Referencia Bíblica: Gn 28: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.

Pensamento da mensagem: Não podemos atribuir a presença de Deus apenas com base na nossa percepção, mas sim com fé na tua real presença, pois ele prometeu esta conosco todos os dias ate a consumação dos séculos.

Introdução

Muitas pessoas têm dificuldade de crer na presença de Deus pelo fato de não poder vê-lo. Mas quero te dizer que a presença de Deus e semelhante à dor, pois assim como você não pode ver a dor que esta na tua cabeça, mas dependendo da intensidade da dor que você esta sentindo você até chora, assim e com o cristão, ele não vê Deus, mas quanto maior a intensidade da presença dELE que sentimos não nós resta outra coisa senão de forma natural e espontânea desmanchar - mos em choro na presença dELE.

Frase de transição: Deus esta em todos os lugares, o homem às vezes não crê por ser incrédulo, ou crê, mas e insensível a presença de Cristo.

I . Ninguém escapa da presença observadora de Deus

Sl 139:7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

Este texto mostra a onipresença de Deus que esta em todo lugar ao mesmo tempo, o salmista pergunta como que maravilhado dizendo: como? E para onde fugirei do teu Espírito? Depois que ele faz a pegunta ele chega a uma conclusão. Sabe qual e a conclusão que ele chega? Ainda não descobriu?E simples! Não existe lugar em todo o universo que o homem possa fugir do olhar e da presença de Deus. Diz o salmista que até as trevas que serve de esconderijo para muitas pessoas mal intencionadas para Deus e como o sol do meio dia. Então e bom deixar claro para aqueles menos informados que de Deus não se pode esconder nada. Existem certos encontros ilícitos de um homem casado com mulher casada em que todos os cuidados são tomados para que pessoas nenhuma possam velos entrar no motel. E, com efeito, eles conseguem esconder estes encontros por muito tempo sem que ninguém descubra, e em muitos casos esse ato pecaminoso nunca será descoberto por ter acontecido poucas vezes, se safaram do olhar do ser humano, mas de Deus, ele estava vendo tudo.

Ap 19: 12 Os seus olhos são como chama de fogo

E se eles não consertarem a vida com Deus vai receber o justo juízo de Deus pelo mal que praticaram.

Rm 14: 12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

Quantos neste exato momento estão praticando adultério com a mulher de seu amigo,pratica esta que tem acontecido largamente até mesmo no meio evangélico,outros estão roubando, matando, caluniando seu próximo, outros praticando pedofilia, outros contrabandeando armas, estuprando as escondida, alguns realizando magia negra, oferecendo criança em ritual de culto aos demônios, enfim praticando tudo que entristece o coração de Deus como se o todo poderoso ficasse sem ter conhecimento de tantas maldades. Deus esta te vendo, arrependa ? se enquanto e tempo, senão tu serás julgado e achado culpado por todos esses atos desprovido de misericórdia.

Tg 2: 13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia;

II . Quando a presença de Deus não e percebida pelos seres humanos.

Lc 24: 13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios;14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido.15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles;16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.

Uma das coisas mais triste e preocupante e o fato do homem não perceber a presença de Deus, este texto em especial revela que quem não percebeu a presença de Cristo foram dois de seus Discípulos, ou sejam, eram cristãos. Porém Esse episodio lamentável não foi uma particularidade somente destes dois crentes contemporâneos de Cristo, lamentavelmente nos dias hodiernos muitos cristão tem adentrado ao templo para cultuar a Deus, enquanto uma parte dos irmãos estão a ponto de dar salto de um metro de altura de tanto sentir a presença gloriosa de Deus, outros se quer conseguem sentir o poder do mestre,entram e saem do mesmo jeito, ou as vezes até pior, pois atribui a ausência do poder e presença de Deus em sua vida ao pastor que pregou,ou ao ministério de louvor, mas nunca assume a responsabilidade de que o sucesso ou derrota da vida espiritual e individual, eu não estou aqui para usar este e veículo de comunicação para fazer julgamento precipitado.Mas uma coisa eu posso te aconselhar, se com freqüência tem acontecido de você não sentir a presença de Deus em sua vida, nem nos cultos, e bom você urgentemente examinar tua vida e ver se você tem que tomar uma mudança radical para Deus lhe abençoar.

ICo 11: 28 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo"

III . Será que a presença de Deus só se torna realidade nas reuniões da igreja?

Esses dias uma jovem amiga que conheci no Orkut escreveu para mim dizendo que tinha sido batizada com o Espírito Santo em casa, e perguntou, isso e possível? E evidente que essa pergunta se originou pelo fato dela ficar em duvida pensando que para receber o batismo com Espírito Santo teria que passar por todo aquele ritual em que algum obreiro teria que por a mão em cima da sua cabeça e falar no seu ouvido horas sem fim para dar glorias a Deus sem parar. Certo? Claro que não. O padrão para receber o batismo com o Espírito Santo e vida santa e busca incansável pelo batismo, por essa razão eu disse a ela que para receber o batismo com o espírito santo, não necessita necessariamente estar num culto, mas sim numa posição interior preparada para Receber essa dádiva de Deus. Jesus batiza sim com o Espírito Santo também em casa. Existem muitos exemplos de pessoas que foram batizados quando não estava na igreja que ficou relatado na Bíblia, como também existe exemplo de batismo com o Espírito Santo extra Bíblico em que a pessoa não estava na igreja. Mas se até batismo e possível receber sem estar na igreja, será que então todos cristãos não deveriam sentir a presença de Deus quer seja em casa, no trabalho, no ônibus, em viajem etc. Nos nossos dias o que me chama a atenção e que quase todos os irmãos que ganham oportunidade de louvar ou trazer uma palavra dizem, deste a hora que cheguei aqui nesta igreja que estou sentindo a presença de Deus. Mais uma vez pergunto esta certo?E evidente que esta errado. O cristão tem que viver intensamente a presença de Deus a todo o momento. Não que eu queira comparar tua vida com a minha, pois já disse que vida espiritual e individual, mas pela graça de Deus estou sempre em contato com a palavra, com louvor, e sinto a presença de Deus sempre a tal ponto de estar lendo alguma mensagem Bíblica que recebo no Orkut e ela fala tão profundo ao meu coração que começo a chorar e falar em línguas estranhas dentro da minha casa ou então quando estou ouvindo hinos de louvor a Deus. Mas uma coisa eu preocupo em fazer, mesmo em meio às muitas lutas que enfrento eu crio um ambiente onde Deus possa agir na minha vida. Agora se você só sente a presença de Deus na igreja como que se explica esse versículo.

Mt 28: e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Como não sentir a presença de Deus se ELE esta conosco todos os dias e a todo o momento, você não pode contentar em sentir a presença de Deus só na igreja.

Jo 14: 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

O grande segredo de você ser habitação de Deus, e amar a Cristo, e praticar a palavra dELE, dessa forma, ELE morará no teu interior. Então será impossível não viver a presença de Deus intensamente. Se você só sente a presença de Deus nos cultos e hora de rever teus conceitos dentro do cristianismo por o que Deus quer para você,o que diz o versículo que se segue.

Jo 10:10 eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Este versículo não fala somente de abundancia de bens, mas principalmente da abundancia da presença de Deus.

Conclusão

Que bom saber que Deus não e limitado como o ser humano, mas que ao mesmo tempo em que ele esta dentro de mim, esta também em você, esta também em tua casa. ELE e teu Deus e amigo inseparável, por inúmeras razões ame intensamente este Deus todo poderoso, que pelo fato de ser onipresente esta aqui no Brasil e no resto do mundo levando toda sorte de benção para teus filho que vivem intensamente a presença dELE.

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico. Data: 14/12/2010