado e quebrado. O menino tentou reaver seu brinquedo de volta, mas o garoto não quis devolvê-lo. O que ele fez?Comprou o carrinho de volta. Depois de comprado, ele o restaurou e ficou ainda melhor que antes. E sempre que pegava o brinquedo ele dizia: "você me pertence duas vezes, primeiro porque eu criei você e depois porque eu o comprei". ?Você percebe que essa é a sua história??Você é duplamente de Deus. Primeiro porque ele o criou, mas também porque Ele o comprou de volta do diabo que o havia roubado.?A sua compra apenas mostra que o amor de Deus por nós não tem limites.?Deus não quer que você se consagre a Ele por obrigação, mas por amor.?Ele quer conquistar o seu coração para que você deseje ser prisioneiro do seu amor. ? Pois o amor de Cristo nos constrange... ?Em outras palavras, o amor de Deus é uma forte correnteza que impele você a se consagrar a Deus.?A consagração é baseada na compra, mas é motivada pelo amor.?O Senhor é o nosso dono, Ele possui direitos sobre nós, mas nós nos consagramos a Ele por amor.3-O significado da consagração ? ser um sacrifício. ? "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Rm. 12:1?Esse versículo nos mostra que o significado da consagração é ser um sacrifício.?Mas o que significa ser um sacrifício??Em primeiro lugar, sacrifício é tudo o que é colocado sobre o altar para uso exclusivo de Deus.?Aqueles que se consagram realmente devem passar completamente ? das próprias mãos ? para as mãos de Deus.?Em segundo lugar, sacrifícios eram ofertas ou presentes trazidos a Deus.?Ao se consagrar, você se entrega como presente para Deus.?Dessa forma você se torna triplamente de Deus: primeiro porque Ele o criou, depois porque Ele o comprou e, por fim, porque você se deu a Ele como presente.?Tal sacrifício em forma de presente é para a satisfação de Deus.?Você quer agradar o coração de Deus? Então dê um presente a Ele: consagre-se.?Em terceiro lugar, o sacrifício também nos fala de entrega. Deus nunca toma nada a força, tudo deve ser-lhe oferecido voluntariamente. ?Nós é que espontaneamente nos colocamos sobre o altar e não ousamos sair. ?Outros podem se mover livremente, mas nós não agimos de qualquer maneira.?Outros podem fugir da Sua vontade, mas nós escolhemos ser prisioneiros do seu amor.4-O alvo da consagração ? servir a Deus. ? "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;". l Pe. 2:9?O significado da consagração é tornar-se um sacrifício, um presente para Deus, logo o que é oferecido é algo inteiramente dedicado a Deus.?O alvo de ser consagrado, portanto, é ser usado por Deus para servi-lo para trabalhar para Deus, você precisa primeiro deixá-lo trabalhar em você.?Somente os que se deixam ser trabalhados por Deus podem trabalhar para Ele.?Na consagração, você deixa Deus trabalhar em você para que, por fim, você possa trabalhar para Ele.?Uma vez que o presente foi entregue a Deus, agora Ele o usará como bem quiser.?Ninguém pode ser útil para Deus sem primeiro se consagrar a Ele.?Deus só usa o que lhe foi entregue nas mãos.?Então, a partir de agora em diante, seus ouvidos não estão mais disponíveis para ouvir a voz de nenhum outro, nem sua mãos para fazer a vontade de outro, nem seus pés para andar nos caminhos de outro.?Além do Senhor ninguém mais pode usar-me.
?O significado da palavra consagração no original é "ter mãos cheias", portanto, alguém que está com as mãos cheias de Deus não pode ser usado mesmo para outra coisa.

CONCLUSÂO

Vivemos num mundo que tem sido manchado, por milhares de anos, pelo pecado. Estamos rodeados por violência, pornografia, desonestidade e falsa religião. Deus não pretende que nos isolemos deste mundo (João 17:14-21), mas que fujamos dos seus pecados (1 Timóteo 6:11) e brilhemos como luzes num mundo de trevas (Mateus 5:14-16). Nunca foi fácil viver como povo santificado num mundo de corrupção e injustiça, mas é possível. Jesus provou isso durante uma vida de pureza sem pecado. É nossa responsabilidade seguir seus passos: "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca" (1 Pedro 2:21-22).

Autor: Irmão Antonio Eugenio Fortes Pacifico