Os benefícios da Telemedicina aplicada no Brasil já estão sendo amplamente verificados em diversos segmentos da saúde. Utilizada em Hospitais com cirurgias teleguiadas e em Universidades criando o aprimoramento da educação para profissionais da área, sua maior utilização e eficiência aparecem na emissão de resultados de exames de pacientes e seus laudos.

Com o crescimento do emprego formal no Brasil, os procedimentos necessários para contratação de trabalhadores e seus exames periódicos no ambiente de trabalho cresceram significativamente, o que ampliou a busca de empresas e indústrias por Clínicas de Exames Ocupacionais para a realização dos mesmos. Nesse cenário, o maior desafio das clínicas é realizar uma grande demanda de exames com rápido retorno de laudos às empresas contratantes, que precisam de seus funcionários produzindo com saúde e com os exames ocupacionais em dia.

Novamente a Telemedicina aparece como uma alternativa que amplia a eficiência dos procedimentos em saúde ocupacional. A Laudo a Distância, empresa pioneira em telemedicina para clínicas de saúde ocupacional, atende atualmente mais de 150 clínicas em vários estados da federação, oferece um sistema via internet, onde as clínicas enviam os exames ocupacionais que são laudados por especialistas a distancia, e disponibilizados novamente para a emissão ou envio do exame ao cliente.  O serviço fica hospedado em um servidor Cloud (computação em nuvem), que permite o armazenamento de grandes números de exames com segurança a garante a eficiência dos processos.

Para o enfermeiro responsável da Policlínica de Macaé, no Rio de  Janeiro, André Diana Lopes, que utiliza o serviço da Laudo a Distância, os benefícios proporcionados pela agilidade na emissão dos exames são observados pelas empresas contratantes: “depois  que  passamos a utilizar o sistema, conseguimos ampliar o número de exames realizados e também garantir a entrega dos laudos com rapidez aos clientes”,  pondera André.