Referência Bíblica: (Filipenses 4:4) - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

INTRODUÇÂO

Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois não conseguia aumentar o seu tesouro. Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigências descabidas.Por fim, o rei acabou entrando em depressão. Seus médicos lhe disseram que a única cura para a sua doença era a alegria. O monarca, então, ofereceu um excelente prêmio a quem pudesse lhe trazer a alegria de volta. Muitos tentaram, mas ninguém conseguiu arrancar um só sorriso da cara do rei. Nada conseguia alegrá-lo. Nem os músicos, nem o bobo da corte, nem as dançarinas, nem os lançadores de enigmas, nem os mímicos, nem os encantadores. Os amigos do rei resolveram consultar um grande sábio que vivia ali. Ele lhes disse que se o rei vestisse a camisa do homem mais feliz daquele reino, a alegria voltaria ao seu coração.Iniciou-se, então, uma intensa investigação, para se descobrir quem era o homem mais feliz de todos.Para surpresa dos investigadores, o homem mais feliz daquele reino morava longe do luxuoso palácio do rei, num casebre muito simples. Ele, sua mulher e seus filhos trabalhavam de sol a sol no cabo da enxada para conseguir se manter, mas, sempre unidos, passavam o dia rindo e cantando.Os investigadores contaram-lhe o problema que os havia trazido ali e pediram-lhe que ele lhes desse uma de suas camisas, para que a alegria pudesse voltar ao coração do rei. Só então compreenderam porque aquele homem trabalhava na lavoura de peito nú, ele não tinha nenhuma camisa. Um dos investigadores, espantado, perguntou-lhes como conseguiam ser tão felizes tendo tão pouco, ao contrário do rei, que tinha tanto, mas era infeliz: ? Somos felizes porque o reino de Deus está em nossos corações, respondeu-lhe o homem.

"O reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo". Romanos 14.17

Pensamento da Mensagem: "A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria."

O apostolo Paulo, tinha todo motivo do mundo para esta triste quando escreveu a carta que foi endereçada para os irmãos que estavam em Filipos. Visto que, ele estava preso injustamente, sem ter cometido nenhum roubo, nenhum assassinato, nenhum tipo de delito que fosse um fator determinante para que as autoridades de sua época lançassem mão dele para jogá-lo na prisão, como foi feito. Muitos podem estar-se perguntando!Então qual era a acusação que eles tinham contra Paulo? Bom! A acusação era improcedente para justificar uma prisão, pois ele estava praticando o bem, ou seja, por pregar o evangelho de Cristo, ele estava para ser julgado e poderia ser condenado a morte. Mas apesar do seu momento ser de incertezas quanto ao teu futuro, Paulo não se deixou levar pela tristeza, pelo contrario ele alegrava-se em Jesus. Tamanha era o sentimento de gozo que Paulo tinha na alma que ele escreveu. : (Filipenses 4:4) - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. O grande segredo da alegria permanente dos cristãos e que Paulo ensina neste versículo que e para se alegrar sempre no Senhor. A verdadeira alegria não pode estar condicionada pelo fato do homem ter posses em abundancia, a ilustração da introdução retrata de forma fiel esta verdade, a semelhança do rei existe muitas pessoas que são possuidoras de riquezas incalculáveis, porem dentro dele existe um buraco enorme cheio de medo, tristeza, incertezas, por isso a Bíblia adverte, "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16 : 26). A essência da alegria independe das circunstancias exteriores que envolvem nossas vidas, ela e fruto de uma fonte inesgotável de alegria que abita em nossa vida que se chama Espírito Santo. "O reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo". Romanos 14.17. Um fato curioso, e que existem certas pessoas descompromissadas com o evangelho de Cristo - e querendo fazer chacota com o cristão ? chegam a expressar exatamente assim: O crente parece que tem um rei na barriga! Nota você que quem faz esse tipo de brincadeira com o cristão, só erra em dois simples detalhes, que são. Nos não temos um rei, nos temos O Rei Jesus, e ELE não abita em nossas barrigas, mas sim em nossos corações que e a essência do ser humano. Por essa razão e que Paulo conseguia sentir uma alegria indivisível mesmo estando preso injustamente, e pela mesma razão que muitas das vezes estamos doentes, desempregados, sendo perseguidos, sofrendo desprezo, mas a alegria e uma realidade constante em nossas vidas. Porque a origem da nossa alegria e CRISTO que suficiente para prover para teus discípulos aquilo que e essencial para vivermos de forma honesta e a glorificar o REI DOS reis E SENHOR DOS senhores.

Conclusão

Certa menina, num dia de Natal, estava hospitalizada. De seu quarto ouviu os cânticos natalinos entoados numa igreja próxima e entregou sua vida a Cristo. Depois conseguiu ouvir também a pregação transmitida por alto-falante. Tendo tido alta, disse à enfermeira: "Como foi bom! É maravilhoso crer em Cristo". A enfermeira respondeu: "Essa é uma história antiga". "Mas você não a conhece", respondeu a menina. "Como é que você acha?" Indagou a enfermeira. "Pela sua expressão", disse a menina. "Você está sempre triste". A menina estava certa: "Jesus Cristo é fonte de alegria. Quem O conhece não pode andar triste".

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico. Data: 20/12/2010