"Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás..." (Gn 2.17)  

Introdução

Muitos Cristãos que tem como característica de vida a fidelidade a Deus, vez por outra, se encontram em meio a um amontoado de questionamentos. Muitos vivem si perguntando: Por que Deus disse “não” como resposta ao pedido que lhe fiz? Pode ser que você que esta lendo esta mensagem esteja com este mesmo questionamento. Se de fato, for esta à realidade que você esteja vivenciando, continue lendo com atenção esta mensagem, pois, você descobrirá, que em certas ocasiões, Deus nós diz não, pelo fato d'Ele nós amar de forma inexplicável.

 

Pensamento da mensagem: Nesta mensagem, veremos que Deus disse “não” a Adão e Eva - simplesmente porque Ele queria proteger nossos primeiros pais, e toda a humanidade da herança pecaminosa - que herdamos de Adão e Eva pelo fato deles Terem desrespeitando o “não” de Deus - comendo do fruto proibido.

Dito isto, Imagine você chegando ao zoológico, logo após arrumar todos os seus pertences em um lugar apropriado, você inicia uma jornada com o objetivo de visitar cada espécie de animal, em seu devido lugar de habitação, de acordo com sua natureza. De repente: Você vai de encontro a uma imensa jaula repleta de leões. Ao aproximar-se da mesma, percebe-se que tem um aviso colocado pela direção do zoológico, com o seguinte teor... “Não Toque na jaula”. Pergunto: Por que a direção do zoológico preocupou-se em deixar um aviso que dizia para os visitantes não tocarem na jaula dos leões? Será que e porque eles queriam simplesmente ditar regras para a vida dos visitantes? Será que era para transmitir uma imagem de que quem dava as ordens no zoológico eram eles? Bom! Na verdade, nenhum destes questionamentos está correto. Por quê? E simples! O aviso só foi colocado na jaula, com o objetivo de lembrar que ninguém deveria tocá-la. Pois a direção do zoológico tinha ciência, que se algum desavisado encostasse na jaula repleta de leões, certamente ele iria se machucar, ou, poderia até mesmo perder a vida, pois os leões, com certeza atacariam qualquer um que tocasse em sua jaula.


Quando Deus disse “não” para Adão e Eva, era porque Ele sabia que se eles alimentassem da árvore do bem e do mal. Eles mesmos iriam ser penalizados com a sentença de morte. "porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17).

Com muita freqüência Deus diz “não” para nos em relação a uma casa que esta nos nossos planos para comprá-la, ou um carro, uma viagem, uma profissão, etc. Entretanto, a pergunta que não quer calar e esta: Por que Deus diz não para muitas coisas que aos nossos olhos julgamos ser boas? Será que e pelo fato de Deus ser arbitrário? Será que e autoritarismo em determinar regras, apenas para ter o prazer de ver o ser humano cumprir-las. Ou quando Deus Diz “não” para nos, e um “não”, a semelhança do “não” da direção do zoológico, que tinha como objetivo proteger os visitantes dos ferozes leões.

E quanto a você! Esta chateado (a) por que Deus disse um “não” em relação a sua oração? Cada um de nos precisamos esta atento para esta verdade, Adão e Eva não respeitaram o “não” de Deus, e como conseqüência, veio sobre a vida de ambos e de toda humanidade, o carrasco chamado pecado. 

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Romanos 3:9). E como se não fosse suficiente, também o homem virou servo do pecado. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. (João 8:34). É sujeito à morte. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do Pai, assim também a alma do Filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá (Ezequiel 18.4).

Foi para evitar a morte espiritual, física e eterna que Deus disse “não” para nossos primeiros pais, foi para protegê-los. É proteger - não somente eles, mas também toda a humanidade. Por estas, e muitas outras razões, Deus muitas vezes diz “não” para nos. Pois na verdade, Deus quer nós proteger, porque Ele que conhece o fim desde o principio, sabe que lá na frente, muita de nossas decisões, trará conseqüências que vão nos machucar muito. Quanto ao “não” que Deus nós fala, talvez no momento tenhamos dificuldade de compreender o por quê de sua recusa em nos atender. Se Deus disse “não” para você em relação ao desejo de seu coração, e porque Ele esta te livrando de complicações em sua vida no futuro. Em relação a Deus, temos que entender uma lição que se resume assim: Melhor do que compreender a Deus, e simplesmente obedecê-lo. Pois sempre que Ele falar “não” para nós, e porque Ele quer nos proteger. E a razão desta proteção, não e outra senão o grande amor inexplicável que Deus tem para com cada um de nós. Portanto, descansa no Senhor, pois o melhor da parte de Deus lhe será concedido, na hora já designada por Ele, para abençoar sua vida.

Conclusão

A atitude mais sábia de nossa parte no relacionamento com Deus, deve ser de glorificá-lo quando ele bondosamente falar “sim” em relação a nossos projetos de vida. Da mesma forma, quando Deus bondosamente falar “não” como resposta aos nossos pedidos, devemos de coração grato a Ele, glorificá-lo. Pois com certeza, Deus só agirá assim, para nos proteger de conseqüências que iria nos fazer sofrer no futuro.

Antonio Eugênio Fortes Pacifico.