Em 1º de maio de 1976, na rua geral do bairro galera, na cidade de Canelinha, Luiz Albino de Simas iniciou com uma grande festa aos trabalhadores e familiares às atividades da CERÂMICA GALERA LTDA, nome dado em homenagem ao bairro da mesma.

O 1º produto a ser fabricado foram as telhas francesas, a qual era comum na região. Toda a produção era praticamente manual, com bem poucos equipamentos, fabricando em média 60.000 peças/mês. Após cinco anos de trabalho a empresa sentiu necessidades de atender a pedidos de clientes com peças de acabamento e começou a produzir telhões lisos, fabricando em torno de 10.000 peças/mês.

No ano de 1995 a empresa diversificou novamente, colocando no mercado elementos vazados (capas de Fabrica Telhas Naturais e Esmaltadas SC muro) produzindo até 1999 este tipo de produto.Com as mais diversificadas tecnologias chegando ao setor cerâmico, no decorrer do ano de 1991, a empresa investe em equipamentos para modernizar e conseqüentemente aumentar sua produção.

Aproveitando-se dos novos equipamentos a Cerâmica Galera muda sua tipologia de produto, inovando com telhas portuguesas.No ano de 1995, a empresa passa por uma reformulação em seu quadro administrativo culminando com o afastamento do então Presidente Luiz Albino de Simas, cedendo lugar aos seus filhos Amero de Simas e Edsom de Simas, os atuais administradores.

Em meados de 1998, foi adquirida pelos administradores uma outra unidade fabril especializada em telhas portuguesas, denominada CERÂMICA DAIANE, produzindo hoje em torno de 160.000 peças/mês.

Novamente em 2003, sentindo as necessidades dos clientes, tornou a lançar no mercado uma nova linha, que foi as telhas esmaltadas em poliéster.

Atualmente a CERÂMICA GALERA produz telhas portuguesas, romanas, goivas, celins e meia-telha; naturais e esmaltadas .
http://www.ceramicagalera.com.br