Vivendo e aprendendo

 

Durante o curso de nossa vida passamos por diversas fases. São nesses capítulos da existência humana que provem nosso aprendizado, então pode se dizer que o aprendizado é o resultado da vivencia e não a vivencia do aprendizado, o que exemplifica essa frase são pessoas em idade avançada que acreditam que sabem mais por simplesmente terem vivido mais mesmo que não tenha presenciado determinado fato ou estudado assunto, a velhice é seu diploma de universidade.

Os jovens por outro lado, apesar de terem muita mais acesso a informações do que seus pais tinham; pensão que sabem de tudo, suas palavras é a verdade incontestável e que não precisam fazer mais nada na vida a não ser desenvolver seu talento e seguir os seus sonhos. Os projetos de vida deles é uma via de mão única, sem segundas opções.

A velhice e a juventude são duas idades diferentes que compartilham o mesmo problema, deve ser por isso que raramente se entendem, a falta de compressão e entendimento afasta os pais dos filhos e vice versa. Uma frase cunhada por um celebre pensador dizia que o ser humano chega à meia idade quando para de falar dos mais velhos e começa a falar dos mais novos. Adultos dizem que a juventude atual está perdida porque parou de ouvir o mais velhos, arrogam que na época deles os filhos respeitavam os pais; os chamam de fedelhos, moleques que nem saiu das fraldas e quer ensinar sobre tudo. Os jovens se consideram super-heróis, acreditam que nada de mal nunca vai acontecer com eles, não escutam o conselho dos pais que para eles já se tornou ultrapassado e obsoleto, os chamam de velhos e outras desinências pejorativas. Enquanto os anciões esquecem que já foram adolescentes que passaram por crises hormonais e sociais; os jovens esquecem que um dia chegarão à terceira idade.

Os mais jovens vivem a vida como se fossem imortais; os mais velhos vivem uma vida com o pé no passado, um sentimento de inveja coroe muito de suas almas por não terem mais a mesma vitalidade; os jovens querem distancia de pessoas de idade avançada, no fundo eles sabem que aquele velho chato e esclerosado é a prova cabal de que eles não têm escapatória de chegar àquela idade. Os dois extremos vivem, mas não aprendem, apenas vegetam.

 Paulo henrique alves fialho: escritor independente