A televisão além de ser um instrumento de comunicação fabuloso, e possibilitar uma relação entre diversas culturas do planeta, insere nos Seres Humanos uma nova mentalidade, modificando inclusive o modo pela qual as pessoas viviam antes do seu surgimento. Modificou também a nossa linguagem, as nossas capacidades intelectuais e isso pode contribuir tanto para o bem quanto para o mal da sociedade.
As crianças desde o seu nascimento estão em contato com a televisão, e elas acabam vivendo no meio de duas culturas, a vivida no seu cotidiano e a cultura televisionista.
A televisão tem sido uma prática para ocupar tempos livres das pessoas, e assim tem sido a escolha de muitos para passar um tempo com a família ao invés de realizar passeios ou fazer outras atividades. Portanto, as pessoas têm estado muito ociosas, deixando de ser seres pensantes e tornando-se pessoas passivas.
É importante selecionar conteúdos que vão auxiliar a capacidade humana a desenvolver-se, assistir televisão não é o problema, mas sim o grande tempo que as pessoas dedicam a ela, e o tempo que estão perdendo assistindo conteúdos que não vai acrescentar em nada no seu intelectual.
Atualmente a televisão tem sido vista como um objeto de alienação, portanto faz parte do cotidiano da maioria dos Seres Humanos, sendo assim é impossível excluí-la das nossas vidas, porém precisamos ter a capacidade de discernir e selecionar conteúdos aos quais vão proporcionar um melhor desenvolvimento do nosso intelectual, e estar com as nossas mentes voltadas para a realidade, e mesmo com a manipulação de certos programas é importante buscar na televisão informações concretas e principalmente reais, e que nos farão bem hoje e futuramente e assim estaremos sempre afastados da alienação que a televisão possa nos trazer.
Contudo a televisão sendo boa ou má isso não tem nenhuma relevância, o essencial é que ela ocupe um lugar importante na vida do Ser Humano e seja utilizada de forma que favoreça o desenvolvimento intectual das pessoas, e telespectador precisa aprender a selecionar o que assistir, e assim poderá tirar o melhor aproveito das diversas programações.