Referencia Bíblica: Eclesiastes 3:2 "e tempo de morrer"

Introdução

Nos herdamos uma herança indigesta de Adão que se chama natureza pecaminosa, e mesmo estando na igreja de Cristo se nos não nós policiarmos poderemos ter um comportamento que nos impedirá de ter uma vida de plena comunhão com Cristo,e em alguns casos os modos vivente de alguns são tão graves que se não mudar de vida perderá o arrebatamento da igreja.Portanto quero mostrar nesta mensagem que muitos tem que deixar morrer certas atitudes que são freqüentes em muitas vidas para que sejam um verdadeiro cidadão do céu.

Pensamento da mensagem: Assim como uma pessoa que morre deixa de exercer qualquer atividade na terra, assim são os nossos maus comportamento se morrer vai deixar de exercer qualquer atividade em nossa vida.

Frase de transição: A partir de agora me proponho a mostrar pelo menos três comportamentos que e tempo de deixar morrer na vida de muitos cristãos.

I . E tempo de morrer para uma vida que vive só de aparência.

Infelizmente no corpo de Cristo (a igreja) existe um grupo de cristão que vive um cristianismo somente de aparência, podemos dizer que para cada situação eles usam uma mascara adequada. E quando alguém coloca uma mascara sua real intenção e esconder das outras pessoas sua verdadeira identidade, porém dos seres humanos alguém consegue esconder quem na verdade ele é, mas e bom deixar claro que de Deus não se pode esconder nada.

Hb 4: 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Pelo contrario este versículo diz que todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos de Deus, ou seja, assim como quem esta nua não tem como esconder os defeitos de teu corpo para quem esta contemplando tal nudez, assim também por mais que alguém use mascara para esconder teus defeitos, diante de Deus e como se ele estivesse nu ou seja sem mascara deixando claro para Deus quem na realidade ele e, observe o texto que se segue e saiba que de Deus não se esconde nada.

Sl 139:1-4Senhor, tu me sondas, e me conheces.
Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.

Voltando a discorrer sobre mascaras que são usadas por alguns cristãos para se dar bem em toda a situação em que eles se encontram. Alguns quando saem de casa para ir ao templo onde congregam colocam a mascara da santificação, se torna um cristão exemplar, ele ora, vai aos estudos, participa da santa ceia e faz tudo que um cristão autentico faz. Mas quando termina o culto que ele chega em casa e tira a mascara (comportamento) ele volta a ser o que ele e na realidade, quando e casado e um marido que maltrata a esposa , e um adultero, espanca os filhos,e se quer cumpre com seus deveres de homem da casa. Quando se trata de filhos, quando tira a mascara de um bom filho que ele usa na igreja e na sociedade onde morra, revela-se um comportamento lastimável, não respeita os pais, assistem vídeos de conteúdo pornográfico, pratica sexo que e condenado por Deus por ser fora do casamento e outras muitas atrocidades. Quando se trata da dona de casa e como os demais já citados, em casa trata mal o esposo, os filhos, não cuida da casa, muitas das vezes tem até amantes, também muitos obreiros estão inseridos neste contexto de vida em que usam uma mascara para cada situação. Porém e bom deixar morrer esse comportamento em tua vida, pois Deus esta ciente de todas as mascaras que você usa.

Ap 3:1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.

Analise comigo este versículo, por causa das mascaras que muitas pessoas usam, de bom cristão, bom pai diante da sociedade, boa mãe, bom filho, boa filha, bom obreiro, para a igreja e para sociedade eles tem nome de que está vivo, mas para Deus que não pode ser enganado você esta morto. No reino de Deus quem quiser viver espiritualmente tem que morrer para o erro, a mentira, a prostituição enfim tudo que tire tua comunhão com Deus.

Rm 8: 13 porque se viverdes segundo a carne,(carne significa pratica do pecado) haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes (mortificares,significa deixar morrer) as obras do corpo, vivereis. O que esta entre parêntese e feito por mim para ter melhor compreensão

Dito isso quero lhe disser que e tempo de morrer para uma vida de aparência de fachada onde muitos têm enganado os outros por causa das mascaras, mas ao mesmo tempo têm enganado a si mesmo, o único que não se pode enganar e Deus.

IItm 3:13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo
enganados.

Se Deus providenciou para que de alguma forma esta mensagem chegasse ate você ou até mesmo outro artigo que aborde este assunto e porque ele tem uma razão restauradora para tua vida.

Ap3: 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

II . E tempo de morrer para uma vida cristã superficial.

O primeiro grupo de cristão que abordamos se não deixar morrer (arrepender) a pratica de vida onde ele vive o pecado de forma intensa apenas usa-se uma camuflagem para encobrir dos homens o quanto são maus, estarão eternamente perdido se não mudar radicalmente de vida. Já este segundo grupo de cristão que esta em estudo não usa mascara, muitos são sinceros, mas, porém não desfrutam de tudo que o cristianismo tem para oferecer ao homem, a razão? Por levar uma vida cristã superficial. Olha o que a Bíblia recomenda para todos os filhos de Deus,

IIPd 3: 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Aqui o versículo e claro, quando diz: crescei na graça e no conhecimento. Mas mesmo a despeito desta sublime orientação de Deus para seu povo, muitos são indiferentes a este texto que se praticado vai levá-lo a um patrão de vida cristã que Deus deseja para sua igreja. Mas o grande questionamento e saber por que muitos não praticam essa ordenança de Deus que na verdade vai trazer primeiramente beneficio para quem cresce na graça e no conhecimento. A resposta? E simples! Para crescer na graça e no conhecimento, exige determinação, renuncia, esforço, muita busca de Deus, muitas pesquisas, para poder sair da superficialidade e mergulhar mais fundo aonde se encontra as maiores riquezas das revelações de Deus. O perfil dos que levam uma vida cristã superficial não lhes exigem esforço, pois eles mesmos optaram por esse tipo de comportamento. Eles não são assíduos aos cultos de adoração a Deus, culto de oração e uma raridade eles participarem, escola Bíblica dominical! No caderno de chamada eles têm mais ausência do que freqüências sabem pouco ou quase nada sobre as doutrinas fundamentais da Bíblia. Sabe por que eles têm que morrer para essa vida de superficialidade cristã? E exatamente por causa do que Deus fala acerca de deles, observe o versículo que se segue.

Hb 5: 11 Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.

Amado (a) morra (estilo de vida) para essa vida sem graça que você esta vivendo dentro do cristianismo por levar uma vida superficial onde você sempre precisa ser ensinado e nunca tem nada para ensinar aos outros por lhe faltar dedicação espiritual, na verdade o alerta de Deus no versículo supracitado e que muitos pelo tempo de cristianismo que tem, já eram para ter conhecimento o suficiente para serem mestre, mas pelo fato de não aprofundarem nas verdades Bíblicas ainda precisam serem tratados como um novo convertido. Mude tua postura já, morra para essa vida de superficialidade e mergulho mais fundo na leitura Bíblica, na oração, na escola bíblica dominical, nos estudo Bíblicos realizado no templo onde você congrega e assim Deus vai lhe usar poderosamente.

IPd 2: 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,

III . E tempo de morrer para uma vida influente no mundo que vivemos.

Jo 17: 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.

Cristo orou a Deus no ministério terreno falando do seu desejo de que a igreja permanecesse no mundo e que ele apenas a livrasse do mal. Isto se justifica pelo fato de cada cristão ter um papel fundamental aqui no mundo em que vivemos, talvez alguém esteja se perguntando. Que papel e esse? Bom, respondendo a esta possível pergunta se faz necessário lançar mão de pelo menos um texto bíblico para respondê-los.

Mt 5: 13 Vós sois o sal da terra;

Aqui o texto fala que cada cristão e o sal da terra, das muitas propriedades que o sal tem, uma e a de preservar a carne para que ela não entre em total estado de deteorização, esse conceito os Judeus contemporâneos de Cristo entendiam bem, pois não havia frízer, nem geladeira em sua época, então eles lançavam mão do sal para preservar a carne. Por isso Cristo diz em tua palavra que o cristão e o sal da terra, pois com isso ele esta dizendo que temos que ter um vida tão embasado no conceito Bíblico, que nosso comportamento como a nossa palavra vai servir para influenciar as pessoas, a sociedade ou onde passarmos de forma que este mundo não entre em total deteorização. Exemplo: muitas leis anti Bíblicas não foram aprovadas ainda no Brasil pelo fato de muitos servos de Deus que estão na política que tem o poder de aprovar ou reprovar projetos são veementemente contra projeto que fere os preceitos Bíblicos, com isso eles estão agindo como sal influenciando positivamente esta nação. Mas a grande verdade e que pelo fato de estarmos vivendo um cristianismo onde como já salientamos no primeiro tópico em que muitos insistem em viver um cristianismo só de aparência e outros como foi explanado no segundo tópico que não desistem de viver um cristianismo superficial. Por essas razões e que existem muitos cristãos que não conseguem influenciar beneficamente ninguém ,nem mesmo no lar onde ele reside, são centenas, milhares, de cristãos influentes. Quando Jesus orou ao Pai celeste que não era para tirar o cristão do mundo e sim livrá-lo do mal, o que Cristo sempre teve em mente e que cada um de nos iríamos influenciar o mundo com nossa vida pessoal, com a pregação do evangelho, mas o que estamos contemplando são muitos cristão contemplativo ou seja, esta como que assistindo a nação brasileiro e o mundo aprofundando cada vez mais no pecado e muitos sento totalmente influentes. Desperta em quanto e tempo, esta na hora de você morrer para essa vida influente, Deus te chamou para fazer Historia, mas e preciso colocar a mão no arado. E com você que Deus conta para impactar esse mundo com a palavra de dELE, tome uma postura correta a partir de agora, e tempo de morrer para essa vida influente (que não influencia) e tomar a postura de um cristão que quer seja pregando a palavra de Deus, quer seja através do testemunho pessoal seja um autentico influenciador a tal ponto que através da tua vida muito conhecerão Jesus.

Conclusão

Quero concluir dizendo para você que eu não sei com qual desses comportamentos que foram abordados nesta mensagem que você se identifica mais, mas independente de qual seja, tem que haver uma mudança radical de atitudes urgente, a razão? E simples. Deus não desistiu de você.

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico. Data: 10/12/2010