Referência Bíblica: Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. (IICo 3.2)

INTRODUÇÂO

O apóstolo Paulo, disse a igreja de coríntios, que o cristão e comparado a uma carta, conhecida e lida, por todos os homens. Quando escrevemos uma carta, temos por objetivo, transmitir alguma mensagem para o destinatário. Da mesma forma, acontece com o Cristão comparado a uma carta. Não tem como ficar neutro, querendo ou não. Aonde vamos, transmitimos uma mensagem, quer seja boa ou ruim. Os leitores da mensagem? Que transmitimos através das nossas atitudes? São todos os homens que vivem próximos a nos, por isso, temos que ser santo em todo nosso procedimento. "E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus." (II Reis 4 : 9)

Pensamento da mensagem: "Quero ser um crente diferente. Não quero ser conhecido apenas como alguém que "não bebe, não fuma e não joga". Isso é muito pouco. A "geração saúde", que freqüenta as academias e come comida natural, não bebe e não fuma, e nem por isso pode ser chamada de cristã.

Mensagem de transição: A vida do cristão deve ser simplesmente uma representação visível de Cristo, por essa razão. Quero dar ênfase, a alguns aspectos do perfil de vida de alguns homens que viveram vida com Deus. Para que possamos imitá-los. Para que as pessoas vejam cristo em nós.

PERFIL DE VIDA NºI: O CRISTÃO PRECISA APRENDER SER DESPRENDIDO COMO FOI ABRÃO.

ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, (Gêneses 12.1;4)

Abrão, era um homem que se destacava na sua cidade, pois, tinha um excelente padrão de vida, parentes que o amava, vizinhos que se relacionava muito bem com ele. De repente! Deus lhe pede para abandonar tudo que ele conquistou ao longo de sua vida, para ir para uma localidade, que não lhe fora revelada. Mas prontamente ele obedeceu à voz de Deus, pois, "ele" não estava preso a bens materiais. Deus nesta última hora da igreja na fase terra, esta, a procura de cristãos, que não estejam presos aos seus patrimônios, aos a seus próprios conceitos, para lhe ser servo. Pois, se seu patrimônio estiver preso, dentro do teu coração, você não consegue obedecer à voz de Deus. Veja o exemplo do jovem rico.

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. (Marcos 10:17-22)

"Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mt 6.24). "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8.34).

Mas o que se vê hoje! E que muitas igrejas, com todos os seus membros. Considera o patrimônio como deus e Deus como um patrimônio.

PERFIL DE VIDA NºII: O CRISTÃO PRECISA APRENDER TER TEMOR DE DEUS COMO TINHA JOSÉ.

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?(Gêneses 39:7-9)

Quando José. Recusa-se a deitar com a mulher de potifar. No discurso que ele usou, para mostrar a ela por que ele nunca cometeria tal pecado, ficou evidente, o temor que ele tinha em relação a Deus. Infelizmente nos dias hodiernos, o que mais se percebe e a falta de temor em muitos cristãos, que em sua pratica, vive um cristianismo superficial. Que por opção própria, pratica todo tipo de pecado as escondida. Porém! Os olhos de Deus estão contemplando tudo. E se não houver uma mudança de vida radical, enfrentará o duro juízo de Deus.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Hebreus 9.27)

O grande problema, dos que não teme a Deus, e que transmite através da tua vida, uma mensagem negativa. E por causa desta realidade, toda a igreja de cristo, passa a ter uma crise de identidade. Um filho perguntou ao pai: "Papai, o que é um cristão?" O pai pensou um momento e respondeu: "Cristão, meu filho, é um homem que não fala mal de ninguém, que vive fazendo o bem, que gosta de todo o mundo". E o garoto, maravilhado, respondeu: "Papai, o senhor conhece algum cristão?" Por esta razão, Deus fala em sua palavra, como deve ser a vida do cristão, para poder transmitir uma mensagem positiva em relação ao cristianismo.

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. (IPedro 1.15)

PERFIL DE VIDA NºIII: O CRISTÃO PRECISA APRENDER AMAR COMO O APOSTOLO PAULO AMAVA.

"Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu." (Romanos 14 : 15)

Observando o versículo supracitado, e outros - que tratam de assunto - semelhante a este de "(Romanos 14:15)" nas Epístolas Paulina. Percebe ? se, que o amor que Paulo nutria pelo próximo, chegou a tal nível do padrão estabelecido por "Deus ". Que Paulo se abstinha até de coisas lícitas, para não escandalizar, o irmão que achava que tal comportamento, prejudicava a vida espiritual.

"Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize." (I Coríntios 8 : 13)

Infelizmente, o que vemos hoje. E uma total falta da pratica de "amor", Por vários cristãos na comunidade cristã onde congregam. E por que não dizer? Em qualquer lugar que ele chega, traz consigo a inexistência do amor em sua vida. Quando não se ama o próximo, fica em evidencia a falta de respeito para com o semelhante. E todos os tipos de "mazelas" que se pode imaginar. Mas quero deixar notório que para Cristo, o que "autentífica" o cristão. Como seguidor de Cristo e candidato certo para Herdar o "céu" e a pratica de amor em sua vida.

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13 : 35)

Amar é o contrário de gostar. Sabia? Quando nós dizemos "eu gosto de você", isto significa: "Você faz coisas que me agrada, por isso que te gosto". Mas o amor é o contrário disso! Quando digo "eu te amo", isto significa que sou eu quem faz as coisas que te agradam.

PERFIL DE VIDA NºIV: O CRISTÃO PRECISA APRENDER PERDOAR COMO ESTEVÃO PERDOAVA.

"E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu." (Atos 7 : 60)

Esta e uma das orações, que considero das mais nobres, relatada na "Bíblia". Estevão, após ser cruelmente apedrejado por praticar o amor, antes de desfalecer, olha para o "céu" que estava aberto em teu favor. E diz, perdoa. Não lhes imputes! Este pecado. Ou seja, esquece esse ato maldoso, deles contra "mim". Todos os cristãos deveriam ler esta atitude de Estevão, todos os dias, até entender que um dos pilares do cristianismo, chama-se perdoar. Porém, o que se vê nos dias hodiernos são. Cristãos que quando são ofendido não consegue liberar o perdão. Quantos crentes não conversam, não olham nos olhos, muito menos sentam perto de outros irmãos. "Se o fulano for à igreja eu não vou, quero distância dele". Que amor é esse que não perdoa? O que foi mesmo, que Cristo ensinou sobre o perdão? Bom! Analise o versículo que se segue e tire tua própria conclusão.

"Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6 : 15)

Você pode imaginar algo mais terrível do que Deus não perdoar nossos pecados? Um episódio entre um grande pregador do passado e uma pessoa de coração duro, que lhe disse: Eu nunca perdôo! ". O pregador lhe respondeu: "Espero que você nunca tenha pecado! ". Como tratamos seremos tratados. Como julgamos seremos julgados. Pense nisso.

Conclusão:

O cristão não pode viver preso as coisas terrenas, pois, ES cidadão do seu. E para lá, não tem como levar nada! Exceto o comportamento praticado aqui na terra, como o temor a Deus, o amor ao próximo, e o perdão. Isso sim são virtudes, que receberá recompensa de Deus. Por que elas, agrada o coração dELE.

Autor : Antonio Eugenio Fortes Pacifico. Data: 28/12/2010